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- Género, docência e ensino superior: estudos sobre trajetórias profissionais de professoras universitáriasPublication . Vilanculo, Gregório Zacarias; Moreira, DarlindaO presente estudo intitulado: “Género, Docência e Ensino Superior: estudo sobre trajetórias profissionais de professoras universitárias - Moçambique” nasceu da constatação de que nas Instituições de Ensino Superior moçambicanas e, de modo particular, na Universidade Pedagógica - Maxixe, no que ao corpo docente diz respeito, existe uma diferença significativa entre o número de docentes do género masculino e o número de docentes do género feminino tornando, deste modo, quase invisível a presença feminina no corpo docente das instituições universitárias moçambicanas. Assim, propusemo-nos a analisar, por um lado, as trajectórias profissionais de professoras universitárias da Universidade Pedagógica – Moçambique, indagando, o que é ser “docente-mulher” num contexto em que o corpo docente é formado maioritariamente por homens, e, por outro lado, pretende analisar os desafios que as professoras universitárias enfrentam num mundo marcado, indiscutivelmente, por contactos (multi/inter) culturais e onde são exigidas competências digitais. Do trabalho de campo e com base na narração de histórias de vida, fez-se entrevistas a sete (7) professoras universitárias. Os dados recolhidos, após a análise e interpretação permitiram-nos concluir que aspetos de índole cultural e histórica, a interferência dos pais e/ou encarregados de educação na tomada de decisão sobre o que as mulheres devem ser no futuro e aspetos de natureza pessoal configuram-se como sendo os principais fatores por detrás dessa disparidade de género na docência no ensino superior. No contexto moçambicano, os pais limitam os estudos das mulheres como consequência do baixo valor atribuído à educação e formação profissional das raparigas relativamente à educação dos rapazes considerando que não se espera que as mulheres arranjem empregos. Ademais, o facto de, no passado, em Moçambique, as mulheres terem tido poucas oportunidades de estudo, muito menos até o nível superior (requisito necessário para ser docente universitária), contribui significativamente para que, atualmente, o ensino superior tenha um efetivo docente feminino em escala menor.
- As pedras de Afaloicai: a arqueologia colonial a autoridade de objetos ancestrais em Timor-LestePublication . Roque, Ricardo; Sousa, LúcioO presente artigo investiga as histórias cruzadas do conhecimento arqueológico, da autoridade científica e da autoridade indígena, no contexto de interações coloniais mediadas por objetos ancestrais, em Timor-Leste. Analisam-se diferentes concepções de poder e autoridade associadas a esses objetos, tendo por base um evento do passado colonial: a exibição ao antropólogo português António de Almeida, em 1957, de artefatos líticos pertencentes ao patrimônio lulik ancestral da casa de Soko Lai Mau Besi, Afaloicai, por seus guardiões indígenas autorizados. O artigo revisita este acontecimento e, combinando pesquisa de arquivo e trabalho de terreno, reflete sobre os modos de presença e ausência de conceitos, histórias e memórias indígenas nos registros do arquivo colonial.