Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Sequeira, Rosa Maria

Search Results

Now showing 1 - 10 of 14
  • Da tradição oral ao mito literário : narrativas de Don Juan Tenorio
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Este artigo versa sobre as narrativas orais peninsulares que deram origem ao mito literário de Don Juan, analisando-se o seu sistema mitológico.
  • O corpo falante de Don Juan: a versão muito original de João de Barros
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    O poema dramático de João de Barros, datado de 1920, ilustra uma conceção de desejo ligada a uma ética da alegria na qual o desejo é o motor da ação. Esta conceção, que radica em Espinoza, Deleuze e Guattari, opõe-se a uma outra conceção de desejo como falta que vemos nas filosofias de Platão e Shopenhauer. No poema dramático de João de Barros, o herói reúne forças humanas e sublimes e possui qualidades simbólicas superiores às das restantes personagens na busca de conhecimento de si que constitui o cerne da trama. Por outro lado, este texto contraria a tendência das versões do século XX para anular a presença do transcendente, aqui com algum papel enquanto entidade que participa do confronto. Esta versão de João de Barros tem ainda outra originalidade que consiste em sugerir uma intimidade masculina entre as personagens, vinte anos antes de o médido Gregório Marañon (1947) ter proposto a homossexualidade do sedutor.
  • D. João e a Máscara de António Patrício : o teatro da palavra
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Este artigo incide na problmatização da linguagem amorosa a propósito do texto dramático D. João e a Máscara, publicado em 1924, da autoria de António Patrício.
  • Don Giovanni ou o dissoluto absolvido de José Saramago : à sombra de Mozart
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Este artigo incide no libreto do Prémio Nobel português, José Saramago, que foi levado à cena no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, em 2006. Na análise do libreto, é explorada a relação com o intertexto da ópera de Mozart / Da Ponte, estreada em Praga em 1787.
  • Jogo de espelhos no donjuanismo português
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    O mito de Don Juan, fixado literariamente por Tirso de Molina em 1630 como afirmação do individualismo da era moderna, gozou da maior projeção literária que um mito pode porventura ter, mas sobretudo é um exemplo de interculturalidade e supranacionalidade. Tendo abarcado várias formas artísticas desde a música à literatura (na literatura abrande vários géneros literários) e tendo sido objeto ao longo da história das abordagens mais diversas (musicais, literárias, filosóficas e psicanalíticas entre outras), projetou-se a partir do mediterrâneo para os países do resto da Europa e, posteriormente, até para fora do continente europeu. O mito conheceu vários desenvolvimentos desde as narrativas orais, passou por várias fases de acordo com a evolução ideológica das sociedades ao longo da história e ainda não cessou (em Portugal a obra de ficção mais recente data de 2013).Este artigo dá conta desta circulação literária e cultural, analisando as obras mais recentes da literatura portuguesa que respondem a obras anteriores no âmbito desta temática.
  • A migração de um motivo: Don Juan e as pulsões do feminino
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    O herói masculino tem sido privilegiado nos estudos do donjuanismo. No entanto, a expressão feminina é determinante enquanto grupo de um longo catálogo que, já na ópera de Mozart / Da Ponte (1787), continha mil e três conquistas apenas em Espanha. No século XXI os nomes desse catálogo aumentaram nas obras de ficcionais. É o que sucede no romance de João Gabriel de Lima, primeiro publicado no Brasil e depois em Portugal, respetivamente em 2000 e 2003. Sem as mulheres, Don Juan não subiria à cena. Sucede ainda que, na história do mito, a mulher teve o poder de perder ou salvar o herói, antes de, na Modernidade, ela própria se tornar Don Juan. No entanto a perspetiva feminina tem sido até agora negligenciada. Este artigo parte dessa perspetiva para analisar os grandes momentos de viragem do mito no que respeita aos tipos femininos ao longo da história do donjuanismo.
  • O mito de Don Juan: do Sul para o Norte e do teatro para a ópera
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Mozart's and Da Ponte's Don Giovanni is widely considered the opera of operas and a milestone regarding the creation of the mythical hero who, even when death is imminent, has the coherence and courage to remain faithful to his principles and way of life, refusing the forgiveness offered him. Musicologists believe that the music inspired by Shadwell's play, namely from Purcell, Gluck and Pocok, paved the way for Don Giovanni. What has hitherto been ignored is the impact of Shadwell's play The Libertine on this opera and on the future directions that Don Juanism would take. This article examines this issue.
  • Dom João Tenório na modernidade : remitificação ou desmistificação?
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Este artigo discute a tese de que no século XX o mito literário teria desaparecido e sido substituído por um tipo, o caçador de mulheres,fazendo uma revisão das obras do donjuanismo português do século XX.
  • O burlador de Sevilha de Gabriel de Lima : a fantasia como ars amatoria
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Este artigo dá conta do primeiro romance de Gabriel de Lima, publicado no Brasil em 2000 e em Portugal em 2003, na área temática do donjuanismo em língua portuguesa.
  • Um cenário para Don Juan
    Publication . Sequeira, Rosa Maria
    Este estudo incide nos símbolos ligados so donjuanismo, em particular nos cenários criados literariamente para Don Juan pelos vários autores que recriaram o tema.