Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- Olhares sobre as narrativas de origem de Timor-LestePublication . Sousa, LĂșcio; Apoema, Keu; Paulino, VicenteTimor-Leste Ă© um paĂs cuja diversidade etnolinguĂstica tem, entre seus fundamentos, um amplo campo epistemolĂłgico de base oral e ancestral, no qual as narrativas de origem se constituem como um de seus elementos fulcrais. Tais narrativas, compreendidas como modos de apreensĂŁo do mundo visĂvel e nĂŁo visĂvel, apresentam-se como dispositivos dinĂąmicos de interlocução e mediação entre grupos e Casas, tanto internamente, com os de dentro, como com outros, os de fora, colocando-se tambĂ©m, por isso mesmo, como chaves interpretativas para compreender e acessar as realidades locais em suas mĂșltiplas dimensĂ”es, inclusive polĂtica. Este livro reĂșne artigos de pesquisadores de Timor-Leste, Brasil, Portugal, Espanha e Ăstria com o objetivo de apresentar e discutir tais narrativas a partir de suas dinĂąmicas de manutenção, circulação e recriação, em diĂĄlogo com distintos cenĂĄrios histĂłricos constitutivos das diversas realidades comunitĂĄrias e da Nação. Dividido em quatro grandes temĂĄticas, o livro aborda as narrativas de origem em suas relaçÔes com a Casa, suas redes de aliança e o territĂłrio; as prĂĄticas rituais e conceitos de identidade e pertencimento a elas vinculadas; o outro, a alteridade e, por fim; a prĂłpria contemporaneidade em movimentos de continuidade e reinvenção.
- As pedras de Afaloicai: a arqueologia colonial a autoridade de objetos ancestrais em Timor-LestePublication . Roque, Ricardo; Sousa, LĂșcioO presente artigo investiga as histĂłrias cruzadas do conhecimento arqueolĂłgico, da autoridade cientĂfica e da autoridade indĂgena, no contexto de interaçÔes coloniais mediadas por objetos ancestrais, em Timor-Leste. Analisam-se diferentes concepçÔes de poder e autoridade associadas a esses objetos, tendo por base um evento do passado colonial: a exibição ao antropĂłlogo portuguĂȘs AntĂłnio de Almeida, em 1957, de artefatos lĂticos pertencentes ao patrimĂŽnio lulik ancestral da casa de Soko Lai Mau Besi, Afaloicai, por seus guardiĂ”es indĂgenas autorizados. O artigo revisita este acontecimento e, combinando pesquisa de arquivo e trabalho de terreno, reflete sobre os modos de presença e ausĂȘncia de conceitos, histĂłrias e memĂłrias indĂgenas nos registros do arquivo colonial.
- Arte, agĂȘncia e efeitos de poder em Timor-Leste: provocaçÔesPublication . Silva, Kelly Cristiane da; Sousa, LĂșcio
- Da destruição Ă patrimonialização: passado e presente das Uma Lulik (Casas Sagradas de Timor Leste)Publication . Sousa, LĂșcioAs casas sagradas, em Tetum Uma Lulik, sĂŁo um elemento central nas dinĂąmicas socioculturais em Timor Leste, tal como sucede em vĂĄrias sociedades do Sudeste AsiĂĄtico. Neste artigo iremos analisar a forma como as casas sagradas foram sujeitas a um processo de objetificação ao longo da histĂłria, tendo em conta a forma como foram representadas em contexto colonial, portuguĂȘs e indonĂ©sio, e pĂłs-colonial, pĂłs-independĂȘncia.
- State appropriation of traditional actors and oral narratives in Timor-LestePublication . Sousa, LĂșcioIn Timor-Leste, the lia na`in (lian = word; na`in = lord, master) â leaders of customary practice â are becoming key to tradition, to âkulturaâ (culture), an emerging area of public cultural policies. Traditionally associated with the local communities and the mountains, they are the ones that know and pronounce the words that uncover the origin of the world, and the relationship between mankind, nature, and ancestors. Since 20 May 2002, when political power was handed from the United Nations to the Timorese authorities, several episodes have illustrated that the involvement of the lia na`in has shifted from their traditional local contexts to national ones. From small-scale sociopolitical agents, the lia na`in became a resource as buffers of conflict or of reconciliation, as council members of the suco, the smallest administrative division, and as actors in national state ceremonies, taking part in the process of (re)creating the nationâs cultural identity. The purpose of this article is to discuss the role assigned to lia na`in in state affairs and the nation, particularly the role concerning conflict resolution. The argument, I propose, is that the participation of the lia na`in, as a ritual authority, in state-sponsored ceremonies has become a major resource of credibility to the new national authorities.