Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Pretextos e contextos de EAD: o caso das universidades públicas e privadas em MoçambiquePublication . Wanna, Wiseman Osman; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Silva, Sofia Malheiro da
- Itinerários de @prendizagem colaborativa-cooperativa em contexto onlinePublication . Silva, Sofia Malheiro da; Mendes, António Quintas; Morgado, LinaProcurou-se com este estudo contribuir para o melhor conhecimento dos “Itinerários de @prendizagem Colaborativa / Cooperativa em Contexto Online”. A autora dividiu-o em duas partes. Na primeira, descreve-se o enquadramento teórico sobre a temática da @prendizagem Colaborativa / Cooperativa, com base numa pesquisa bibliográfica alargada, que nos transporta para um percurso histórico-filosófico, nascido há muitos séculos atrás e que se demora actualmente nos meandros dos contextos de @prendizagem Online. Na segunda parte é feita uma ilustração com base numa investigação empírica assente num estudo de caso sobre o curso de tutores em e-learning desenvolvido no Laboratório de Educação a Distância na Universidade Aberta.
- PLEaDOn e Design pedagógico: uma proposta de coreografia de @prendizagem, em ambiente online, para AngolaPublication . Silva, Sofia Malheiro da; Ngio, FernandoO PLEaDOn é um Projeto de Literacia em Educação a Distância, com foco na Inclusão escolar e social dos alunos do ensino primário, que se desenvolve em Angola, desde fevereiro de 2022, na modalidade online. Com metodologia bottom-up visa “Educar pelo Digital, Agir pela Inclusão”, em consonância com os objetivos políticos-educacionais do governo angolano, destinando-se a agentes educativos. Tem como finalidade contribuir na co construção de uma sociedade inclusiva, digital, sensibilizada à necessidade de uma real e efetiva Educação para Todos, independentemente das deficiências, necessidades ou características. Neste trabalho apresenta-se uma proposta de coreografia de design pedagógico a aplicar no Módulo I – Mestres Pedagógicos, do Curso de Especialização em Educação Inclusiva 100% online, a iniciar em janeiro de 2023, que visa capacitar e especializar um grupo de 60 técnicos angolanos que operam na educação inclusiva (professores do ensino geral, da educação especial, psicólogos, outros técnicos) como futuros formadores pleadoniano
- Estratégias e práticas duma abordagem digital inclusiva em universidades abertas europeias: estudo exploratórioPublication . Moleirinho, Marina; Silva, Sofia Malheiro da; Morgado, LinaO objetivo principal deste estudo é conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas por um conjunto de Universidades Abertas europeias, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nestas instituições universitárias de ensino a distância. O estudo tem um carácter exploratório e tem cariz qualitativo/quantitativo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de estratégias de inclusão nas universidades abertas.
- 12 histórias educacionais. Ser diferente na diversidade: práticas pedagógicas em contextos pouco visíveisPublication . Francisco, Manuela; Tomás, Cecília; Silva, Sofia Malheiro daEste livro surge no âmbito do projeto de investigação Hela.H.Eduki, (Referência PTIN/UID4372-LE@D/012022) que visa o levantamento e análise fenomenológica de práticas pedagógicas em contextos educacionais pouco visíveis. Este projeto financiado pelo Laboratório de Ensino a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, iniciou em 2022, com um levantamento bibliográfico e documental de práticas pedagógicas diferenciadas, existentes em Portugal, disponibilizadas em formato digital na web. Os resultados desta pesquisa evidenciam a escassez de recursos e guias de apoio para professores, formadores e educadores, bem como a falta de acessibilidade ou baixo nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web e digital. Esta lacuna serviu de mote para criar este livro, em diferentes formatos, procurando ser útil ao maior número de pessoas e tecnologias de apoio.
- PLEaDON. Educar pelo digital: agir pela inclusão: nós e laços com AngolaPublication . Silva, Sofia Malheiro daO Projeto de Literacia em Educação a Distância, modalidade Online, com foco na Educação Inclusiva Digital (PLEaDOn) nasceu em Portugal, em fevereiro de 2022, sobre a mentoria de uma investigadora do LE@D – Universidade Aberta e inclui, ao momento da apresentação desta comunicação, uma equipa já sólida e bem constituída, com cerca de 40 participantes, todos eles com perfis de performance profissional e académica na área das Ciências da Educação, espalhados geograficamente pelas 18 províncias de Angola. O PLEaDOn é um projeto amplo e previsto para várias fases, sendo que o primeiro momento se caracteriza por um Programa de Formação de Professores de Educação Especial, com foco nas Políticas Nacionais de Educação Inclusiva, ministrado em regime de educação a distância, modalidade síncrona e assíncrona, ministrando diferentes módulos de formação que capacitem os respetivos professores no âmbito do desenvolvimento das suas competências científicas, pedagógicas e tecnológicas de cariz INCLUSIVO, sendo aglutinador e impulsionador das práticas de formação presencial já ministradas pelo governo do país.