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Mazzardo, Mara Denize

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  • Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.
  • Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    Neste artigo, destacamos o potencial dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos profes- sores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sen- do realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conheci- mentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, a fluência tecnológico-pedagó- gica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das difi- culdades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse a produção de obra derivada.
  • Competências digitais dos professores para produção de Recursos Educacionais Abertos (REA)
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    A centralidade deste artigo são as competências digitais necessárias para produzir e compartilhar Recursos Educacionais Abertos. Destaca-se de que modo essas competências foram desenvolvidas durante um Small Open Online Course com foco em Recursos Educacionais Abertos. O objetivo geral do curso foi conhecer os REA para integrar nas práticas e nos materiais didáticos. Os participantes foram professores do Ensino Médio brasileiro, das redes públicas, da região central do estado do Rio Grande do Sul. A obtenção de dados ocorreu por meio de questionário de avaliação do curso, acompanhamento e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante o curso. Os resultados apontam as restrições do Copyright e a inovação ocasionada pelas concepções de abertura na produção de material didático. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas pelos professores, na adaptação, remix, produção de REA original e o no compartilhamento em redes abertas, podem ser minimizadas com o aprimoramento das competências digitais e com a continuidade da efetivação dos 5Rs de abertura dos REA.
  • Recursos educacionais abertos : inovação na produção de materiais didáticos dos professores do ensino médio
    Publication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria
    As novas concepções para produção que os Recursos Educacionais Abertos (REA) possibilitam, a necessidade de formação sobre os REA, o interesse dos professores em diversificar e melhorar os materiais didáticos motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Nesse contexto, foi definida a questão de pesquisa: em que medida os Recursos Educacionais Abertos geram inovação nos materiais didáticos organizados e produzidos pelos professores do Ensino Médio? A formação sobre REA, para um grupo de professores do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, foi desenvolvida por intermédio de um Small Open Online Course (SOOC), denominado “REA: Educação para o Futuro”. Além dos conhecimentos sobre REA, o curso teve por objetivos melhorar a fluência tecnológico-pedagógica e fomentar a integração de REA nas práticas didáticas dos professores. Os procedimentos metodológicos foram baseados no Design-Based Research (DBR). A obtenção de dados ocorreu por meio da avaliação dos ciclos iterativos, com questionários, acompanhamento e análise das atividades realizadas pelos professores em duas edições do SOOC. Após a organização dos dados, realizamos análise de conteúdo e a triangulação dos dados. Os resultados da pesquisa apontam os seguintes aspectos: design e implementação do SOOC sobre REA, com proposta de formação desenvolvida na perspectiva da autoria e do compartilhamento e não somente na perspectiva de usuários de recursos disponíveis na Rede; seleção, adaptação, produção e compartilhamento de REA, realizados pelos professores; as dificuldades enfrentadas pelos professores para identificar, adaptar e produzir REA como a falta de conhecimentos sobre os direitos autorais, sobre as licenças abertas, a falta de fluência tecnológico-pedagógica e a demanda de tempo. Assim, a produção de material didático aberto, possibilitada pelo reúso, pela adaptação e/ou remix de recursos existentes e pela produção de REA originais, ocorre pela compreensão da abertura legal e técnica dos recursos e das limitações do copyright. Conclui-se, portanto, que os REA geram inovação disruptiva, pois modificam as concepções de produção e de compartilhamento dos materiais didáticos pelos professores no Ensino Médio.