Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- The Immersive Learning Brain: relatório finalPublication . Silva, Ari; Morgado, Leonel; Cassola, FernandoEm 2014, foi criada uma organização sem fins lucrativos, a Immersive Learning Research Network (iLRN), que tem por missão principal juntar as comunidades académicas e profissionais desta área, levando-as a unir esforços para desenvolver uma base rigorosa e sólida de evidências acerca de, no fundo, de “o que é que funciona” com aprendizagem imersiva, realidade imersiva (IR) e realidade estendida (XR). A iLRN organiza todos os anos conferências mundiais onde a comunidade tem a oportunidade de apresentar e partilhar as suas investigações e avanços na área, bem como quais têm sido os desafios encontrados. O que se pretende é, no fundo, um momento de comunicação, partilha e discussão entre toda a comunidade, para perceber de que forma a aprendizagem imersiva pode contribuir para resolver problemas práticos do mundo. Desde logo, um dos grandes desafios que a rede tem sentido vem da forte interdisciplinaridade do campo de investigação, que é muito disperso e vai desde a medicina, à construção civil, psicologia, ensino, entre muitas outras áreas. A rede iLRN sentiu que estava na altura de, num esforço pioneiro para a sistematização do conhecimento no campo, lançar uma iniciativa, a Knowledge Tree, que pretende unificar a diversidade de perspetivas e abordagens à investigação em aprendizagem imersiva [iLRN 2022]. Como resposta direta a esta iniciativa da rede, a Knowledge Tree, o meu orientador, Prof. Leonel Morgado, em coautoria com outros investigadores, levou a cabo um trabalho de levantamento, uma revisão sistemática de revisões da literatura entre os anos 2000 e 2019, tendo analisado centenas de extratos de artigos publicados e as suas referências bibliográficas, que sustentam a ocorrência de usos de ambientes imersivos de aprendizagem, fornecendo uma visão geral acerca desses usos e do contexto em que ocorrem. Este projeto de fim de curso vem na sequência desse esforço de levantamento sistemático nas revisões da literatura. Pretende-se desenvolver uma ferramenta de análise que permita aos investigadores avaliar os resultados práticos desse estudo (e suas eventuais atualizações) de forma visualmente imersiva e interativa. O que se pretende não é uma simples apresentação de resultados aos utilizadores, mas antes uma forma de eles próprios poderem desenvolver o espírito crítico acerca da investigação publicada, e que assim daí surjam novas questões que permitam evoluir os modelos apresentados.
- Ferramenta de apoio ao desenvolvimento curricularPublication . Silva, Rogério Duarte da; Pimentel, Fernando; Nobre, Ângela Lacerda; Jacquinet, MarcAs agências de acreditação promovem o desenvolvimento curricular “científico”; assente na educação orientada por objetivos e em princípios de alinhamento construtivo. Para por em marcha esta forma de encarar a educação definem-se mapas que representam visualmente as unidades curriculares (UC) de um curso (dispondo-as verticalmente em função do ano e horizontalmente para um mesmo ano) relacionando objetivos de aprendizagem. Da análise destes mapas e pelo conhecimento dos objetivos de aprendizagem de cada UC é possível estabelecer ligações entre UC e intuir princípios fundamentais de ensino-aprendizagem subjacentes a um plano de estudos. Contudo, a interpretação dos objetivos de aprendizagem pressupõe a posse de competências específicas de subáreas disciplinares limitando a comunicação. Mesmo quando objetivos de aprendizagem de um plano de estudo são escritos de acordo com a taxonomia de Bloom, a variabilidade no estilo de escrita e no escopo resulta numa elevada heterogeneidade da redação dos objetivos de aprendizagem, uns demasiado abstratos, outros demasiado detalhados.
- A sacralidade profana em Fernando Pessoa: entre a mística judaica e o instante modernistaPublication . Rodrigues, José da Cunha; Vila Maior, Dionísio; Vieira, Nelson HarryEste estudo incide sobre o alcance místico na obra do poeta Fernando Pessoa. Não obstante o pressuposto metafísico ser uma categoria singular, e propositadamente privilegiada pelo escritor em muitos dos seus textos, torna-se basilar a ideia de obter novas aceções dessa poesia para desenvolver uma multiplicidade de sentidos vários na sua obra. Reconhece-se a existência de uma linha cabalística/judaica que incide na forma evolutiva da sua escrita e de como vão sendo proporcionados esses espaços esotéricos em interação com a modernidade e a pós-modernidade. A partir da análise deste corpus textual, que inclui passagens, trechos, e extratos, completos e incompletos, de cariz anticatólica, antirreligioso e ateísta, pretende-se sustentar a tese segundo a qual se apresenta este procedimento como determinante para o ceticismo, o (a)gnosticismo e a (i)rreligiosidade do poeta. O processo de profanação e sacralização do elemento religioso/católico em Pessoa —incluindo heterónimos e semi-heterónimos—, permite-nos encontrar na polifonia deífica o princípio construtivo de um discurso fundamentalmente futurista, místico e mítico, contudo utópico, inquisitivo, enigmático, indagador e dubitativo, prodígio que se reverte num verdadeiro fenómeno literário imperecível.