Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
787.05 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo principal deste estudo é conhecer as soluções/estratégias pedagógicas inclusivas desenvolvidas por um conjunto de Universidades Abertas europeias, no âmbito do atendimento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e/ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nestas instituições universitárias de ensino a distância. O estudo tem um carácter exploratório e tem cariz qualitativo/quantitativo. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de estratégias de inclusão nas universidades abertas.
The central aim of this study is to find out about the inclusive pedagogical solutions/strategies developed by the European Open Universities under analysis, in the context of catering for students with Special Educational Needs (SEN) and/or Learning Difficulties (LD), in these distance learning university institutions. The study is exploratory and qualitative/quantitative in nature.The results point to the need for inclusion strategies in open universities.
El objetivo principal de este estudio es conocer las soluciones/estrategias pedagógicas inclusivas desarrolladas por un grupo de Universidades Abiertas Europeas, en el contexto de la atención a estudiantes con Necesidades Educativas Especiales (NEE) y/o Dificultades de Aprendizaje (DA) en estas instituciones universitarias a distancia. El estudio es exploratorio y de naturaleza cualitativa/cuantitativa. Los resultados apuntan a la necesidad de estrategias de inclusión en las universidades abiertas.
The central aim of this study is to find out about the inclusive pedagogical solutions/strategies developed by the European Open Universities under analysis, in the context of catering for students with Special Educational Needs (SEN) and/or Learning Difficulties (LD), in these distance learning university institutions. The study is exploratory and qualitative/quantitative in nature.The results point to the need for inclusion strategies in open universities.
El objetivo principal de este estudio es conocer las soluciones/estrategias pedagógicas inclusivas desarrolladas por un grupo de Universidades Abiertas Europeas, en el contexto de la atención a estudiantes con Necesidades Educativas Especiales (NEE) y/o Dificultades de Aprendizaje (DA) en estas instituciones universitarias a distancia. El estudio es exploratorio y de naturaleza cualitativa/cuantitativa. Los resultados apuntan a la necesidad de estrategias de inclusión en las universidades abiertas.
Description
Esta comunicação insere-se nos trabalhos do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL) da Universidade Aberta e integra-se nas linhas de investigação do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).
VIII Seminário. Exclusão Digital na Sociedade de Informação, realizado em Lisboa, de 31 de a janeiro a 1 fevereiro 2014.
VIII Seminário. Exclusão Digital na Sociedade de Informação, realizado em Lisboa, de 31 de a janeiro a 1 fevereiro 2014.
Keywords
Acessibilidade Ensino a distância acessível Ambientes virtuais acessíveis Inclusão NEE
Citation
Moleirinho, M., Silva, S. M., Morgado, L. (2014). Estratégias e práticas duma Abordagem Digital Inclusiva em Universidades Abertas europeias: estudo exploratório. Ferreira, C. & Diniz. J. (Eds). Livro de Resumos do VIII VIII SEMiME Exclusão Digital na Sociedade da informação e do Conhecimento, p.24, Edições FMH: Cruz Quebrada.
Publisher
Faculdade de Motricidade Humana (FMH)