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- Rediscovering the great panorama of Lisbon in tilesPublication . Flor, Pedro; Coutinho, Maria João Pereira; Ferreira, Sílvia; Flor, Susana Varela
- Tommaso da Fossa: um escultor genovês em Lisboa em 1561Publication . Flor, Pedro
- Pintado de branco & negro representava ser todo de pedraria: notas sobre la fiesta y policromía en la entrada triunfal de Felipe III de España em Lisboa em 1619Publication . Flor, Pedro; Soto Caba, Victoria; Solis Alcudia, Isabel
- Praça Universal de todo o Orbe: uma vista de Lisboa em 1619Publication . Flor, Pedro
- DatingPublication . Flor, Pedro
- Simón Pereyns pintor da Nova España, em Lisboa (1558)Publication . Flor, PedroA passagem do pintor flamengo Simón Pereyns por Lisboa por volta de 1558 é conhecida pela historiografia iberoamericana desde 1938, após o trabalho seminal de Manuel Toussaint. À luz de nova documentação recenseada, o presente texto procura explicar melhor as circunstâncias da vinda de Pereyns a Portugal, antes de partir para Espanha, de onde rumaria ao México em 1566. Os contactos artísticos mantidos com a comunidade flamenga estabelecida em Lisboa desde os finais do século XV e o convívio próximo com os pintores de corte que se destacavam na arte do retrato são alguns aspectos que iremos analisar para uma melhor compreensão da carreira de Pereyns na Nova Espanha.
- Retórica del color: policromía de lo efímero vs. policromía digitalPublication . Flor, Pedro; Sanabria, Juan S.; Soto Caba, Victoria; Albisu, María Castilla
- Gabriel del Barco y Minusca pintor (1648-1701): elementos para uma visão prosopográfica da Lisboa barrocaPublication . Flor, Susana Varela; Flor, PedroPartindo da análise biográfica e artística do pintor espanhol Gabriel del Barco (1648-1701?), o presente texto tem como objectivo aprofundar a história entre Portugal e Espanha no período Barroco (séc. XVII), através das ligações à Corte de Madrid (intercâmbio de pintores e de famílias nobres), as inter-relações familiares (os Marqueses de Arronches, os Condes de Sabugal, os Condes de Palma, etc) e o culto religioso de Nossa Senhora da Atocha, gerador de dinamismo cultural peninsular. Baseados em dados documentais, relatos de diferentes fontes escritas, obras de arte existentes e referenciadas, procuraremos reconstituir o percurso de Gabriel del Barco em Portugal nos primeiros anos de carreira, aproveitando para caracterizar a sociedade (incluindo os artistas) da segunda metade do século XVII.