Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
203.43 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo por base o conceito de "pistas de contextualização" da Sociolinguística Interacional, analisaremos exemplos práticos de trabalho nos fóruns de 2º. Ciclo da Universidade Aberta, perspetivando as estratégias discursivas (Gumperz, 1989) desenvolvidas no contexto de uma unidade curricular de Linguística. Assim, no presente texto, convocar-se-á não só a perspetiva do modelo teórico da Sociolinguística Interacional para a análise dos processos discursivos realizados em contexto online, mas também considerar-se-ão os contributos do modelo teórico desenvolvido por Garrison, Anderson e Archer (2000), Anderson (2003), Garrison e Anderson (2003), Anderson e Elloumi (2004) e Salmon (2002), entre outros autores, para a análise da prática pedagógica desenvolvida nestes contextos de ensino online pós-graduado.
Description
Keywords
Interação verbal Negociação do sentido Presença cognitiva Aprendizagem online Pistas de contextualização Ensino online pós-graduado Estratégias discursivas
Pedagogical Context
Citation
Almeida, Carla Aurélia de (2017) "Negociação do sentido em ambientes virtuais de ensino / aprendizagem." In eLearning no Ensino Superior. Organizado por José António Moreira e Cristina Pereira Vieira, 17-38, Coimbra: CINEP/IPC, vol. 4, coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior.
Publisher
CINEP/IPC