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- Educação ambiental em contexto escolar como ferramenta no controlo de espécies invasoras : estudo de caso do chorão-da-praiaPublication . Lopes, Ricardo; Martinho, Ana Paula; Nicolau, Paula BacelarA União Europeia adotou estratégias para o Desenvolvimento Sustentável (DS), assumindo o crescimento económico, a coesão social e a proteção do ambiente como indissociáveis. A biodiversidade surge no centro do discurso político, juntamente com a crise financeira, as alterações climáticas, entre outros, mostrando assim a importância de desenvolver ações que promovam a sua proteção. O envolvimento dos cidadãos na proteção do ambiente é essencial, sendo as ações de voluntariado cada vez mais uma realidade, tendo as ONGA’s (Organização Não Governamental para o Ambiente) um papel essencial de propulsoras da participação. Entende-se por monitorização a medição e observação repetida dos sistemas naturais, permitindo detetar mudanças e agir de forma rápida e segura. A Monitorização Ambiental Voluntária (MAV) associa estas observações sistemáticas à participação voluntária da comunidade. Neste projeto é feita a abordagem à problemática da biodiversidade, nomeadamente das espécies invasoras e mais especificamente o Carpobrotus edulis. Pretende-se com este trabalho disponibilizar ferramentas de Educação Ambiental (EA) a educadores que desejem implementar nas suas escolas/grupos projetos de monitorização e controlo da espécie invasora Carpobrotus edulis, promovendo o conhecimento dos estudantes sobre estas temáticas. Prevê-se para isso a criação de um site onde será disponibilizada a informação e os recursos para uma eficaz aplicação. O Projeto foi implementado em três fases, com sessões teóricas, sempre acompanhadas de jogos lúdicos, e uma saída de campo. Para a avaliação dos níveis de interesse e aprendizagem sobre as temáticas abordadas, foram aplicados dois inquéritos, antes e após as sessões. Os resultados foram positivos, notando-se incremento de respostas certas entre os dois inquéritos nas várias temáticas abordadas. Foram identificados pontos de melhoria, nomeadamente a nível do foco nas sessões teóricas, uma vez que algumas informações poderão não ter sido apreendidas da forma esperada visto terem aumentado alguns erros na identificação das plantas invasoras e autóctones.
- Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativasPublication . Costa, Maria Beatriz; Martins, Maria José; Proença, Adelaide; Silva, Ana Isabel Mateus daA entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias.