Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- Un retrato desconocido de Isabel La CatólicaPublication . Flor, PedroLas reservas de la National Gallery de Londres albergan una pintura identificada como María Magdalena atribuida a un maestro desconocido de posible origen franco-flamenco. La identificación iconográfica del personaje se basa en el pequeño frasco que sujeta. Sin embargo, un análisis más detallado de la obra nos permite plantear la hipótesis de que se trate antes de un retrato de Isabel la Católica, no sólo por comparación con otros ejemplares iconográficos de la Reina, sino también por las joyas que ostenta. Partiendo de la comparación estilística con obras coevas resulta problemático determinar con precisión el autor de la pintura, pero es posible que se trate de Michel Sittow o alguien de su círculo de influencia, cuya actividad se conoce precisamente a finales del siglo XV y principios del XVI al servicio de la corona española.
- A arte do retrato em Portugal : entre o fim da idade média e o RenascimentoPublication . Flor, Pedro; Serrão, Vitor; Tavares, Maria José FerroEstudar a arte do retrato em Portugal, em particular a produzida entre o final da Idade Média e o Renascimento, constitui o objecto de estudo fulcral da presente tese doutoral. Ao longo deste período, vários espécimes de retrato foram executados sob os mais diversos formatos, materiais, tipos e qualidades. Em primeiro lugar, tornar-se-á fundamental estudar com profundidade o conceito de ‘retrato’, termo este que pode assumir vários significados, consoante os vectores estruturantes de espaço e tempo. O conhecimento dos padrões representativos e o modo como um retrato era executado serão também questões constantes durante o nosso trabalho. Depois, procuraremos proceder a uma leitura transversal e longitudinal das manifestações retratísticas no Ocidente europeu, encetando as pesquisas na Antiguidade e caminhando pela Idade Média até à Modernidade. A identificação dos principais momentos desse longo trajecto, a enumeração dos nomes e das obras de maior significado cultural e a sua integração nos movimentos artísticos próprios serão objectivos absolutamente essenciais que nos irão nortear o pensamento. Após a análise do panorama retratístico europeu e a tomada de consciência dos seus principais momentos e problemáticas, tentaremos, por último, estabelecer uma tipologia alargada de retratos, adoptando vocabulário específico, recolhido na tratadística coeva. Para a compreensão do fenómeno da arte do Retrato no crepúsculo da Idade Média e durante a aurora e o triunfo do Renascimento em Portugal, é elementar perceber quais as suas raízes e os seus modelos de inspiração. A aplicação de uma metodologia analítica, crítica e problematizante no caso português, bem como a adopção do vocabulário e da tipologia propostas irão pautar o nosso posicionamento científico perante as obras de arte. A selecção de um corpus com cerca de cem exemplares, entre espécimes de pintura, escultura, iluminura e vitral, permitir-nos-á ensaiar a utilização de tais meios científicos no estudo da arte do retrato em Portugal, no final do século XV e na primeira metade do século XVI.
- Galeria dos Presidentes da Cruz Vermelha PortuguesaPublication . Flor, Pedro; Flor, Susana VarelaQuem visita o antigo Palácio dos Condes d’Óbidos em Lisboa encontra um edifício muito alterado, fruto de variadas intervenções arquitetónicas que alteraram profundamente o interior deste espaço áulico, entretanto adaptado às novas funções de Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa. Desta forma, a partir de 1919, com a aquisição do edifício aos antigos proprietários descendentes do 1.º Conde d’Óbidos, D. Vasco de Mascarenhas, o Palácio viria a conhecer sucessivas intervenções tanto ao nível das estruturas arquitetónicas, como ao nível da decoração de interiores, visíveis ainda hoje na Biblioteca, antigo Oratório, Sala de Jantar, entre outros espaços.
- Retratos do Paço Ducal de Vila Viçosa (séculos XVI-XIX)Publication . Flor, Susana Varela; Flor, Pedro“Portraits of the Ducal Palace of Vila Viçosa” is the result of the research carried out by the authors on the relationship established between the House of Braganza and the art of portraiture, an artistic genre always appreciated in all times. The study of some of the still existing examples was the object of re"ection throughout the book, along with the analysis of others that came to us only by written references. It is based on the chronology of the construction of the Paço Ducal and on the most striking moments of its history. Besides, authors sought to explain how the use and possession of portraits served to affirm power during the 16th and 19th centuries in Portugal. From the portraits kept in the Paço Ducal collections, authors selected perhaps those of greater artistic and iconographic value, with particular emphasis on the magnificent pictorial set of the ceiling of the “Sala dos Duques”. From painting to tiles and from sculpture to miniature, the early modern period was privileged in the present book, the essential step for the consolidation of the highest statute of the House of Bragança in Portugal and in Europe.
- Dois retratos de corte no Palácio Nacional de SintraPublication . Flor, Pedro
- Simón Pereyns pintor da Nova España, em Lisboa (1558)Publication . Flor, PedroA passagem do pintor flamengo Simón Pereyns por Lisboa por volta de 1558 é conhecida pela historiografia iberoamericana desde 1938, após o trabalho seminal de Manuel Toussaint. À luz de nova documentação recenseada, o presente texto procura explicar melhor as circunstâncias da vinda de Pereyns a Portugal, antes de partir para Espanha, de onde rumaria ao México em 1566. Os contactos artísticos mantidos com a comunidade flamenga estabelecida em Lisboa desde os finais do século XV e o convívio próximo com os pintores de corte que se destacavam na arte do retrato são alguns aspectos que iremos analisar para uma melhor compreensão da carreira de Pereyns na Nova Espanha.
- Historiografia da arte do retrato renascentista em PortugalPublication . Flor, Pedro
- Une copie d'un original de François Clouet (c. 1515-1572) au Palais National da AjudaPublication . Flor, PedroA partir de um estudo de caso, o retrato dito do rei português D. Sebastião (1554-1578) exposto no Palácio Nacional da Ajuda, procuraremos discorrer sobre os usos da retratística durante o Renascimento, bem como a importância da cópia no desenvolvimento da carreira dos pintores e res-pectivas oficinas e no estabelecimento dos cânones iconográficos da representação. Com base em investigação histórico-artística e nos exames fotográficos realizados, analisaremos a pintura mencionada apresentando alguns dados relevantes quanto ao processo criativo e à execução pictórica na segunda metade do século XVI, sem esquecer uma nova proposta de identificação da personagem retratada.