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- HEI in the context of global citizenshipPublication . Jacquinet, Marc; Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Silva, Maria Luisa; Pimentel, FernandoThe last decades have seen an expansion of the application of Quality Systems in the service sectors and in the public service sectors, including in Higher Education Institutions (HEI). Taking into account the fact that educational institutions are the incubators of future societies, it is critical to understand the role played by Quality Systems in improving the efficiency and effectiveness of such sector. HEI replicate or else reject and innovate the basic settings of each society. HEI both repeat and strengthen the social norms, the social conventions and the belief systems of each society or else they renovate and create new operational modes of existence. Global change happens as a result of the cumulative effect of such partial changes.
- “Three white men walk into a bar” – TQM’s vanguard pluralistic intersectionality and Maine de Biran’s open-processPublication . Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Gameiro, Amandine; Almeida, Fernando; Jacquinet, Marc; Lima, MiguelIn the rich, educated and industrialised world, with high levels of concentration of technology, Total Quality Management has successfully allowed industries, organizations and institutions to gradually adapt to the new circumstances of the past 20th century, including the gradual transition from industry-based societies to a focus on services. In the 21st century, facing the radical changes in contemporary societies, and the necessary responses to the double challenge of growing economic inequality and the rapid deterioration of environmental conditions, a test that is already being faced by avant-garde institutions, especially designed to promote exploratory, provisional, and heuristic, trial-and-error actions.
- A gestão dos recursos humanos numa das instituições de ensino superior angolanaPublication . Massuno, André; Jacquinet, MarcA presente investigação tem como principal objectivo determinar factores que contribuem para gestão dos recursos humanos no departamento de ciências exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Para estudar esta situação procedeu-se a apresentação das questões de investigação constantes na introdução. Desta forma seleccionou-se a abordagem descritiva, utilizando métodos quantitativos por meio do inquérito por questionários e por entrevista. Analisaram-se os dados recolhidos dos inquéritos a partir do SPSS v.21, aplicado a uma amostra de 25 professores. De forma geral o estudo determinou como factores principais que influenciam na gestão dos recursos humanos do departamento de ciências exactas, o reconhecimento e o progresso profissional que reflecte directamente no salário e na recompensa.
- Broader terms curriculum mapping: using natural language processing and visual-supported communication to create representative program planning experiencesPublication . Duarte, Rogério; Nobre, Ângela Lacerda; Pimentel, Fernando; Jacquinet, MarcAccreditation bodies call for curriculum development processes that are open to all stakeholders, reflecting viewpoints of students, industry, university faculty, and society. However, communication difficulties between faculty and non-faculty groups leave an immense collaboration potential unexplored. Using the classification of learning objectives, natural language processing, and data visualization, this paper presents a quantitative method that delivers program plan representations that are universal, self-explanatory, and empowering; promoting stronger links between program courses and curriculum development open to all stakeholders. A simple example shows how the method contributes to representative program planning experiences and a case study is used to confirm the method’s accuracy and utility.
- E-Sustainability 2022 | Atas do Seminário Doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e DesenvolvimentoPublication . Barreto, Cristiane; Sayago, Dóris; Simão, João; Trindade, Jorge; Jacquinet, Marc; Caeiro, SandraEste e-book é o resultado das contribuições apresentadas pelos doutorandos de dois doutoramentos: Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília., durante os dois dias e foi organizado em quatro grandes tópicos: i) Sociedade e Desenvolvimento local; ii) Ambiente, iii) Organizações e Governança e iv) Agroecologia. Apresentam-se de seguida as contribuições de cada tópico em forma de resumo alargado. A diversidade dos temas apresentados reflete não só a riqueza, complexidade e multidimensionalidade associadas ao conceito de sustentabilidade como a diversidade geográfica das comunicações.
- E-Sustainability 2021 | Atas do seminário doutoral do Doutoramento em Sustentabilidade Social e DesenvolvimentoPublication . Barreto, Cristiane; Sayago, Dóris; Simão, João; Trindade, Jorge; Jacquinet, Marc; Caeiro, SandraA presente obra reúne os contributos em forma de artigo resumido dos participantes no Seminário Doutoral Anual do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta de Portugal. Nesta publicação podem ser encontrados temas de economia, governança, ambiente, cidadania e responsabilidade social associados ao desenvolvimento sustentável. Os resultados apresentados estão associados aos desenvolvimentos mais recentes da investigação em dois doutoramentos: Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília.
- Uma nota sobre o repositório aberto e seu uso no estudoPublication . Jacquinet, MarcOs recursos abertos assentam em textos ou outros documentos digitais que combinam características como: clareza, acesso aberto, rigor, qualidade e preocupação pedagógica, quando têm na mente o processo de aprendizagem dos alunos. Os recursos abertos de investigação nem sempre tem esta preocupação pedagógica, para além da referida clareza. Os recursos abertos relacionados com unidades curriculares de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e outras formações estão integrados num processo de aprendizagem contínuo e de acesso livre.
- Ferramenta de apoio ao desenvolvimento curricularPublication . Silva, Rogério Duarte da; Pimentel, Fernando; Nobre, Ângela Lacerda; Jacquinet, MarcAs agências de acreditação promovem o desenvolvimento curricular “científico”; assente na educação orientada por objetivos e em princípios de alinhamento construtivo. Para por em marcha esta forma de encarar a educação definem-se mapas que representam visualmente as unidades curriculares (UC) de um curso (dispondo-as verticalmente em função do ano e horizontalmente para um mesmo ano) relacionando objetivos de aprendizagem. Da análise destes mapas e pelo conhecimento dos objetivos de aprendizagem de cada UC é possível estabelecer ligações entre UC e intuir princípios fundamentais de ensino-aprendizagem subjacentes a um plano de estudos. Contudo, a interpretação dos objetivos de aprendizagem pressupõe a posse de competências específicas de subáreas disciplinares limitando a comunicação. Mesmo quando objetivos de aprendizagem de um plano de estudo são escritos de acordo com a taxonomia de Bloom, a variabilidade no estilo de escrita e no escopo resulta numa elevada heterogeneidade da redação dos objetivos de aprendizagem, uns demasiado abstratos, outros demasiado detalhados.
- Experiências e trajetórias dos mestres e doutores da Universidade Aberta (2011- 2020)Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados do inquérito aos mestres e doutorados da Universidade Aberta, com base no questionário aplicado entre março e abril de 2023, abrangendo os diplomados do 2.º e 3.º ciclos, entre 2011 e 2020. Foram obtidas 431 respostas, de um universo de 1375 graduados, o que corresponde a 31% dos mestres e 44% dos doutorados. Desta forma, o Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta alarga o seu campo de análise, até ao momento centrado nas experiências e trajetórias dos licenciados da instituição, acompanhando também a estratégia da instituição para ampliar e consolidar a sua oferta pedagógica ao nível dos mestrados e doutoramentos.