Informática e Sistemas de Informação | Trabalhos de estudantes / Students’ papers
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Recent Submissions
- The Immersive Learning Brain: relatório finalPublication . Silva, Ari; Morgado, Leonel; Cassola, FernandoEm 2014, foi criada uma organização sem fins lucrativos, a Immersive Learning Research Network (iLRN), que tem por missão principal juntar as comunidades académicas e profissionais desta área, levando-as a unir esforços para desenvolver uma base rigorosa e sólida de evidências acerca de, no fundo, de “o que é que funciona” com aprendizagem imersiva, realidade imersiva (IR) e realidade estendida (XR). A iLRN organiza todos os anos conferências mundiais onde a comunidade tem a oportunidade de apresentar e partilhar as suas investigações e avanços na área, bem como quais têm sido os desafios encontrados. O que se pretende é, no fundo, um momento de comunicação, partilha e discussão entre toda a comunidade, para perceber de que forma a aprendizagem imersiva pode contribuir para resolver problemas práticos do mundo. Desde logo, um dos grandes desafios que a rede tem sentido vem da forte interdisciplinaridade do campo de investigação, que é muito disperso e vai desde a medicina, à construção civil, psicologia, ensino, entre muitas outras áreas. A rede iLRN sentiu que estava na altura de, num esforço pioneiro para a sistematização do conhecimento no campo, lançar uma iniciativa, a Knowledge Tree, que pretende unificar a diversidade de perspetivas e abordagens à investigação em aprendizagem imersiva [iLRN 2022]. Como resposta direta a esta iniciativa da rede, a Knowledge Tree, o meu orientador, Prof. Leonel Morgado, em coautoria com outros investigadores, levou a cabo um trabalho de levantamento, uma revisão sistemática de revisões da literatura entre os anos 2000 e 2019, tendo analisado centenas de extratos de artigos publicados e as suas referências bibliográficas, que sustentam a ocorrência de usos de ambientes imersivos de aprendizagem, fornecendo uma visão geral acerca desses usos e do contexto em que ocorrem. Este projeto de fim de curso vem na sequência desse esforço de levantamento sistemático nas revisões da literatura. Pretende-se desenvolver uma ferramenta de análise que permita aos investigadores avaliar os resultados práticos desse estudo (e suas eventuais atualizações) de forma visualmente imersiva e interativa. O que se pretende não é uma simples apresentação de resultados aos utilizadores, mas antes uma forma de eles próprios poderem desenvolver o espírito crítico acerca da investigação publicada, e que assim daí surjam novas questões que permitam evoluir os modelos apresentados.
- Relatório Final - inventiveTr@ining: sistema de acompanhamento online de projetos de microeletrónicaPublication . Cota, Duarte; Morgado, LeonelO objetivo do projeto inventiveTr@ining é criar uma ferramenta destinada a formadores, que lhes permita conceber, planear e acompanhar o desenvolvimento de projetos tecnológicos na área de Eletrónica e Automação. Consiste este projeto no desenho e desenvolvimento de componentes para permitir que a plataforma online Inven!RA possa ser utilizada para acompanhamento de projetos curriculares no âmbito das UFCD de cursos profissionais (nível 4) e CET (nível 5), inseridas na área de formação 523-Eletrónica e Automação, de acordo com o Catálogo Nacional de Qualificações.
- Aplicações single-page: caso de implementação com Backbone.jsPublication . Vitorino, Bruno; Morgado, LeonelTrabalho apresentado no Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web, com uma pequena introdução ao conceito de aplicações Single-page e um exemplo de implementação utilizando a framework Backbone.js