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Mendes, Maria Manuela

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  • Key factors to educational continuity and success of ciganos in Portugal
    Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
    The goal of this article is to analyse the impact of specific public policies on the school trajectories of socially vulnerable Ciganos (Gypsies/Roma) who reside/live in the Metropolitan Areas of Lisbon and Porto. Through carrying out qualitative research, the analysis of key factors will allow us to understand the reasons behind school continuity and educational success of Ciganos, as well as the identity (re)configuration processes associated with the education paths of these individuals. We find that trajectories are not only intertwined with public policies and programmes, but also with other explanatory factors inherent to the individual,to the type of support he/she receives from his/her family, the presence of key figures in their lives, and the importance of peers and institutional factors inherent to the way public schools operate.
  • Introdução
    Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
  • Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas ciganas
    Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
    Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa foram evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo, ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência,à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
  • Des-homogeneizar os ciganos portugueses: perfis sociais e heterogeneidade sócio-cultural
    Publication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Candeias, Pedro
    Com o objetivo de esboçar um retrato nacional sobre as pessoas ciganas em Portugal foi elaborado um estudo que conciliou uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa (análise documental; entrevistas em profundidade; método Delphi; inquéritos por questionário a autarquias locais, a pessoas ciganas e a especialistas, tais como investigadores, mediadores e técnicos de intervenção social). Este artigo visa apresentar os principais resultados de um inquérito por questionário a pessoas ciganas e discutir as continuidades e diferenciações sociais entre os ciganos através da análise multivariada e utilização do método de Delphi, tendo sido possível definir alguns perfis sociais, de acordo com a idade, escolaridade e ocupação dos inquiridos, que nos levam a questionar o uso acrítico da categoria “Ciganos” que tem efeitos homogeneizadores e essencialistas.
  • Public policies and social change: the case of the success and continuity of schooling paths of ciganos
    Publication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Costa, Ana Rita
    The consolidation of the welfare state that took place after the 1974 revolution, particularly in the 1980s, improved the living standards of Portuguese citizens. The improvements were directly reflected in Portuguese Cigano families and individuals, although the great majority remain at high risk of poverty. In 2011 the European Council proposed the definition of national strategies for integration of Ciganos, opening the door for achieving better living conditions of European Roma citizens. The national strategies focus on four fundamental domains: education, employment, healthcare and housing. At the present time, Portugal is implementing its National Strategy for the Integration of Cigano Communities. In terms of education, compared to previous generations, Cigano children complete more years of education. However, after the fifth and sixth year of schooling, the number of Cigano children dropping out of formal education increases. Based on a literature review and a survey of policies, programmes and projects, and the analysis of interviews with individual and institutional stakeholders, the aim of this article is to present results of a research project that intends to identify key factors for the success and continuity of Cigano schooling paths.
  • Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
    Publication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Pinheiro, Sara; Mourão, Susana
    Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
  • Nota de apresentação
    Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
  • Mulheres ciganas na sociedade portuguesa : tracejando percursos de vida singulares e plurais
    Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
    Este artigo discute alguns dos resultados de duas pesquisas de pendor qualitativo realizadas em Portugal sobre as trajetórias de vida singulares de mulheres ciganas, a partir da perspetiva das próprias. Trata-se de uma perspetiva de análise ainda pouco explorada teórica e empiricamente, evidenciada em processos que rompem com o papel de submissão da mulher cigana e quase sempre implicam afastamento e/ou punição por parte da suas famílias. Geralmente, os estudos ciganos tendem a atribuir à mulher um papel central na cultura cigana, contudo, os resultados mostram que ela dispõe de pouco espaço para afirmação da sua individualidade pelo controlo e vigilância exercido pelo grupo de social de origem.
  • Investigação sobre pessoas ciganas em Portugal: hiato entre conhecimento e desenho de políticas públicas
    Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
    O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão exploratória sobre os Ciganos enquanto construção social e os percursos teórico-metodológicos prosseguidos em Portugal. A constru-ção social da imagem sobre os Ciganos em Portugal é imputada, a maior parte das vezes, a aspetos negativos quanto a modos de vida marginais (muitas vezes vistos como “parasitas” sociais) e a um suposto desinteresse de integração na sociedade portuguesa, aspetos que condi-cionam os olhares etnocêntricos sobre a pessoas Ciganas e também o modo como pesquisadores problematizam e investigam. Nos últimos anos têm aumentado de forma significativa os trabalhos desenvolvidos sobre os Ciganos em Portugal o que nos tem permitido conhecer pesquisas realizadas nas várias Ciências Sociais, sobretudo em Sociologia e Antropologia em que se tenta romper com estigmas e dar a conhecer a realidade plural e não homogénea da cultura e das pessoas Ciganas. Pretendemos deixar aqui algumas pistas para sistematização e exploração sobre este percurso da construção do conhecimento sobre os Ciganos em Portugal e a sua não incorporação no desenho de políticas públicas.