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Abstract(s)
Em 2014, foi criada uma organização sem fins lucrativos, a Immersive Learning Research Network (iLRN), que tem por missão principal juntar as comunidades académicas e profissionais desta área, levando-as a unir esforços para desenvolver uma base rigorosa e sólida de evidências acerca de, no fundo, de “o que é que funciona” com aprendizagem imersiva, realidade imersiva (IR) e realidade estendida (XR). A iLRN organiza todos os anos conferências mundiais onde a comunidade tem a oportunidade de apresentar e partilhar as suas investigações e avanços na área, bem como quais têm sido os desafios encontrados. O que se pretende é, no fundo, um momento de comunicação, partilha e discussão entre toda a comunidade, para perceber de que forma a aprendizagem imersiva pode contribuir para resolver problemas práticos do mundo.
Desde logo, um dos grandes desafios que a rede tem sentido vem da forte interdisciplinaridade do campo de investigação, que é muito disperso e vai desde a medicina, à construção civil, psicologia, ensino, entre muitas outras áreas. A rede iLRN sentiu que estava na altura de, num esforço pioneiro para a sistematização do conhecimento no campo, lançar uma iniciativa, a Knowledge Tree, que pretende unificar a diversidade de perspetivas e abordagens à investigação em aprendizagem imersiva [iLRN 2022].
Como resposta direta a esta iniciativa da rede, a Knowledge Tree, o meu orientador, Prof. Leonel Morgado, em coautoria com outros investigadores, levou a cabo um trabalho de levantamento, uma revisão sistemática de revisões da literatura entre os anos 2000 e 2019, tendo analisado centenas de extratos de artigos publicados e as suas referências bibliográficas, que sustentam a ocorrência de usos de ambientes imersivos de aprendizagem, fornecendo uma visão geral acerca desses usos e do contexto em que ocorrem.
Este projeto de fim de curso vem na sequência desse esforço de levantamento sistemático nas revisões da literatura. Pretende-se desenvolver uma ferramenta de análise que permita aos investigadores avaliar os resultados práticos desse estudo (e suas eventuais atualizações) de forma visualmente imersiva e interativa. O que se pretende não é uma simples apresentação de resultados aos utilizadores, mas antes uma forma de eles próprios poderem desenvolver o espírito crítico acerca da investigação publicada, e que assim daí surjam novas questões que permitam evoluir os modelos apresentados.
Description
Projeto Final da Licenciatura em Engenharia Informática
Keywords
Imersão Immersive Learning Research Network (iLRN)
Citation
Publisher
Universidade Aberta