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- O uso estratégico do ato de asserção num corpus de ‘histórias de vida’ realizadas em contexto de entrevistaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus of life histories collected in interviews, this paper proposes an analysis of the act of assertion within the framework of speech acts theory and of P. Attal's propositions. First, we consider the functioning of evaluative assertions with positive axiological value. Second, we focus on assertions with a negative axiological value and we analyse the interactional role of fuzziness markers: diminutives as softeners, adjectives' evaluative suffixes, sequences of justification as “mitigatory comments” and tag questions. Finally, we study the strategic use of assertions with impersonal references and of agreement assertions with Extreme Case Formulations.
- Estratégias discursivas de mitigação na sequência discursiva de pergunta-resposta: a justificação no contexto de entrevistaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus of narratives of life experience collected in interviews, we will analyse the question-answer sequence and the justification sequence. As a pre-sequence that prepares the act of question, anticipating possible objections from the interviewee, justification constitutes an argumentative strategy, developed by the interviewer, at the service of interactional achievement. We will also study the interviewees' answers followed by justification, specifically those at the service of the mitigation of epistemic values, representing a strategy of mitigation and softening what is being said in the propositional content of the answer, reducing the epistemic obligations of the interviewee.
- Aspectos semânticos e pragmáticos da co-construção de identidades discursivas em narrativas de experiência de vida produzidas por participantes de emissões nocturnas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus oral constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses, realizados em período nocturno, analisaremos a organização e o funcionamento das narrativas de experiência de vida que ocorrem no discurso interactivo oral, destacando os aspectos semânticos e pragmáticos que permitem a co-construção do sentido e das identidades discursivas presentes no discurso em análise.
- "Se à sua imagem corresponder a beleza da sua voz, é fácil imaginar a razão pela qual não nos dá o sono nestas duas horas» (ouvinte do programa ‘Boa Noite’) : a co-construção do sentido em programas de rádio nocturnosPublication . Almeida, Carla Aurélia deA análise semântica e pragmática dos rituais verbais e das práticas discursivas presentes em interacções conversacionais nocturnas na rádio (“radio phone-in programmes”) revela a realização de actos de discurso que fazem parte de rituais de cortesia fundamentais para “a acomodação intersubjectiva” entre as faces dos participantes: os actos de elogio que co-ocorrem com os actos de votos e os cumprimentos permitem a intercompreensão e a construção conjunta de um jogo interaccional lúdico, de tom humorístico, construído pelos interactantes que assumem posições discursivas ou lugares interaccionais específicos destes espaços de ritualização.
- Rituais verbais, envolvimento conversacional e ordem interaccional: a construção de trocas discursivas em programas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deA teorização de Erving Goffman sobre o «envolvimento conjunto» dos interactantes numa situação de interacção específica, destacando a ritualização das práticas discursivas em contexto com base no trabalho de «figuração», permite a análise da construção de uma ordem interaccional específica de cada discurso e a emergência dos estudos que perspectivam o discurso em interacção. Tomando por referência o conjunto das problemáticas linguísticas que integram o campo da Sociolinguística Interaccional, este texto procede à análise de um corpus oral constituído por cinco programas de rádio portugueses realizados em período nocturno, com um formato de emissão em antena aberta configurado em torno de telefonemas de ouvintes que, regularmente, se encontram neste espaço interaccional. A partir da análise dos rituais verbais que ocorrem nestes programas, procedemos ao levantamento dos padrões de organização sequencial nos momentos principais das interações e analisaremos a selecção, operada pelos interlocutores, das estratégias comunicativas mais conformes ao discurso institucional de rádio. Verificaremos que, nestes contextos interactivos, os interactantes accionam convenções sociais, regras de procedimento discursivo, dispositivos conversacionais e estratégias discursivas de cortesia positiva e negativa que denotam um forte envolvimento conversacional e organizam o fluxo temático das interacções. Fazendo parte de um dispositivo conversacional de construção do consenso, de credibilização e de gestão das intervenções polémicas, estas estratégias discursivas permitem a manutenção da ordem interaccional das trocasdiscursivas na rádio.
- O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativoPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.
- Negociação do sentido em ambientes virtuais de ensino / aprendizagemPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o conceito de "pistas de contextualização" da Sociolinguística Interacional, analisaremos exemplos práticos de trabalho nos fóruns de 2º. Ciclo da Universidade Aberta, perspetivando as estratégias discursivas (Gumperz, 1989) desenvolvidas no contexto de uma unidade curricular de Linguística. Assim, no presente texto, convocar-se-á não só a perspetiva do modelo teórico da Sociolinguística Interacional para a análise dos processos discursivos realizados em contexto online, mas também considerar-se-ão os contributos do modelo teórico desenvolvido por Garrison, Anderson e Archer (2000), Anderson (2003), Garrison e Anderson (2003), Anderson e Elloumi (2004) e Salmon (2002), entre outros autores, para a análise da prática pedagógica desenvolvida nestes contextos de ensino online pós-graduado.
- A construção do sentido em interações verbais na rádio em português europeu: mecanismos discursivos em narrativas de experiência de vidaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais realizadas na rádio em Portugal, o presente artigo analisa o modo como, nestes discursos, se estrutura o processo de construção do sentido. Para o efeito, considera o quadro enunciativo, as sequências de atos de discurso e as estratégias discursivas que permitem atribuir credibilidade e legitimidade ao discurso, captando a atenção. Analisam-se aspetos semânticos e pragmáticos da construção de narrativas de experiência de vida: as falas justapostas, as repetições, o uso da expressão aproximativa “e tal”, o uso de “pronto” como marcador discursivo, a ocorrência de identidades na fala e a realização de asserções avaliativas. Neste contexto, consideram-se atos de autoelogio com mitigadores e com o recurso ao uso do verbo declarativo dizer na terceira pessoa do plural para minimizar a ameaça da face. Analisam-se ainda os comentários de avaliação que denotam a escuta atenta, permitindo fazer a gestão das trocas interacionais.
- Estratégias discursivas de mitigação na sequência discursiva de pergunta-resposta: a justificação no contexto de entrevistaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus of narratives of life experience collected in interviews, we will analyse the question-answer sequence and the justification sequence. As a pre-sequence that prepares the act of question, anticipating possible objections from the interviewee, justification constitutes an argumentative strategy, developed by the interviewer, at the service of interactional achievement. We will also study the interviewees' answers followed by justification, specifically those at the service of the mitigation of epistemic values, representing a strategy of mitigation and softening what is being said in the propositional content of the answer, reducing the epistemic obligations of the interviewee.
- “(…) é um rapaz cheio de sorte, digo-lhe já (risos)”: o humor como estratégia discursiva de mitigação do conflito (potencial) em interacções verbais na rádio”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we proceed to the identification of the sequential dimensions of illocutionary acts and we study the selection, made by the participants, of the discourse strategies of humour which have laughs as a conversational resource for mitigation of potential conflict in interaction. We will analyze participant’s production of figures of enunciative distance like irony and humour in specific interaction sequences and we will verify the way these conversational devices contribute to the maintenance of the interactional order.