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- Felicidade nos contextos de vidaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Paixão, CláudiaO estudo teve como objetivo saber como os estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Aberta definem felicidade e se sentem felizes no seu dia-a-dia. Participaram 120 estudantes do 3.º ano, através de um questionário online (Google Forms), com informação sociodemográfico, a Escala de Felicidade Subjetiva e uma pergunta de resposta aberta sobre a definição de felicidade, analisada através da análise de discurso. O presente estudo revela a importância de desenvolver mais estudos nesta área para contribuir para o desenvolvimento de linhas orientadoras para a comunidade e relacionar a felicidade com bem-estar.
- Recensão: Bell, Judth, Como realizar um projecto de investigaçãoPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da
- Psicologia social do envelhecimentoPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daO envelhecimento da população é cada vez mais notório e a sociedade defronta‐se com mais questões de envelhecimento demográfico, uma vez que há um aumento da esperança média de vida devido aos progressos científicos o que contribui para uma melhoria das condições de vida e uma maior longevidade da população. De acordo com Neto (2004) a Psicologia Social das pessoas idosas revela que elas são o grupo etário mais heterogéneo que qualquer outro grupo. Sendo este grupo o mais heterogéneo vamos encontrar todo o tipo de pessoas, nomeadamente pessoas com patologias, pessoas saudáveis, pessoas ativas, dependentes, pessoas com muito saberes, que podemos denominar de pessoas sábias quer seja a nível teórico quer a nível de experiência de vida. Nos últimos anos podemos contatar que houve uma grande sensibilização para o envelhecimento ativo e que algumas pessoas idosas começaram a praticar mais atividades, quer a nível físico, quer a nível psicológico e que a reforma pode ser mais uma etapa da vida e não o fim como muita vez se verificava. Assim, abordamos neste capítulo: Envelhecimento da população, Psicologia Social a nível da Gerontologia, Idadismo, Discriminação, O idoso na sociedade e o idoso e a morte.
- Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativasPublication . Costa, Maria Beatriz; Martins, Maria José; Proença, Adelaide; Silva, Ana Isabel Mateus daA entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias.
- Guia de orientação ao estudo da Teoria de Erik EriksonPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria de Erik Erikson e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- O design de investigação segundo a metodologia científicaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Cipriano, António Pedro; Paixão, Cláudia; Esteves, Denise; Sousa, FátimaReflexão sobre Como escolher o Tema e exploração do mesmo para um projeto de investigação. Exemplos de elaboração de Perguntas de Partida. Como descrever o Problema e a Problemática.
- Cuidadoras e leigas: cuidar na invisibilidadePublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Paixão, Cláudia
- As tecnologias de comunicação na prevenção e educação em saúde: o caso de comportamentos aditivos na adolescênciaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daA adolescência é uma fase da vida, etapa do desenvolvimento que merece uma atenção diferente, uma vez que é considerada um período de crise/mudança, que se situa entre a infância e a idade adulta: Dependência (proteção) e Independência (autonomia), caraterizando-se por contradições, confusões, ambivalências, conflitos com os pais e com a função parental, ao mesmo tempo que procura a identidade e a autonomia. Uma vez que o risco faz parte da adolescência, o mais importante é desenvolver a prevenção e proteção nesta fase do ciclo de vida. O ecrã do computador passou a ser a janela para o mundo, a partir da qual é feita quase toda a interação com o mesmo. Este novo modelo de relação com o mundo apresenta um maior atrativo, uma resposta mais rápida, eficaz, recompensas imediatas, uma interatividade e ainda atividades de divertimento e socialização. Surge então um fenómeno tecnológico inédito, a criação de espaços virtuais de interações, de realidades imaginárias em lugares também imaginários.
- Guia de orientação ao estudo da Teoria de VygotskyPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daEste guia resume as principais ideias a abordar sobre a teoria DE LEV VYGOTSKY e remete para leituras obrigatórias sobre este tema.
- Emoções e sentimentos de brasileiros(as) e portugueses(as) durante a pandemia da Covid-19Publication . Reis, Lyria; Silva, Ana Isabel Mateus daDurante a pandemia da Covid-19 as pessoas manifestaram emoções e sentimentos diferentes perante a situação que viviam no momento devido às alterações a nível individual, familiar e da sociedade em geral. Tendo por base esta realidade, o presente estudo teve como questão de partida: Como se manifestaram as emoções e sentimentos nos(as) brasileiros(as) e portugueses(as) durante a pandemia Covid-19 e por objetivo analisar as emoções e sentimentos referidos por estes indivíduos durante a pandemia da Covid-19. Esta comunicação resulta de uma pesquisa mais ampla, realizada através de um questionário sociodemográfico com perguntas abertas e fechadas, efetuado no Google Forms, aplicado online em maio de 2020. Neste questionário foram abordadas as emoções e sentimentos que estas pessoas desenvolveram durante a pandemia. A amostra foi de 438 participantes, 181 indivíduos portugueses(as) e 257 brasileiros(as). A análise de dados foi realizada através de estatística descritiva e análise de discurso. Verificou-se que nos dois países, as emoções mais manifestadas foram medo e tristeza e a nível dos sentimentos negativos foram os/as brasileiros que apresentaram percentagens mais elevadas tais como: mau humor, desespero e ansiedade. Este estudo contribuiu para conhecer emoções e sentimentos desenvolvidos por brasileiros(as) e portugueses (as) durante a pandemia Covid-19.