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Linguística | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books

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  • Convergências e divergências nas mensagens de Natal de António Costa e de Jair Bolsonaro
    Publication . Braz, Ana
    O presente trabalho procede a uma análise comparativa das mensagens de Natal do Primeiro-Ministro português, António Costa, e do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com vista a sublinhar pontos de contacto e de afastamento nos discursos de cada um dos representantes políticos. O corpus de análise é constituído por quatro discursos, correspondentes às mensagens proferidas pelo chefe de Governo português e pelo chefe de Estado brasileiro, em dezembro de 2019 e em dezembro de 2020. São objeto de estudo, fundamentalmente, os estilos discursivos e comunicativos de ambos os locutores, os temas abordados, a estruturação dos discursos, os objetivos ilocutórios, assim como os ethe construídos e as emoções suscitadas. Uma vez que as referidas alocuções são registadas em suporte vídeo e difundidas na televisão e/ou na internet a toda a população, são também considerados os elementos não verbais que as acompanham, cruciais nos efeitos perlocutórios visados. Adotando a perspetiva da análise do discurso, o nosso estudo apoia-se essencialmente nos trabalhos de Maingueneau (1999), Amossy (1999a e 1999b), Charaudeau (2005 e 2008) e Marques (2019). Convocamos ainda a proposta de classificação dos atos de fala de Searle (1982), no prolongamento dos estudos iniciados por Austin (1962). A análise realizada demonstra que há diferenças significativas entre as mensagens de António Costa e de Jair Bolsonaro, nomeadamente no que diz respeito à duração das alocuções, aos tópicos abordados, aos ethe projetados e ao grau de formalidade do cenário de comunicação. Não obstante, os discursos proferidos aproximam-se claramente na sua estrutura, bem como nos objetivos ilocutórios, evidenciando características definitórias do subgénero discursivo mensagem de Natal.
  • «Então hoje pelos vistos o tema disse-lhe qualquer coisinha mais de perto, não?»: posições interaccionais e a co-construção de identidades discursivas em emissões nocturnas de rádio (“radio phone-in programmes”)
    Publication . Almeida, Carla Aurélia de
    Taking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we proceed to the identification of the sequential dimensions of illocutionary acts and we study the selection, made by the participants, of the discourse strategies more adapted to the institutional radio discourse. The analytical focus on the processes of co-construction of meaning developed by interlocutors allows the study of interactional positions that produce specific discourse identities. It also allows the interpretation of the way these identities contribute to the construction of an image produced by speakers in discourse. The characterisation of participants according to their belonging to a community with specific discourse practices makes possible the analysis of the discourse strategies that occur in discourse’s principal moments or phases.
  • «Portanto, isto quem não se sente não é filho de boa gente, não é?»: o uso estratégico de provérbios, de aforismos e de sequências tautológicas como forma de gestão da polemicidade do discurso interactivo
    Publication . Almeida, Carla Aurélia de
    Taking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we analyse the discursive functioning of the citation of proverbial enunciates, aphorisms and tautological sequences as a form of discourse management. At the local level, we analyse the discursive strategies that the citation of these enunciates configures and that concern the construction of the functional coherence of the interactive oral discourse; at a global level, we verify how the citation of these enunciates contributes to the prototypical realization of the sequences of opening, development and closing of the interaction. The study of the interpretative processes that occur in interactive “frames” highlights the argumentative-rhetoric dimension of language in action through the analysis of the verbal uses and of their variations in context.
  • Azares, riscos e culpas: representações sobre o operário da construção civil acidentado na imprensa portuguesa (1996-2017)
    Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia de
    Tendo por base um corpus de 1218 notícias recolhidas no arquivo do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção e Madeiras, Mármores e Pedreiras, Cerâmicas e Materiais de Construção de Portugal, num período temporal entre 1996 e 2017, no presente texto, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos a respeito de casos singulares de acidentes de trabalho. O levantamento das estratégias discursivas mobilizadas por diferentes agentes que apresentam uma pluralidade de perspetivas sobre os acidentes de trabalho (representantes patronais e empresários, sindicalistas, colegas de trabalho ou familiares, inspetores de trabalho e técnicos de segurança, entre outros) permite compreender a organização e o funcionamento destes discursos. Detetámos, assim, três importantes operadores de explicação e de imputação dos acidentes de trabalho: o azar, o risco e a culpa. Embora trazidos com prioridade por distintos interlocutores, estas noções concentram uma nuvem de significados que pode ser perspetivada com mais detalhe mediante a análise linguística do seu uso em contexto discursivo.
  • Em (Re)Construção: um programa de pesquisa sociológica sobre os modos de dominação e as estratégias de reprodução social na indústria da construção
    Publication . Pereira, Virgílio Borges; Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia de; Galhano, Laura; Rodrigues, Vanessa
    O presente capítulo estabelece as coordenadas de um programa multidisciplinar de investigação sociológica que privilegia também contributos analíticos da Linguística e da Sociolinguística Interacional. Ao promover um programa de conhecimentos alicerçado na relação que os agentes sociais estabelecem entre si e com as instituições, a pesquisa implementada num sector específico da atividade económica como o da indústria da construção deu grande relevância às produções discursivas. O presente capítulo estabelece as condições de mobilização, nos planos teórico e metodológico, dos contributos das diferentes disciplinas, incluindo a Linguística e a Sociolinguística Interacional.
  • "É com imenso prazer que verei todos aqueles náufragos agarrados ao seu salva-vidas...”: criatividade numa interação num programa de rádio sobre futebol
    Publication . Almeida, Carla Aurélia de
    A expressão da emoção, de um ponto de vista discursivo, pode ser vista através de uma análise cognitiva dos conceitos e expressões (Athanasiadou & Tabakowska; 1998; Kövecses, 1998, pp. 127-152), e pode também ser analisada no âmbito do trabalho interacional (Goffman, 1981). A análise das estratégias discursivas (Gumperz, 1989) permite compreender a coconstrução das "expectativas partilhadas" associadas aos "frames" (Gumperz, 1980, pp. 103-104; Tannen, 1993). Tomando como referência um corpus oral de um programa de rádio de conversas telefónicas sobre futebol português (Almeida, 2012), iremos analisar "estratégias de envolvimento" (Tannen, 1989, p.1) desenvolvidas através de um mecanismo discursivo baseado na expressão de metáforas e imagens imaginadas. Considerando a emoção no quadro do trabalho interacional desenvolvido pelos interactantes em conversação (Edwards, 2001, p. 236), analisaremos a "construção do ponto de vista do narrador" (Borkent, 2017, p. 547) com marcadores como pronomes pessoais, expressões temporais e marcadores de tempo (Vandelanotte & Dancygier, 2017, p. 6). Analisaremos também a seleção, feita pelos participantes, das estratégias discursivas de sarcasmo. Finalmente, vamos relacionar os resultados aqui em questão com a teoria dos espaços mentais e da integração conceptual ("blending") de G. Fauconnier & M. Turner (2002).
  • Linguagem e cognição em interação: diálogos interdisciplinares entre a linguística cognitiva e a linguística interacional
    Publication . Almeida, Carla Aurélia de
    O presente texto analisa os diálogos interdisciplinares que se podem estabelecer entre a Linguística Cognitiva (LC) e a Linguística Interacional (LI), especificamente a Sociolinguística Interacional (SI), no quadro de um percurso epistemológico particular, contribuindo para a delimitação de linhas de análise e para a articulação das duas perspetivas. Constituindo-se e delimitando-se corpora dos media e de entrevistas de investigação no seio de agendas de investigação específicas (Almeida, 2012a 2012b, 2016, 2019), estabelecem-se pontes de investigação entre as duas perspetivas de análise. Considerando que a conceptualização da linguagem se fundamenta na análise dos fatores interacionais, sociais e culturais que condicionam as produções discursivas dos falantes, apresentaremos contributos para o aprofundamento da análise das relações que se podem estabelecer entre linguagem, cognição e interação.
  • On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by L1- Mandarin learners
    Publication . Zhou, Chao; Freitas, Maria João; Castelo, Adelina
    The present study aimed to investigate the developmental patterns of acquisition of the European Portuguese liquid consonants by L1-Mandarin speakers, and to examine the prosodic effect on L2 phonological acquisition. Fourteen L1-Mandarin learners participated in a picture-naming task and results showed that the alveolar lateral was produced accurately in branching/non-branching onset, while it was frequently vocalized in coda; the palatal lateral was produced as a Mandarin palatalised lateral nearly half of the time; the tap was acquired in coda before onset and the repair strategies were context-dependent: in non-target-like realisations, it was articulated as an alveolar lateral in onset but accommodated in diverse ways in coda (epenthesis, deletion, segmental repair); the uvular rhotic was acquired fairly well, however, its phonetic parameters were not mastered simultaneously by learners. Our results suggest that the degrees of difficulty in L2 segmental learning vary as a function of the relationship between L1 and L2 categories and the syllable constituency effect observed in the acquisition of the Portuguese alveolar lateral and the tap could be attributed to L2-to-L1 allophonic category mapping and L1 phonotactic restriction, respectively.
  • As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português
    Publication . Castelo, Adelina; Santos, Rita Nazaré
    O interesse pela aprendizagem do português entre falantes nativos de chinês tem crescido fortemente desde 2000. Porém, estes aprendentes manifestam dificuldades particulares, pois o português é tipologicamente muito diverso da sua L1, gerando a necessidade de identificar com precisão os problemas, para construir programas de português e metodologias adequados a este público. Considerando a importância da qualidade vocálica como indicador de proficiência em língua não materna; as dificuldades fonéticas reveladas pelos aprendentes chineses; a complexidade do sistema vocálico português; o predomínio de erros na produção de vogais em português língua estrangeira, este estudo visa contribuir para identificar as dificuldades específicas no domínio das vogais por parte dos aprendentes chineses. Seguindo uma categorização de erros devidamente apresentada, comparamos os erros na produção oral e escrita de vogais por parte de 7 informantes chineses que apresentam diferentes níveis de proficiência no português e realizaram exames na Universidade de Lisboa. Resultados preliminares mostram erros sobretudo orais (72% vs 28% escritos) e relacionados com o processo fonológico de redução vocálica, destacando-se os problemas na altura de vogal (85%, enquanto só 26% dos erros envolvem o ponto de articulação de vogal). A caracterização detalhada destas dificuldades permite-nos sistematizar algumas propriedades necessárias num programa de português ajustado a este público.
  • In my ending is my beginning: as estruturas argumentativas das secções finais em teses de doutoramento como ponto de partida para novas argumentações
    Publication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana Vieira
    Este estudo pretende identificar dimensões argumentativas de textos do género Conclusões de teses de doutoramento, intersectando-as com as formações sociodiscursivas (Bronckart 1997). A pesquisa baseia-se na análise por amostragem de 12 teses do “Estudo Geral da Universidade de Coimbra” (2015), incidindo na estrutura retórica. Adotou-se um modelo retórico de análise inspirado em Chen e Kuo (2012), Nguyen e Pramoolsook (2016) e Swales (1990, 2004), acrescentando-se títulos e subtítulos, divisão em secções, extensão, sequências textuais, atenuadores, intensificadores e pacotes lexicais de modalização epistémica. A seleção, ordenação e prevalência destes mecanismos permitiram identificar padrões por áreas disciplinares (Ciências / Ciências Sociais e Humanas e Humanidades), bem como um possível parâmetro de género – a abertura a outros textos através do anúncio de linhas de investigação futura. Dado que o capítulo final da tese de doutoramento condensa o essencial da argumentação desenvolvida ao longo do texto, configura um locus ótimo para dilucidar mecanismos argumentativos, num quadro de legitimação retórica da investigação passada, que integra e outorga a entrada do autor na comunidade científica pela concessão de um grau académico.