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  • Pedagogical scenarios enriched with audiovisual technologies and their impact on the promotion of the learning skills of inmate students in Portugal
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António
    Over the last decades and largely due to changes taking place in labour markets, there has been a pressing need to rethink pedagogical processes. Today, educational institutions face the challenge of not only having to create learning environments conducive to the acquisition of knowledge, but also scenarios suited to the development of learning skills. Our analysis will focus precisely on one of such scenarios and will determine its impact on the learning skills of twenty inmate students, based on the qualitative analysis of their perceptions and narratives and using the Pedagogical Model developed by Moreira (2017) for the design of e-learning activities focused on the “deconstruction” of moving images as a reference. The findings show that the design of the environment, based on this model and on the use of audiovisual technologies, can have very positive effects on inmate students’ self-learning in the following dimensions: Active Learning, Initiative and Autonomy.
  • Reconfigurando ambientes virtuais de aprendizagem com o WhatsApp
    Publication . Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede. Assim, com o objetivo de analisar o impacto de um ambiente digital criado na plataforma de instant messaging -WhatsApp- no autoconceito académico de estudantes em cursos de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções, desenvolvemos o presente trabalho. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, assente em princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, nomeadamente a nível da Motivação, da Confiança nas suas Capacidades e da Relação com os Colegas.
  • Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António
    Face aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso ao mobile learning, e mais especificamente às tecnologias móveis, e a análise do seu impacto a nível motivacional e psicossocial em estudantes do ensino fundamental e médio, tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica. A presente investigação tem como objetivo verificar se, através da utilização do iPad e da plataforma iTunes U, os estudantes se apropriam de conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico. Recorrendo a um estudo de caso, a investigação centrou-se num grupo de 47 estudantes do ensino fundamental - 9.o ano de escolaridade -, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, tendo como contexto um ecossistema tecnológico para a criação de uma história digital relativa ao período revolucionário português de 1974/76. De referir que o programa principal utilizado para a realização da atividade foi o Book Creator, que permite a importação para a aplicação iBooks em formato de livro. Os resultados obtidos revelam que o uso destas tecnologias móveis e seus aplicativos podem ter efeitos muito positivos, não só a nível motivacional, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à aquisição e construção do conhecimento histórico, a nível do domínio de conceitos estruturais, como o de significância e evidência.
  • Ambientes virtuais enriquecidos com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção de competências de aprendizagem de estudantes de pós-graduação em Portugal
    Publication . Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    As relações humanas, sociais e pedagógicas contemporâneas têm sofrido grandes transformações impulsionadas pela apropriação das tecnologias, que assumem um papel crucial na mudança de hábitos e comportamentos. E perante esta realidade as instituições educativas enfrentam, hoje, o desafio não só de criar cenários de aprendizagem que promovam a aquisição de conhecimentos, mas também de conceber ambientes para o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Neste artigo, é precisamente um desses cenários que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto nas competências de aprendizagem de vinte e quatro estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico desenvolvido por Moreira (2017) para o desenho de e-Atividades de aprendizagem centra- das na “desconstrução” de imagens em movimento. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado no modelo pedagógico considerado e na utilização de tecnologias audiovisuais, pode ter efeitos muito positivos na autoaprendizagem dos estudantes de pós-graduação, a nível das diferentes dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa e Autonomia. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
  • Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António
    Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.
  • Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal
    Publication . Moreira, J. António; Machado, Ana; Trindade, Sara Dias
    O Ensino Superior em Portugal tem passado por grandes transformações devido aos avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e às alterações decorrentes do Processo de Bolonha, que prevê a criação de condições para que todos tenham acesso à aprendizagem, independentemente de fatores de exclusão social, como a reclusão. O presente artigo tem, pois, por objetivo conhecer as perceções de quinze sujeitos (estudantes e técnicos superiores de reeducação) relativamente à qualidade dos processos pedagógicos na modalidade de Educação a Distância numa prisão portuguesa. Situando-se num quadro de um paradigma não positivista é um estudo que coloca a ênfase na perceção dos sujeitos, recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo. Os resultados, obtidos através de entrevistas, revelam a existência de imensas fragilidades e limitações no processo educativo, no que diz respeito à sua organização, avaliação, recursos disponíveis e disponibilidade horária. Concluiu-se que é fundamental criar melhores condições de frequência nesta modalidade nas prisões, porque esta formação superior, pode constituir-se como uma oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento pessoal, aumentando as suas perspetivas de sucesso no futuro.
  • Escala de autoavaliação de competências digitais de professores: procedimentos de construção e validação
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.
    Este trabalho apresenta um estudo que descreve os procedimentos de construção de uma escala de autoavaliação de competências digitais de professores e as suas qualidades psicométricas. Depois de algumas considerações sobre o construto e a sua operacionalização, efetuou-se a análise dos procedimentos da sua construção, realizou-se a análise de consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach e a análise da validade do construto (análise fatorial exploratória e confirmatória). Para além de bons indicadores de validade, globalmente, as medidas aplicadas caracterizam-se por uma fidelidade boa e estruturas fatoriais interpretáveis.
  • Subsídios para a educação a distância como campo investigativo
    Publication . Mill, Daniel; Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António
    No Brasil e no mundo, uma das frentes ainda pouco exploradas no contexto da Educação a Distância (EaD) é o desenvolvimento das pesquisas sobre a modalidade. Assim, com o objetivo de sistematizar elementos discutidos na literatura sobre a Educação a Distância, este texto procura fomentar respostas a questões norteadoras sobre o assunto: Que relações podem ser, atualmente, estabelecidas entre pesquisa e a modalidade Educação a Distância? Como está, atualmente, o campo investigativo sobre a EaD? Qual a agenda de pesquisa da EaD na contemporaneidade? Conclui-se que as pesquisas sobre EaD e a própria modalidade passam por redefinições, sobretudo de cariz metodológico, indicando aproximações entre a agenda de pesquisas sobre a EaD e a própria área de estudo. Observou-se também uma melhor organização desta agenda de pesquisa sobre a EaD, municiada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e pela grande quantidade de grupos de pesquisa envolvidos com a temática. Embora ainda existam muitos aspectos da EaD nas sombras, por serem elucidados cientificamente, são positivas as perspectivas investigativas da área, pois ela tem se mostrado como campo fértil para estudos e pesquisas, evoluindo muito aceleradamente.
  • Forge of Empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão da evidência histórica e de anacronismos
    Publication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António
    Atualmente, os alunos jogam com muita frequência videojogos baseados na História, no entanto, fazem-no sem entenderem que estes apresentam repetidamente anacronismos, erros históricos. Com base neste pressuposto, esta pesquisa, em curso, de cariz qualitativo -Design Based Research-, tem o objetivo de avaliar o impacto do videojogo Forge of Empires no desenvolvimento de competências de aprendizagem, na motivação para a aprendizagem da História e para a compreensão de evidências históricas de estudantes do Ensino Fundamental. Esperamos, assim, que este recurso tecnológico, enquadrado num ambiente online, ubíquo e híbrido de aprendizagem, possa ter efeitos positivos não só nos seus índices de motivação para a aprendizagem da disciplina, mas que contribua também para a compreensão dos anacronismos presentes nos jogos e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem nucleares, como a iniciativa ou a autonomia.
  • O dispositivo digital WhatsApp e o seu impacto na criação de comunidades virtuais de aprendizagem
    Publication . Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias
    Nas sociedades atuais a importância das tecnologias digitais móveis tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento social e económico e da sua cada vez maior presença no quotidiano, com impactos na forma como a interação e a comunicação ocorrem. Neste texto analisamos a plataforma de de instant messaging –WhatsApp, descrevendo o seu impacto na formação e desenvolvimento de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de estudantes de um Curso de Pós-Graduação. Os resultados revelam que a utilização do WhatsApp, ancorado no modelo Community of Inquiry (CoI), pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.