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Autoria e coautoria no contexto de práticas educacionais abertas no ensino superior

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A crescente profusão e difusão de recursos educacionais abertos (REA) requer uma postura crítica e ética para sua análise e discussão das concepções e produções vigentes. Assim, compreender os elementos constitutivos das autorias discente/docente é de fundamental importância uma vez que os usuários desses materiais são potencialmente aqueles que alimentarão e retroalimentarão os conteúdos a partir de suas práticas educacionais. Assim, não há como dissociar os REA das condições de autoria. Neste cenário, a presente comunicação pretende debater algumas questões teóricas relativas à autoria e co-autoria no quadro dos processos de produção e reeutilização de REAs bem como analisar uma experiência pedagógica realizada neste domínio. Centrámo-nos neste trabalho na análise das perceções e atitudes dos participantes sobre estas questões, concluindo que estes, embora reconhecendo uma tensão entre produções individuais e produções coletivas se mostram abertos ao envolvimento em produções coletivas com caraterísticas de REAs.

Description

Keywords

Autoria Coautoria Recursos educacionais abertos Práticas educacionais abertas Ensino superior

Pedagogical Context

Citation

Pinto, Anamelea; et al. - Autoria e coautoria no contexto de práticas educacionais abertas no ensino superior. In Challenges 2017. Conferência Internacional de TIC na Educação, 10, Braga, 2017 - "Aprender nas nuvens, Learning in the clouds [Em linha]: livro de atas". 2ª ed. Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência, 2017. ISBN: 978-989-97374-7-1. p. 1637-1651

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