Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Na construção da sociedade moderna, em reação aos desenvolvimentos tecnológicos do final do séc. XX, foi reconhecida a necessidade de adaptar o sistema de ensino não apenas para a sua atualização, mas ainda para contribuir para a capacitação de cidadãos digitalmente competentes. O foco na formação inicial e contínua dos professores tenta, assim, e entre outras dimensões, refletir a grande responsabilidade destes profissionais, por exemplo, em dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI. Para tal, acreditamos que cada docente deve ser igualmente um profissional competente e reflexivo, sobre as suas práticas e necessidades de formação. No ano de 2020, com a suspensão das atividades letivas presenciais e o Ensino Remoto de Emergência (ERE), ficou patente que as situações de modernização escolar dependeram, em larga parte, do empenho e dinamismo de alguns professores. Além disso, o sistema escolar demonstrou fragilidades, ao nível de uma adequada preparação para lidar com os constrangimentos do uso exclusivo de plataformas digitais, conjugadas com um modelo de ensino dependente de ferramentas e teorias tradicionalmente associadas ao e-learning. As dinâmicas que a comunidade escolar apresentou para ultrapassar as suas dificuldades e necessidades, aliado à vontade de reaproveitar os esforços despendidos para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao e-learning. O nosso estudo foi orientado pela Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a fase de execução, nomeadamente na ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, com a finalidade de integrar a plataforma digital microsoft Teams nas suas práticas letivas. Este curso, destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas no uso de ferramentas de e-learning, pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula, ao proporcionar a possibilidade de implementar um sistema b-learning, assim aproveitando o investimento realizado (humano e material) na ultrapassagem das diversas restrições provocadas pela COVID-19.

Description

Produção científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.

Keywords

Formação de professores Projeto de intervenção educativa e pedagógica Microsoft Teams Blended learning Açores

Pedagogical Context

Citation

Costa, L.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2021). Microsoft Teams aplicado à Docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário. A. Silva, et al. (Edit). Livro de Resumos do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação, pp. 64-65. Viseu: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue