Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
973.11 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresentamos uma proposta de investigação na área da média-arte digital onde se pretende combinar os princípios da anamorfose com as novas tecnologias baseadas na realidade aumentada. Esta perspetiva tem subjacente a ideia de que é possível relacionar a anamorfose cónica com as projeções realizadas em Realidade Aumentada. No âmbito desta investigação propõe-se uma abordagem ao estudo da perspetiva centrada nos contributos de Dürer e nos conceitos fundamentais da construção de anamorfoses. Pretende-se refletir sobre as possibilidades desta abordagem metodológica e analisar os seus contributos no desenvolvimento da capacidade de visualização espacial dos alunos do 3º ciclo do ensino básico e, desta forma, facilitar a compreensão dos conceitos relativos ao ensino da geometria.
Description
Keywords
Educação artística Ensino básico Geometria descritiva Realidade aumentada Anamorfose cónica Perspectiva
Citation
Flores, Manuel; Araújo, António; Figueiredo, Mauro - Anamorfoses e outras tecnologias imersivas no contexto da educação artística. In Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2, Braga, 2017. "Colóquio... [Em linha]: atas". Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. ISBN 978-972-8952-44-0. p. 243-250
Publisher
Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança