Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Recent Submissions
- Paixão - Amor e ódio em «Pedro o Cru», de António PatrícioPublication . Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Gerd Hammer; Luís Cardoso; Teresa MendesA história do Rei D. Pedro e a sua trágica relação com D. Inês de Castro dispensa apresentações, tendo tido uma grande reverberação na literatura e nas artes, não só em Portugal. António Patrício (1878-1930) escreveu o drama Pedro o Cru (1918), centrado na exumação do corpo de Inês e sua coroação, na sequência da vingança de Pedro, mandando matar quem a assassinou. O nosso contributo visa reflectir sobre como, neste drama modernista, o ódio e o amor se manifestam, se confundem e de algum modo se temperam no decurso da acção.
- História Global da Literatura Portuguesa. Com golpe de asa (Idade dos Ismos)Publication . Guimarães, Fernando; Ferraz, Roberta; Saraiva, Arnaldo; Gori, Barbara; Martines, Enrico; Lisboa, Eugénio; Simões, Elsa; Martins, Guilherme d’Oliveira; Barroso, Eduardo Paz; Viçoso, Vítor; Franco, António Cândido; Borges, António José; Borges, António José; Milheiro, Dalila; Dumas, Catherine; Martins, Luís; Vila Maior, Dionísio; RealNesta 6ª idade (“Um pouco mais de azul”), os textos críticos balizam, metodológica e programaticamente, os primeiros três quartos do século XX — textos estes que procuram, assim, com as inevitáveis restrições e reservas determinadas (necessariamente sintéticas e elucidativas) por uma História Global da Literatura, refletir sobre autores, obras, contextos, tendências estético-literárias, grupos, gerações, que marcaram aquele período, ajuizando (com olhares que se pretenderam metódicos e objetivos) linhas e orientações literárias consideradas vertebrais.
- Cenas galantes no ms. 1 Azul da Crónica de 1344Publication . Dias, Isabel BarrosEstudos de duas iluminuras do ms. 1 Azul da Crónica de 1344 que representam cenas galantes. Uma retrata o Cid e a sua mulher, Ximena Gómez; outra mostra-nos a rainha Urraca de Castela-Leão e o seu amante Pedro de Lara. Os episódios reportados na crónica e as respetivas ilustrações são estudados no contexto de outros textos, épicos e do Romanceiro, que se referem aos mesmos personagens e/ou acontecimentos.
- Atar e liar a parede da história: a cronística portuguesa de quinhentosPublication . Moreira, Filipe AlvesAs crónicas escritas em português no século xvi estão, por diversos modos, relacionadas com textos e culturas de outras épocas e locais. […] A esta tendência geral da evolução da cronística em Portugal, que tem origem e paralelo na evolução do género cronístico em Castela e Leão, junta-se o facto de a historiografa ser, já desde os séculos fnais da Idade Média, um mosaico de modos de discurso (absorve e refuncionaliza o épico e o hagiográfco, por exemplo) e ocupar, até às décadas iniciais do século xvi, um lugar destacado no sistema de géneros em prosa na Península Ibérica. […] A Expansão conduz, de facto, os autores de crónicas a ocuparem-se de espaços não europeus, embora formalmente o seu objeto privilegiado continue a ser os feitos portugueses, o que os leva a integrar o nível nacional e o nível supranacional e potencia o contacto com tradições textuais de diferentes origens, que usam como fontes.
- Um pouco mais de azulPublication . Vila Maior, DionísioApresentarei uma introdução ao Dossier VI (Com Golpe de asa (Idade dos Ismos)) da História Global da Literatura Portuguesa.
- Futurismo(s): carnavalização e reconstruçãoPublication . Vila Maior, DionísioProcurarei desenvolver uma reflexão sobre o Futurismo (italiano e português), procurando demonstrar o seu alcance identitário revitalizador.
- O processamento da informação e a representação do conhecimentoPublication . Vila Maior, DionísioReflexão sobre a Educação para o século XXI.
- A essência humanista do ensinoPublication . Vila Maior, DionísioReflexão sobre a Educação para o século XXI.
- Uma mensagem para a escola neste horizonte XXIPublication . Vila Maior, DionísioReflexão sobre a Educação para o século XXI.