Repository logo
 
Publication

Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário

dc.contributor.authorCosta, Luís Filipe de Amaral
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2023-09-25T10:57:01Z
dc.date.available2023-09-25T10:57:01Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionProdução científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractNa construção da sociedade moderna, em reação aos desenvolvimentos tecnológicos do final do séc. XX, foi reconhecida a necessidade de adaptar o sistema de ensino não apenas para a sua atualização, mas ainda para contribuir para a capacitação de cidadãos digitalmente competentes. O foco na formação inicial e contínua dos professores tenta, assim, e entre outras dimensões, refletir a grande responsabilidade destes profissionais, por exemplo, em dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI. Para tal, acreditamos que cada docente deve ser igualmente um profissional competente e reflexivo, sobre as suas práticas e necessidades de formação. No ano de 2020, com a suspensão das atividades letivas presenciais e o Ensino Remoto de Emergência (ERE), ficou patente que as situações de modernização escolar dependeram, em larga parte, do empenho e dinamismo de alguns professores. Além disso, o sistema escolar demonstrou fragilidades, ao nível de uma adequada preparação para lidar com os constrangimentos do uso exclusivo de plataformas digitais, conjugadas com um modelo de ensino dependente de ferramentas e teorias tradicionalmente associadas ao e-learning. As dinâmicas que a comunidade escolar apresentou para ultrapassar as suas dificuldades e necessidades, aliado à vontade de reaproveitar os esforços despendidos para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao e-learning. O nosso estudo foi orientado pela Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a fase de execução, nomeadamente na ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, com a finalidade de integrar a plataforma digital microsoft Teams nas suas práticas letivas. Este curso, destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas no uso de ferramentas de e-learning, pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula, ao proporcionar a possibilidade de implementar um sistema b-learning, assim aproveitando o investimento realizado (humano e material) na ultrapassagem das diversas restrições provocadas pela COVID-19.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, L.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2021). Microsoft Teams aplicado à Docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário. A. Silva, et al. (Edit). Livro de Resumos do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação, pp. 64-65. Viseu: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-5443
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14986
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7185/1/2021_1.1__Livro_resumos_olhares_2021%281%29.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectProjeto de intervenção educativa e pedagógicapt_PT
dc.subjectMicrosoft Teamspt_PT
dc.subjectBlended learningpt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.titleMicrosoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundáriopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseupt_PT
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.startPage64pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educaçãopt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameLuís
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7E1E-4858-F863
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0003-3758-9050
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Costa_Cardoso_Pestana_Livro_resumos_olhares_educacao_viseu.pdf
Size:
1.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: