Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A pandemia obrigou as instituições educativas a substituir os ambientes face-a-face por ambientes a distância, assumindo a designação de Ensino Remoto de Emergência. É neste contexto que a formação de professores que se apresenta neste texto emergiu como elemento crucial para mitigar as dificuldades que os docentes sentiram naquele período. Assim, identificamos a ação de formação “Microsoft Teams aplicado à docência” enquanto atividade resultante de um projeto direcionado aos professores de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, nos Açores. Após perspetivarmos a contextualização teórica que suporta a formação e a contextualização metodológica, posteriormente focamos a ação de formação, especificando o contexto, a caracterização e a sinopse das sessões respetivas. Tendo-se demonstrado a sua relevância, e não apenas por motivos determinados pela situação pandémica, é possível concluir que o projeto inovador de formação constitui também um contributo no âmbito dos planos de transição digital, incluindo a nível nacional.
  • “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
  • Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formação
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Com a passagem ao Ensino Remoto Emergencial, aquando da quarentena, testemunhámos que parte da comunidade educativa foi envolvida numa experiência de e-Learning sem a preparação prévia ideal. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se, porém, um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas, e que vieram a constituir uma parte importante do nosso diagnóstico. Este está integrado num trabalho de projeto que tem como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores revelaram na sua adaptação ao Ensino a Distância e dar continuidade à qualificação do corpo docente encetada no arquipélago dos Açores, seguindo os desígnios da Secretaria Regional da Educação e Cultura. Assim, começamos por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, a qual pretende responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”. Metodologicamente suportámos o nosso trabalho na metodologia de projeto que, para além do diagnóstico, integra as fases de planeamento, execução e avaliação; o presente artigo está focado na fase de diagnóstico. Esta fase apresenta-se como a génese de todo o projeto e, por tal, deve encerrar um conjunto de procedimentos para que na realidade possa cumprir os objetivos a que se propõe. Nesta fase, os contactos preliminares e os dados recolhidos através de um inquérito por questionário permitiram informar todas as restantes fases, incluindo o desenho e a implementação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, criada com a finalidade específica de integrar a plataforma digital Microsoft Teams nas suas práticas letivas. Evidenciamos, neste recorte, com base na análise estatística e na análise de conteúdo dos dados da fase de diagnóstico do nosso trabalho de projeto, nomeadamente do questionário aplicado, que foi possível identificar como pertinente a referida formação, por nós criada, e posteriormente implementada, por ter sido considerada necessária, quer como forma de fazer face ao Ensino Remoto de Emergência, quer como forma de contribuir para novas realidades que integram as Tecnologias de Informação e Comunicação.
  • "Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Apesar de em 2020 reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, esta utilização não permitiu responder cabalmente à exigência de resposta à crise pandémica, ou seja, à passagem ao Ensino Remoto de Emergência. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de rentabilizar os esforços despendidos, para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao eLearning. O nosso estudo, orientado pela Metodologia de Projeto, corporizou uma ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário, de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, para e na plataforma digital Microsoft Teams. Destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas, o trabalho desenvolvido pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula.
  • “Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores
    Publication . Costa, Luís Filipe De Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Num mundo em constante mutação é reconhecida a necessidade de adaptar os sistemas para fazer face aos desafios colocados pela sociedade digital e a globalização, e a educação não é exceção. Assim, devido ao impacte da profissão docente na sociedade, recai sobre os professores a responsabilidade de dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI, aliás, aos tempos presente e futuro, o que exige que cada docente seja um profissional competente e reflexivo, tornando premente a sua formação e a qualidade das suas práticas. No ano de 2020, apesar de reconhecermos a existência de professores que utilizavam ferramentas online como elementos de apoio às suas aulas, tal não traduziu uma adequada e cabal reparação para a suspensão das atividades letivas na escola e o Ensino Remoto de Emergência, provocados pela pandemia por COVID-19. As dificuldades que a comunidade escolar apresentou, e a sua vontade de reaproveitar os esforços despendidos, para uma mudança do paradigma educativo constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao elearning. O nosso trabalho seguiu a Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a respetiva fase de planeamento, em que se apresenta o desenho de uma ação de formação que criamos para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, Portugal, com a finalidade de integrar a plataforma digital Microsoft Teams nas suas práticas letivas. Com esta ação, entendemos ser possível dotar os docentes de competências – técnicas, tecnológicas e pedagógicas – no uso de ferramentas de elearning, sendo ainda um contributo para a transição digital da escola, especificamente ao nível da sala de aula, em última instância um contributo para a modernização dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Na construção da sociedade moderna, em reação aos desenvolvimentos tecnológicos do final do séc. XX, foi reconhecida a necessidade de adaptar o sistema de ensino não apenas para a sua atualização, mas ainda para contribuir para a capacitação de cidadãos digitalmente competentes. O foco na formação inicial e contínua dos professores tenta, assim, e entre outras dimensões, refletir a grande responsabilidade destes profissionais, por exemplo, em dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI. Para tal, acreditamos que cada docente deve ser igualmente um profissional competente e reflexivo, sobre as suas práticas e necessidades de formação. No ano de 2020, com a suspensão das atividades letivas presenciais e o Ensino Remoto de Emergência (ERE), ficou patente que as situações de modernização escolar dependeram, em larga parte, do empenho e dinamismo de alguns professores. Além disso, o sistema escolar demonstrou fragilidades, ao nível de uma adequada preparação para lidar com os constrangimentos do uso exclusivo de plataformas digitais, conjugadas com um modelo de ensino dependente de ferramentas e teorias tradicionalmente associadas ao e-learning. As dinâmicas que a comunidade escolar apresentou para ultrapassar as suas dificuldades e necessidades, aliado à vontade de reaproveitar os esforços despendidos para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao e-learning. O nosso estudo foi orientado pela Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a fase de execução, nomeadamente na ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, com a finalidade de integrar a plataforma digital microsoft Teams nas suas práticas letivas. Este curso, destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas no uso de ferramentas de e-learning, pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula, ao proporcionar a possibilidade de implementar um sistema b-learning, assim aproveitando o investimento realizado (humano e material) na ultrapassagem das diversas restrições provocadas pela COVID-19.
  • B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de elearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de elearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. Neste contexto, damos conta, nesta comunicação, dessa etapa que corporiza um recorte de um projeto em curso, no Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. O referido projeto, mais amplo, tem como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Começamos por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretende-se responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, pelo que explicitamos, depois, o desenho e planeamento de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Esperamos poder antecipar como resultado que a nossa proposta contribua para a atualização docente, numa ótica de formação integrante, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
  • Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Costa, Luís Filipe de Amaral; Pestana, Filomena
    The adoption of educational practices that favor digital competencies are closely connected to the vision of a 21st century pupil, as a member of a networked society who can analyze and communicate, a requirement as current as urgent. Accordingly, we perceive that the teacher should have a role of both catalyzing agent and guidance in the teaching/learning processes, thus presenting their students rich, pragmatic, and necessary experiences, so as to help them becoming active citizens. With the adoption of emergency remote learning, mandated by the quarantine, we witnessed that part of the teaching community was involved in an elearning experience without the adequate preparation. Even though it was undoubtedly a hard and complex process, it also showed great endeavors in overcoming the difficulties associated to such a change. In the diagnostic phase of our teacher training project, it was evidenced that among those difficulties, that the teachers felt and faced, the major ones were related to the unfamiliarity of elearning tools, the lack of access to a stable network, and the lack of online working habits. In this context, our project was thought as contributing to provide an answer to the needs of training that many teachers revealed, in the framework of the working agenda of the Regional Secretary of Education, namely focusing in qualifying the Azorean teachers, a priority even more acute during the pandemic response to COVID-19. The continuous teacher training project we describe is part of an ongoing research study within the master degree in the Pedagogy of Elearning, at the Universidade Aberta (Open University Portugal), and is hosted by one of the R&D Units of that Higher Education Institution, the Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D). So, bearing that purpose in mind, we present the theoretical framework that sustains our project design. Afterwards, and by adopting a specific methodology, we explain the design and planning of a training course aimed for teachers of Portuguese basic and secondary school, working in the island of São Miguel, in the Azores, with the specific goal of integrating the use of Microsoft Teams in their teaching practices. Ultimately, we hope to be addressing the teachers’ professional development, in a collaborative and inclusive training environment, supporting them to tackle not only the technical and technological aspects, but also the pedagogical challenges imposed by elearning scenarios, including (but not exclusive to) those of emergency remote teaching and learning.
  • “O pensamento computacional no ecossistema da escola digital e virtual”: reflexão a partir da Wikipédia
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    O ecossistema Wikimedia tem-se assumido na Rede Académica Internacional WEIWER® – Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research – enquanto elemento promotor de um conjunto vasto de competências que são operacionalizadas nesta rede na forma de integração curricular dos seus projetos. Neste campo de ação, damos conta do mapeamento exploratório concretizado sobre o Pensamento Computacional, com vista ao desenvolvimento de um cenário de formação contínua de professores para a realidade dos Açores. Neste sentido, num primeiro momento, apresentamos a WEIWER® a par dos projetos da Wikimedia Foundation, evidenciando a Wikipédia no contexto da Educação Aberta, e nesta os Recursos Educacionais Abertos e as Práticas Educacionais Abertas. O segundo momento está circunscrito ao Pensamento Computacional, sendo este perspetivado em articulação com o estado da arte e os referenciais enquadradores da escola digital e virtual. Num terceiro momento será apresentado o resultado do mapeamento efetuado, assim como a respetiva análise à luz do referido estado da arte. Por fim, conclui-se reconhecendo que pode ser identificado enquanto ponto de partida da formação contínua de professores intitulada “O Pensamento Computacional no Ecossistema da Escola Digital e Virtual”, a implementar no Arquipélago dos Açores.
  • Integração do ecossistema Wikimedia no Ensino Básico: estudo de caso com professores na ilha de S. Miguel
    Publication . Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Com o advento da Web 2.0, diversas iniciativas têm vindo a ser desenvolvidas, exigindo que cada professor atue ativamente online, para aprimorar práticas pedagógicas e a qualidade do ensino. Neste contexto, pretende-se analisar práticas formativas e pedagógicas colaborativas, integrando o Ecossistema Wikimedia no currículo do ensino básico, numa ótica de atualização pedagógica e formação contínua, e promovendo um conjunto de competências, integradas no capital digital. Com este estudo de caso, espera-se que seja possível contribuir para a transição digital da escola e a modernização do ensino e aprendizagem, nomeadamente formando professores para dinâmicas de mudança nos processos educativos.