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  • Influência da distância e iluminância na deteção de marcas em realidade aumentada aplicada à estimulação magnética transcraniana
    Publication . Soeiro, José; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Ferreira, Hugo Alexandre
    O estudo foi levado a cabo durante o desenvolvimento de uma aplicação móvel de Realidade Aumentada que representa modelos virtuais 3D do cérebro de um paciente sobre a imagem real da sua cabeça. O objetivo principal da aplicação é guiar os médicos no uso de uma terapia médica não invasiva, designada por Estimulação Magnética Transcraniana, que utiliza estímulos eletromagnéticos para tratar problemas neurológicos. O rastreio destas marcas provou ser um dos desafios principais da aplicação implementada e observámos que as condições luminosas e a distância às marcas são dois dos fatores principais que podem influenciar a sua deteção com precisão.
  • Virtual tutoring
    Publication . Marcos, Adérito; Cláudio, Ana Paula; Martinho, Carlos; Barros, Daniela Melaré Vieira; Carvalho, Elizabeth; Carmo, Maria Beatriz; Seixas, Sónia
    The project VIRTUAL TUTORING – the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education, is an ongoing project, with the main goal of analyzing the pedagogic impact of an anthropomorphic user interface on a typical distance learning environment targeted to support online higher education. This demands the creation of animated avatars for virtual tutors, able to display intelligent behaviour while interacting with the students. A Virtual Tutor should be analogous to a real human one, being able to proactively understand, solve and intervene in different student learning situations. This paper gives an overview of the project present development status.
  • Relevant points of interest: a visualization issue
    Publication . Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Gil, Filipe; Leal, Margarida Mendes
    Na maior parte das vezes, um observador não é capaz de processar instantaneamente tudo aquilo que estimula os seus sentidos. Estímulos adequados e bem escolhidos podem produzir melhores resultados e podem ser processados mais rapidamente. Tendo isto em conta, o objetivo do nosso estudo é identificar os símbolos gráficos que transmitem adequadamente ao utilizador o nível de relevância dos pontos de interesse desenhados sobre um mapa, quando se usam computadores de secretária ou portáteis. Efectuámos testes com utilizadores para tirar conclusões sobre a eficácia de um conjunto de símbolos gráficos com adaptações específicas. Uma função de grau de interesse é utilizada para determinar o nível de relevância de cada ponto de interesse e cada nível de relevância está associado a um símbolo gráfico específico.
  • O Observatório Astronómico da Escola Politécnica : modelos virtuais para a sua preservação
    Publication . Cláudio, Ana Paula; Redweik, Paula; Carmo, Maria Beatriz; Lourenço, Marta; Matos, António P.
    O último observatório de ensino de interesse histórico em Portugal, que data do final do século XIX, é um dos edifícios mais carismáticos dos Museus da Universidade de Lisboa. Após um século de uso intensivo, o Observatório Astronómico da Escola Politécnica necessita de obras estruturais antes de ser devolvido integralmente à fruição pública. Recentemente, um grupo de estudantes desta Universidade foi envolvido na construção de modelos 3D virtuais para recriar o edifício do Observatório e alguns objetos das suas coleções. A qualidade dos modelos potencia a sua utilização como instrumento de divulgação de uma peça relevante do património histórico-científico da Universidade de Lisboa. Este artigo descreve as várias abordagens adoptadas e compara-as entre si.
  • Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta
    Publication . Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Martinho, Carlos; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Rocio, Vitor
    Este artigo apresenta reflexões seminais acerca da utilização de tutores virtuais no sistema de e-learning da Universidade Aberta. O tutor virtual é uma analogia do tutor humano, adota uma interface antropomórfica com características emocionais, comumente denominado de avatar, que integra inteligência artificial e pode constituir uma abordagem interessante, tanto para o professor como para os estudantes, se se perspetivar o futuro dos ambientes típicos de ensino e educação a distância online e em rede e a crescente massificação da individualização do acompanhamento do estudante. Embora atraente de muitas formas, especialmente quando se leva em linha de conta a redução da carga da interação e do apoio que um professor (humano) deve fornecer nesses ambientes, várias questões se colocam visando a plena e efetiva integração de avatares como artefactos de mediação da tutoria virtual. Este artigo fornece um conjunto de perspetivas iniciais sobre este desafio, introduzindo o estado da arte no campo, enquanto apresenta alguns desenvolvimentos recentes e em experimentação na Universidade Aberta pela instanciação de dois avatares – a Maria e o João.
  • Ambiente virtual para treino de competências de comunicação na área da saúde : o caso do atendimento em farmácia para automedicação
    Publication . Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Pinto, Vítor; Teixeira, Renato; Galvão, Diana; Cavaco, Afonso; Pereira, Mara Guerreiro
    Este artigo descreve um protótipo de Realidade Virtual destinado ao treino de competências técnicas e de comunicação dos estudantes de Ciências Farmacêuticas. Numa situação simulada, um humano virtual desempenha o papel de um paciente/doente que requer o apoio de um profissional numa farmácia, comunicando com este através de mensagens de texto. O estudante comunica com este personagem virtual escolhendo opções na interface da aplicação. Esta interface contém para cada situação: i) um conjunto de questões a colocar ao paciente, destinadas a esclarecer a sua situação de saúde, ou em alternativa, ii) um conjunto de respostas ou recomendações para os problemas dos pacientes, em última análise o medicamento e a posologia recomendados. Estes conjuntos contêm opções corretas e incorretas, tendo o estudante o propósito de alcançar o melhor desempenho possível, escolhendo sempre as corretas. A simulação decorre num cenário pré-gravado de uma farmácia real, no qual o paciente virtual está inserido. Este personagem virtual é capaz de exibir expressões faciais e tem movimentos naturais do corpo obtidos recorrendo à técnica de captura de movimentos.
  • Empathic mediators for distance learning courses
    Publication . Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Rocio, Vitor; Morgado, Leonel; Morgado, Lina; Varghese, Anila Ann; Seixas, Sónia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Rodrigues, Ricardo; Martinho, Carlos
    Online distance learning introduces several challenges, such as the dependence of online tools, the asynchronous communication between teachers and students, and the lack of synchronous social engagement level that inclassroom teaching can leverage. The existence of an online tutor 24 hours/day would be an interesting asset to potentially work as an additional learning support tool. The Virtual Tutoring project aims at the development of solutions involving anthropomorphic 3D avatars that work as both virtual online tutors in the Moodle e-learning platform as well as coaches in a mobile application that interact empathically with the students by predicting their emotional state and selecting appropriate emotion regulation strategies. This paper presents the current status of the project, preliminary evaluations with students, and future developments.