Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- Problemática da representação em hipertextoPublication . Dias, Paulo; Meneses, Maria IsabelApresenta-se neste artigo uma abordagem introdutória da problemática da representação analógica e da sua articulação com as representações proposicionais no quadro das redes dos sistemas hipertexto. Destacam-se os aspectos relativos à transferência de informação entre redes de representação analógica e proposicional hipertexto e da sua exploração na concepção e desenvolvimento de aplicações hipertexto orientadas para a educação.
- Hypertext flexibility in a web learning environment to promote extensive reading activities in school learningPublication . Santos, Luísa O.; Dias, PauloThis paper describes a study in progress aimed as secondary school students of English as a Second Language, concerning poetry as a possibility for extensive reading activities, supported by an hypertext approach to the design of the learning environment.
- Hypermedia environment using a case-based approach to foster the acquisition of complex knowledgePublication . Carvalho, Ana Amélia; Dias, Paulo
- Tecnologia hipertexto: contributos para o desenvolvimento de aplicações em educaçãoPublication . Dias, PauloO presente artigo surge na sequência do seminário realizado pelo autor no Pólo do Projecto Minerva da Universidade da Covilhã, em Março de 1992, sob o tema tecnologia hipertexto em educação. Apresenta-se um resumo das concepções base da tecnologia hipertexto, as suas origens, e principais linhas de desenvolvimento na produção de aplicações educativas a partir da plataforma de software aberto HyperCard. Particular relevo é dedicado ao princípio da representação multidimensional, o desenvolvimento hipermedia a partir da tecnologia hipertexto, e a interacção aluno/sistena segundo o princípio do "diálogo".
- Processamento da informação, hipertexto e educaçãoPublication . Dias, PauloEste artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimentos. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinçãoentre representações declarativas, procedimentais e contextuais propôe-se uma abordgem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.
- Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na WebPublication . Dias, PauloEste artigo apresenta uma análise da abordagem educacional hipertexto e hipermédia no desenvolvimento dos ambientes de aprendizagem. Os processos interactivos dos media do conhecimento, a flexibilidade hipertexto, as representações distribuídas e a aprendizagem colaborativa constituem dimensões de referência para a concepção e organização das comunidades de aprendizagem na Web.
- The training of primary and secondary school teachers in hypertext: analysis of an experiencePublication . Machado, Altamiro Barbosa; Dias, PauloThe experience in the training of primary and secondary school teachers hypertext to use under the framework of Project Minerva is focused. Some comments on the nature of hypertext technology and in its application to the development of instructional courseware are made. The results obtained by teachers without any programming experience are described. Having in consideration the problems detected, an alternative course structure is proposed.
- Narrativas da sociedade da informaçãoPublication . Dias, Paulo