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Guerreiro Figueiredo, Mauro Jorge

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  • A aprendizagem online com base nos jogos e na realidade aumentada: aplicação do modelo AIDLET
    Publication . Bidarra, José; Figueiredo, Mauro
    Existe hoje fnalmente a perceção de que a aplicação das tecnologias digitais em educação começa a traduzir-se em resultados efetivos e globais. Estes resultados não se limitam a meras situações experimentais, como até aqui, existem tendências e vias de progresso evidentes: o controlo da aprendizagem passou do professor para o aluno, os materiais “livrescos” cederam lugar aos recursos digitais, a informação passou a estar disponível online em vez de offine, e as atividades tornaram-se sessões interativas partilhadas em comunidades de aprendizagem. Mas, talvez mais importante, os aprendentes deixaram de ser simples utilizadores e passaram a ser produtores de materiais multimédia, jogadores em ambientes virtuais, detentores de informação atualizada e incansáveis comunicadores em permanente mobilidade. Neste contexto, o modelo AIDLET (Availability and cost, Interaction and comunication capabilities, Distance Education workfow integration, Learning design potential, Engagement and ease of play, Thematic value and adequacy), foi desenvolvido para permitir aos autores e professores, mas também a tecnólogos e tutores, tomarem decisões sustentadas acerca da aplicação de jogos, simulações e realidade aumentada em ambientes de aprendizagem virtual, para poderem acompanhar e orientar pedagogicamente toda uma geração de estudantes que cresceu com as consolas de jogos e com a Internet.
  • Artech 2012. Crossing digital boundaries: proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts
    Publication . Chambel, Teresa; García Ariza, Alberto; Perin, Gavin; Tavares, Mirian; Bidarra, José; Figueiredo, Mauro
  • Artech 2015: proceedings of the 7th International Conference on Digital Arts
    Publication . Bidarra, José; Eça, Teresa; Leote, Rosangella; Tavares, Mirian; Pimentel, Lucia; Carvalho, Elizabeth; Figueiredo, Mauro
    ARTECH 2015 is the Seventh International Conference on Digital Arts, this time hosted by Universidade Aberta in the ancient village of Óbidos, Portugal. The goal of the conference is to promote the interest in the current digital culture and its intersection with art and technology as an important research field, but also as a common space for discussion and exchange of new experiences. Seeking to foster greater understanding about digital arts and culture across a wide spectrum of cultural, disciplinary, and professional practices, this edition of the conference also includes a strand concerned with mobile technologies such as smartphones and tablets that have become widespread creation instruments.
  • A deriva na análise do espaço urbano, na perspetiva da média-arte locativa
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Figueiredo, Mauro
    Este artigo reflete sobre a deriva urbana, em contexto pedagógico, realizada na Vila de Caminha, como prática artística e enquanto exercício de experimentação, leitura e análise daquele espaço. Através de tecnologia móvel, nomeadamente smartphones e tablets, aborda-se a média-arte locativa como instigadora da experimentação de espaços urbanos. Explora-se a deriva como exercício de apreensão urbana e processo de procura e levantamento de narrativas locativas. Com base numa investigação teórica e na análise de resultados empíricos obtidos com tecnologias de realidade aumentada atualmente existentes, reflete-se ainda acerca do papel da média-arte locativa na vivência de espaços urbanos e no seu contributo na preservação de memórias e identidades locais, pela descoberta e partilha de narrativas georreferenciadas, contextualizando-as e imbuindo-as no próprio espaço físico.
  • Anamorfoses e outras tecnologias imersivas no contexto da educação artística
    Publication . Flores, Manuel; Araújo, António; Figueiredo, Mauro
    Apresentamos uma proposta de investigação na área da média-arte digital onde se pretende combinar os princípios da anamorfose com as novas tecnologias baseadas na realidade aumentada. Esta perspetiva tem subjacente a ideia de que é possível relacionar a anamorfose cónica com as projeções realizadas em Realidade Aumentada. No âmbito desta investigação propõe-se uma abordagem ao estudo da perspetiva centrada nos contributos de Dürer e nos conceitos fundamentais da construção de anamorfoses. Pretende-se refletir sobre as possibilidades desta abordagem metodológica e analisar os seus contributos no desenvolvimento da capacidade de visualização espacial dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e, desta forma, facilitar a compreensão dos conceitos relativos ao ensino da geometria.
  • Realidade aumentada e gamificação : desenvolvimento de aumentações num manual escolar de educação musical
    Publication . Gomes, Cristina; Figueiredo, Mauro; Bidarra, José; Gomes, José
    O tema proposto nesta comunicação versa a problemática da introdução de estratégias de gamificação em contextos de aprendizagem formal por meio de objetos didáticos tecnológicos mediados por livros aumentados, sugerindo uma parceria simbiótica entre o livro tradicional em formato de papel e uma abordagem pedagógica que se atualiza ao incorporar os mecanismos próprios dos jogos de vídeo. O estudo que aqui se apresenta teve como principal objetivo validar ou inferir a hipótese suportada pela nossa observação de que o emprego destes artefactos e estratégias aportam ganhos à instrução, constituindo profícuas ferramentas pedagógicas. No decurso da pesquisa tentamos apreender os fenómenos investigados no contexto em que ocorreram, pelo que adotamos uma abordagem metodológica qualitativa de génese construtivista, com especial incidência numa tipologia de investigação desenvolvimento (development research). Utilizamos em concomitância a metodologia de estudo de caso, nas vertentes descritiva e interpretativa, para caracterizar a utilização dos objetos protótipos desenvolvidos num projeto real, com condições não simuladas. Este artigo sintetiza um estudo de caso realizado no âmbito de uma investigação de tese de doutoramento pelo que os resultados relativos à pesquisa efetuada serão apresentados e discutidos, ponderando-se as possíveis ilações a partir dos dados recolhidos.
  • A realidade aumentada, a gamification e os dispositivos móveis como estratégias de promoção da literacia digital : Projeto “Livros com Voz”
    Publication . Gomes, Cristina; Gomes, José; Figueiredo, Mauro; Bidarra, José
    Na sociedade atual, a capacidade de usar a informação escrita de forma generalizada é essencial, tanto mais verificando-se com crescente acuidade serem o conhecimento e a informação fatores determinantes da integração social. Neste sentido, a promoção da literacia, aqui entendida como um conceito que se aproxima do domínio psicolinguístico, destacando o uso do saber transmitido realiza e reforça a liberdade individual, permitindo a igualdade de acesso a todos os direitos humanos fundamentais. Recentemente, com o advento das novas tecnologias de informação, surgiu um novo tipo de iliteracia, aquela que se relaciona com a incapacidade de aceder aos fluxos informacionais virtuais, verificando-se, sobretudo entre as camadas mais jovens, a dissociação entre o livro impresso e a recolha de informação acrítica via internet. É neste contexto que surge o projeto “Livros com Voz”, projeto implementado no agrupamento de escolas de Padrão da Légua, Matosinhos, com a colaboração da biblioteca escolar. “Livros com Voz” associa ao livro em formato de papel camadas de informação digital da tecnologia da realidade aumentada. Os conteúdos digitais foram realizados com a participação ativa dos jovens e podem ser acedidos a partir dos novos dispositivos de computação móvel. O presente artigo centra-se, essencialmente, na apresentação descritiva e interpretativa deste projeto.
  • AR with cloud anchors: a way to improve HCI and interactive art
    Publication . Antunes, João; Bidarra, José; Figueiredo, Mauro
    Despite all the potential of augmented reality to improve the human-computer interface (HCI) and the user experience, it’s still below the expected usage. The reason may be related to the fact that until recently the AR implementation was mostly markerbased or GPS-based to trigger additional content (video, 3D, or other) to the reality identified with the camera. The research in this paper is focused on AR marker-less solutions that allows sharing AR content between users across the Cloud, based on the anchor identification. With this technological paradigm shift, the potential for use of new functional environments and an unprecedented status of HCI enrichment is achieved. In addition to the operations related to the applications functionality, the door opens for media-art artists to create AR models that can be shared in a multiple user environment across the Cloud.
  • Projeto “Flappy Crab”: um jogo educacional para o ensino da música
    Publication . Gomes, Cristina; Figueiredo, Mauro; Bidarra, José; Gomes, José
    Este artigo apresenta um jogo educacional, o projeto “Flappy Crab”, destinado ao ensino de conteúdos programáticos relacionados com a disciplina de Educação Musical. Fazendo uso de processos tais como a gamification e o remix, pretende avaliar os possíveis impactos que a sua utilização porventura possa ter na aprendizagem e desenvolvimento de competências relacionadas com a memória auditiva, a discriminação qualitativa de alturas de sons musicais (em uma tessitura de uma oitava com ponto central nos 440 Hz), a identificação visual dos símbolos da notação musical e respetiva organização segundo as regras gramaticais da grafia sonora. O jogo está a ser introduzido junto de um grupo de cerca de 30 adolescentes, durante um período de, aproximadamente, 6 meses, ao longo dos quais serão recolhidos dados; todavia, no presente artigo, far-se-á já a resenha dos dados preliminares até à data recolhidos. Neste artigo falaremos igualmente, ainda que de forma sucinta, do motor de jogo utilizado no desenvolvimento desta aplicação educativa, o UNITY.
  • Designing eBook interaction for mobile and contextual learning
    Publication . Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Natálio, Carlos
    Given the global spread of mobile platforms, such as iOS and Android, it is relevant to consider the potential of these devices in teaching and learning. Our exploratory research was designed to evaluate the possibility of using common ebook formats to create gamebooks (gamified books) that are effective in teaching and learning. After analyzing the features available in many free or open tools, we decided to use iBooks Author to built a first model of a dynamic book that may function as an educational game for "Environmental Studies", aimed at children in the 4th grade, mostly 9-10 years old, in Portuguese schools. This paper presents the design and features of this interactive book titled "Adventures in the Guadiana River", developed using the Apple iBook format, and especially set for the iPad retina. Because this is a proprietary format we also built a prototype following the EPUB3 standard and developed new ways to interact with content within this universal format. Preliminary tests with our prototypes revealed very good usability and promising pedagogical potential in the proposed models.