Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Estética têxtil pós-digital: uma reflexão crítica do processo de re-materialização digital de artefactosPublication . Marcos, Adérito; Pereira, SelmaA perspetiva pós-digital da contemporaneidade caracteriza-se por duas linhas fundamentais de pensamento que se entre cruzam e se complementam, ao assumir, por um lado, a inevitabilidade da onipresença da tecnologia computacional digital em todos os aspetos da vida, ou seja, a sua ubiquidade concreta; e por outro lado, constatar a emergência de uma nova materialidade ou rematerialização nas práticas de criação digital na arte e cultura, onde os materiais físicos tangíveis assumem um papel equiparado ao digital enquanto o expandem e o reposicionam em uma estética que se reveste de características próprias diferenciadoras. Neste artigo apresentamos uma reflexão critica sobre processos de rematerialização digital de um conjunto de três artefactos de arte têxtil, procurando convocar para o efeito as teorias do pós-digital, enquanto se propõe e discute uma instanciação definidora de uma estética têxtil pós-digital.
- An expanded field in media-digital art: proposal of an aesthetics in the interconnection of media-art, fashion and theatrePublication . Carvalho, Acácio de; Pereira, Selma; Marcos, AdéritoIn this article the authors aim to contribute to the definition of an aesthetics in the expanded field of Media-Art. Based on the discussion about the post-digital aesthetics, which we interpret as a field of expanded digital, we propose a definition of an aesthetic that is the reflection of the contemporaneousness, of doing and, above all, of Digital Media Art. This article follows a study to define an aesthetic resulting from the interrelationship between Fashion, Media-Art and Theatre.
- O ciclo de criação pós-digital: do digital ao desenvolvimento tangívelPublication . Marcos, Adérito; Pereira, SelmaApresentam-se os fundamentos da média-arte digital e do novel movimento de criação pós-digital, propondo-se um ciclo de criação em arte pós-digital.
- O Cortejo das Rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da águaPublication . Pereira, Selma; Pérez, Pilar; Marcos, AdéritoO Cortejo das Rainhas constituiu uma performance artística com expressão transdisciplinar e uma forte ligação à cultura, ao ancestral, ao simbólico e ao espiritual. A performance, integrada na linha de reflexão e crítica denominada Reina Posbolonia, envolveu mais de 20 participantes, teve lugar na cidade de Silves, Portugal, e resultou num fator catalisador individual, do grupo e da interpelação da comunidade no seu lugar (nas ruas, vielas, castelo e teatro da cidade). Neste artigo, analisamos os arquétipos, símbolos e dualidades presentes na performance, focando-nos no processo criativo da performance-ritual e nos seus aspetos comuns com o carnaval, de modo a contribuir para a discussão da dimensão transdisciplinar da invocação simbólica a elementos da espiritualidade, da ancestralidade e do sagrado.
- A moda na era pós-digitalPublication . Pereira, Selma; Marcos, AdéritoO fenómeno moda surgiu intimamente ligado à modernidade, à cultura das massas, ao cinema. A moda abraçou a evolução tecnológica da era digital e difundiu-se pela multiplicidade de ecrãs. Com o capitalismo estético, enunciado por Gilles Lipovetsky, a moda hibridizou-se com outras áreas artísticas e de consumo. A lógica de produção de moda, assente nos conceitos do novo, do efémero e da sedução, apoderou-se e remodelou outros campos da sociedade contemporânea. O surgimento de artefactos de moda no panorama da arte contemporânea floresce com a estética pós-digital, ou seja aquela que se propõe para lá do domínio ou mesmo da subjugação ao digital. Estes artefactos questionam e obrigam a repensar a forma como a moda é exposta em galerias/museus, o seu lugar enquanto objeto artístico e a interação entre este e o público. São objetos de desejo que se transformam em agentes indutores de pensamento crítico. A investigação tem como ponto de partida os artefactos de moda pós-digitais, sendo nosso objetivo investigar a convergência da moda com a média-arte digital, numa perspetiva pós-digital, enquanto forma de crítica social e de expressão patrimonial, através da análise, interpretação e criação de artefactos/instalações. Com esta tese conseguimos demonstrar que a moda tem vindo a “evoluir” do digital para o pós-digital, e que neste último domínio acentuou as dimensões de criação de desejo e de consciência crítica, assim como em alguns casos recuperou a dimensão de expressão patrimonial. No decorrer desta tese foram criadas seis artefactos/instalações, publicados vários artigos em fóruns científicos e apresentadas comunicações.
- A transdisciplinaridade na média-arte digital enquanto processo de criação-investigaçãoPublication . Marcos, Adérito; Mucheroni, Marcos; Pereira, SelmaNeste artigo, realizamos uma análise crítica e discussão sustentada acerca dos traços de transdisciplinaridade presentes na média-arte digital tanto enquanto processo criativo como também de investigação. Na análise, contrapomos os princípios da transdisciplinaridade conforme expressos na Carta da Transdisciplinaridade de 1994 e ainda o pensamento contemporâneo definidor e problematizador de um conjunto de autores de referência, complementado com as características definidoras e empíricas da média-arte digital, dando-se especial ênfase ao ciclo de criação-investigação que lhe está subjacente. Este ciclo é central na média-arte digital, um movimento artístico que se deixa instanciar por meio de artefatos, instalações e performances artísticas que são parte integrante e indissociável da nossa contemporaneidade digital.
- Audiovisual storytelling on social networks: a digital media-art film artefact for socio-cultural interventionPublication . Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo Alexino; Marcos, AdéritoO conceito de identidade narrativa como construção psicológica mostra-nos o papel da narrativa biográfica na criação e reformulação da identidade do eu. A narrativa é um elemento fundamental para o acesso ao conhecimento e à construção da identidade. O exercício da narração implica uma construção com, e em resposta, às outras pessoas numa relação dialógica, que potencia a consciência e a identidade visual e coletiva. Estas narrativas digitais individuais podem ser instrumentos coletivos/comunitários potenciadores de identificação etnicocultural e sociocultural. Neste artigo os autores apresentam uma reflexão em que abordam o estudo das narrativas audiovisuais, com especial foco nas narrativas publicadas/partilhadas nas redes sociais, trazendo para discussão a análise da sua natureza fílmica, de média-arte digital e a ainda a sua dimensão intervencionista sociocultural.