Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- Mobile learning in higher education: mapping perceptions and practices of online studentsPublication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas; Amante, LúciaMobile-learning is still an emergent field of research, especially if we consider the scope of higher education (HE). In fact, few studies have been developed with regard to higher education contexts, namely within Open Universities [1], [2], [3], [4]. Given the importance of studying mobility in real learning contexts, we aim at studying the perceptions that higher education students have about mobile and non-mobile devices and also how they describe their uses and practices in different types of interactions in online courses at a Distance Virtual University. In this context it was intended to know a) what are the students' perceptions about the affordances of various mobile and non-mobile devices, and b) what types of devices do students prefer to use in interactions with teachers, with other students and with contents. The data obtained in this study show that there is some discrepancy between students' perceptions of mobile devices, their educational potential and their actual use. The actual use of mobile devices seems to be much more conservative than we would be led to assume from the discourse of learning everywhere at any time with any device.
- OpenStax: uma boa opção para a criação de Recursos Educacionais Abertos?Publication . Seco, Carlos; Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNum mundo cada vez mais aberto e digital, podermos aceder a conteúdos disponibilizados por outros e podermos evoluir desse (novo) patamar de conhecimento é sem dúvida um grande ganho, não só em termos de ideias e de conceitos mas também de tempo. No entanto, todos os anos são produzidas por estudantes, nomeadamente nas instituições de ensino superior, grandes quantidades de textos de cariz científico e académico, que após serem avaliados por professores são esquecidos, ou simplesmente eliminados, perdendo-se assim o seu conteúdo. A ideia da possibilidade de salvaguardar esses trabalhos para posterior consulta é a base deste trabalho que pretende, assim, ser um contributo para a criação de um recurso aberto, facilitador para todos aqueles que procuram pesquisar e desenvolver textos científicos. Neste contexto, caracteriza-se a plataforma OpenStax CNX, analisando-se as respetivas vantagens e desvantagens, sob o prisma de esta poder constituir o suporte informático para a criação de uma enciclopédia online de educação a distância e elearning.
- Tendências de investigação em educação aberta, a distância e em eLearning na sociedade em rede: textos selecionados das LE@D Talks 2010-2018Publication . Mendes, António Quintas; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Neves, Claudia; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraAs LE@D Talks promovidas, desde 2010, pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), unidade de investigação sediada na Universidade Aberta (UAb) e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), têm como objetivo disseminar a investigação produzida pela comunidade de investigadores do LE@D, sejam investigadores integrados, colaboradores, doutorandos, mestrandos, investigadores visitantes ou parceiros de investigação da unidade. O e-book que agora apresentamos - Tendências de Investigação em Educação Aberta, a Distância e eLearning na Sociedade em Rede – inscreve-se no objetivo referido, permitindo, assim, trazer a público uma seleção de textos apresentados no âmbito das LE@D Talks realizadas nos últimos anos [entre 2010-2018].
- ApresentaçãoPublication . Mendes, António Quintas; Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroApresentação dos editores.
- Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimentoPublication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
- Virtual pedagogical model: development scenariosPublication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
- III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearningPublication . Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria JoãoO livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs, MOOCs, REAs, …); Realidade Virtual em EaD; Jogos e gamification em EaD; Mobile Learning; EaD e Inclusão Digital e Avaliação em contextos online.
- Editorial/Agradecimento aos revisoresPublication . Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António QuintasA RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning publica o volume 6, número 2, jan - jun 2023, integrando este editorial um agradecimento especial aos revisores entre 2018 e 2022.
- (Re)significar a pedagogia no contexto da educação digitalPublication . Aires, Luísa; Morgado, Lina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mendes, António Quintas