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  • Inovar para a qualidade na educação digital
    Publication . Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas
  • Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento
    Publication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
  • Práticas e cenários de inovação em educação online
    Publication . Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas
    A educação a distância e em rede é um regime de aprendizagem internacionalmente reconhecido e de qualidade, em particular, para fazer face aos desafios emergentes na flexibilização do acesso ao conhecimento na sociedade digital. A missão e programa de ação da Universidade Aberta inscrevem-se nesta dimensão de valorização social não só da população adulta mas também das mais jovens que, por razões de natureza pessoal e decorrentes da sua atividade profissional, encontram na aprendizagem em rede as condições para a sua inclusão nos processos de experiência e criação de conhecimento. Esta abordagem constitui o núcleo temático das reflexões que agora apresentamos no conjunto dos textos que integram a presente publicação, Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online, e com a qual se dá início à coleção Educação a Distância e eLearning, no âmbito do programa editorial da Universidade Aberta. Com esta publicação queremos partilhar a nossa experiência ao longo da qual temos vindo a construir um pensamento sobre a modernidade da educação a distância e a antecipação dos momentos do futuro. Um percurso de desafios construído na mudança para a inovação na Educação. A Universidade Aberta é fundadora desta modernidade enquanto única instituição dedicada à educação a distância e eLearning no sistema de ensino superior público português. A sua criação constituiu um momento ímpar na visão estratégica para a mudança do pensamento e práticas da educação, a qual tem vindo a ser construída não só através dos processos de qualificação profissional e valorização social, mas também no desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas para a sustentabilidade da construção do conhecimento em rede. Os textos agora reunidos na presente publicação constituem a expressão deste novo olhar para a educação a distância e em rede, nomeadamente na valorização das novas abordagens para a elaboração de uma visão estratégica da pedagogia na sociedade digital. Para além dos atores das redes sociais e cognitivas da modernidade somos os autores das narrativas digitais de aprendizagem e conhecimento. Esta é uma condição para a sustentabilidade das redes de aprendizagem e conhecimento na sociedade digital. A fluidez das redes digitais constitui uma nova expressão dos processos de mediação na interação, e, através destes, uma nova forma para a receção, criação e desenvolvimento do conhecimento na sociedade em rede. Este é o nosso ponto de observação dos cenários e contextos de educação emergentes que partilhamos, agora, com a consciência de que é um trabalho inacabado e sempre em desenvolvimento na procura da compreensão dos processos e práticas na experiência e criação do conhecimento na sociedade em rede. A presente publicação foi construída a partir desta experiência e tem como objetivo divulgar de uma forma sistematizada e organizada a variedade dos percursos que se têm vindo a seguir na Universidade Aberta, reunindo um conjunto de catorze textos que espelham a concretização do EaD-Online tanto em domínios disciplinares diversificados como na participação em projetos inovadores. Na sua totalidade este volume contribui de forma inequívoca para o estado da arte em educação a distância em Portugal, expondo diferentes modos de responder aos desafios educativos que se têm vindo a colocar pela rápida adoção das novas tecnologias.
  • Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta : para uma universidade do futuro
    Publication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina; Amante, Lúcia; Bidarra, José
  • Virtual pedagogical model: development scenarios
    Publication . Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
  • Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital
    Publication . Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas
    “Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital” dá continuidade à linha editorial da coleção Educação a Distância e eLearning da Editora Universidade Aberta. Este segundo volume desta linha editorial concretiza a vontade da Universidade Aberta em partilhar, através de recursos abertos, tanto resultados de investigação como reflexões sobre as interconexões das diferentes vertentes científicas, pedagógicas e sociais, que emergem nos cenários de inovação educativa. Este volume, que reúne sete capítulos, mantém o diálogo com todos os interessados nos ambientes de educação digital ao apresentar cenários pedagógicos, teóricos e de inovação que constituem a realidade multidimensional do Ensino a Distância e em Rede e que são objeto de estudos, de experiências e de projetos que decorrem atualmente na Universidade Aberta. O primeiro capítulo, da autoria de Sónia Sousa e Paulo Dias, apresenta resultados de um estudo sobre a confiança, entendida como meio para a valorização da sustentabilidade dos processos de interação entre os membros das redes de atores nos cenários emergentes de educação aberta e em rede. Darlinda Moreira e Filipa Seabra, no capítulo 2, analisam o conceito e as potencialidades da mobilidade virtual no contexto do ensino superior a distância online. O capitulo 3, cujos autores são M. M. Ishida, Ana Paula Martinho, Pedro Pereira, Lúcia Amante e Sandra Caeiro, compara dois modelos pedagógicos de cursos oferecidos na modalidade a distância na área das ciências aplicadas: o da Universidade Aberta e o da Universidade Federal de Santa Catarina. Paula Bacelar-Nicolau, Ulisses M. Azeiteiro e Pedro Pereira, no capítulo 4, relatam resultados de uma década de estudos realizados no âmbito do mestrado em Cidadania Ambiental e Participação da Universidade Aberta e discutem as predisposições atitudinais, as motivações e as barreiras identificadas na adoção do eLearning bem como progressos e iniciativas institucionais implementadas. No Capítulo 5, Susana Henriques, J. António Moreira, Daniela Melaré Vieira Barros e Fátima Goulão explanam a concepção e o modelo de formação seguido no Curso de Formação para a Docência Online, da Universidade Aberta. O sexto capítulo da autoria de Maria de Fátima Goulão e Rebeca Cerezo Menéndez, relata uma experiência realizada na Universidade Aberta e que decorreu previamente ao início das atividades académicas, onde os estudantes que frequentam pela primeira vez a universidade são conduzidos a desenvolver a metacognição como estratégia autorreguladora do processo de aprendizagem. Tiago Carrilho e José António Porfírio, encerram esta publicação com o sétimo capítulo que apresenta o projeto europeu ISOLearn, apoiado no âmbito do Programa ERASMUS+, cujo objetivo principal é contribuir para o acesso e melhoria da qualidade do Ensino Superior para pessoas com deficiência visual ou auditiva, promovendo a sua inclusão.
  • III Colóquio luso-brasileiro de educação a distância e elearning
    Publication . Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas; Barros, Daniela Melaré Vieira; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Spilker, Maria João
    O livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs, MOOCs, REAs, …); Realidade Virtual em EaD; Jogos e gamification em EaD; Mobile Learning; EaD e Inclusão Digital e Avaliação em contextos online.
  • Autoria e coautoria no contexto de práticas educacionais abertas no ensino superior
    Publication . Pinto, Anamelea; Mendes, António Quintas; Pereira, Jasete Maria da Silva; Seco, Carlos
    A crescente profusão e difusão de recursos educacionais abertos (REA) requer uma postura crítica e ética para sua análise e discussão das concepções e produções vigentes. Assim, compreender os elementos constitutivos das autorias discente/docente é de fundamental importância uma vez que os usuários desses materiais são potencialmente aqueles que alimentarão e retroalimentarão os conteúdos a partir de suas práticas educacionais. Assim, não há como dissociar os REA das condições de autoria. Neste cenário, a presente comunicação pretende debater algumas questões teóricas relativas à autoria e co-autoria no quadro dos processos de produção e reeutilização de REAs bem como analisar uma experiência pedagógica realizada neste domínio. Centrámo-nos neste trabalho na análise das perceções e atitudes dos participantes sobre estas questões, concluindo que estes, embora reconhecendo uma tensão entre produções individuais e produções coletivas se mostram abertos ao envolvimento em produções coletivas com caraterísticas de REAs.