Publication
Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário
dc.contributor.author | Costa, Luís Filipe de Amaral | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T10:57:01Z | |
dc.date.available | 2023-09-25T10:57:01Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description | Produção científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta. | pt_PT |
dc.description.abstract | Na construção da sociedade moderna, em reação aos desenvolvimentos tecnológicos do final do séc. XX, foi reconhecida a necessidade de adaptar o sistema de ensino não apenas para a sua atualização, mas ainda para contribuir para a capacitação de cidadãos digitalmente competentes. O foco na formação inicial e contínua dos professores tenta, assim, e entre outras dimensões, refletir a grande responsabilidade destes profissionais, por exemplo, em dotar os seus alunos de competências adequadas ao século XXI. Para tal, acreditamos que cada docente deve ser igualmente um profissional competente e reflexivo, sobre as suas práticas e necessidades de formação. No ano de 2020, com a suspensão das atividades letivas presenciais e o Ensino Remoto de Emergência (ERE), ficou patente que as situações de modernização escolar dependeram, em larga parte, do empenho e dinamismo de alguns professores. Além disso, o sistema escolar demonstrou fragilidades, ao nível de uma adequada preparação para lidar com os constrangimentos do uso exclusivo de plataformas digitais, conjugadas com um modelo de ensino dependente de ferramentas e teorias tradicionalmente associadas ao e-learning. As dinâmicas que a comunidade escolar apresentou para ultrapassar as suas dificuldades e necessidades, aliado à vontade de reaproveitar os esforços despendidos para uma mudança do paradigma educativo, constituíram a base da nossa problemática de investigação, na qual pretendemos estudar práticas formativas e pedagógicas colaborativas com recurso ao e-learning. O nosso estudo foi orientado pela Metodologia de Projeto, incidindo este texto sobre a fase de execução, nomeadamente na ação de formação desenvolvida para professores do Ensino Básico e Secundário de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, Açores, com a finalidade de integrar a plataforma digital microsoft Teams nas suas práticas letivas. Este curso, destinado a dotar os docentes de competências técnicas, tecnológicas e pedagógicas no uso de ferramentas de e-learning, pretende ser um facilitador da transição digital no contexto da sala de aula, ao proporcionar a possibilidade de implementar um sistema b-learning, assim aproveitando o investimento realizado (humano e material) na ultrapassagem das diversas restrições provocadas pela COVID-19. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa, L.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2021). Microsoft Teams aplicado à Docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário. A. Silva, et al. (Edit). Livro de Resumos do 9.º Congresso Olhares sobre a Educação, pp. 64-65. Viseu: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-5443 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/14986 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7185/1/2021_1.1__Livro_resumos_olhares_2021%281%29.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Projeto de intervenção educativa e pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Microsoft Teams | pt_PT |
dc.subject | Blended learning | pt_PT |
dc.subject | Açores | pt_PT |
dc.title | Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 65 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 64 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação | pt_PT |
person.familyName | Costa | |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Pestana | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.givenName | Filomena | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | 7E1E-4858-F863 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3758-9050 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Costa_Cardoso_Pestana_Livro_resumos_olhares_educacao_viseu.pdf
- Size:
- 1.27 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: