REA | Ciências da Informação
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências da Informação" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Recent Submissions
- Normas sobre referências bibliográficasPublication . Caeiro, SandraExplicação sobre as normas de efetuar referencias bibliográficas em trabalhos académicos.
- Normas sobre apresentações oraisPublication . Caeiro, SandraExplicação sobre as normas de efetuar apresentações orais no âmbito de trabalhos académicos.
- Normas para a elaboração de relatóriosPublication . Caeiro, SandraExplicação sobre as Normas de efetuar um relatório escrito de um trabalho académico.
- Sobre a avaliação da coleção numa biblioteca escolar: planeamento, procedimentos e métodosPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Vasconcelos, Ana IsabelRecurso educacional sobre a problemática da Avaliação da Coleção de uma Biblioteca Escolar. O seu propósito é providenciar orientações claras para quem precisa de realizar uma avaliação da coleção, ou parte dela, numa Biblioteca Escolar. Neste manual são fornecidas indicações quanto ao modo de a planear, enumeram-se os procedimentos a realizar, fundamentando a sua pertinência, e identificam-se os métodos principais com as respetivas vantagens e desvantagens.
- Ciência na escola: o desafio das humanidadesPublication . Vila Maior, DionísioVídeo que corresponde à Conferência que proferi num Evento Científico, intitulado “Educação Horizontes XXI”, organizado pela Universidade da Madeira e CLEPUL, e realizado online no dia 15 de julho de 2020. Abordo os termos e conceitos “Ciência”, “Conhecimento” e “Saber”. Desenvolvo algumas breves reflexões sobre o Homem (enquanto ser verbal, social e homo faber) e sobre uma forma de a problemática da Ciência na Escola poder ser equacionada, acentuando a necessidade do exercício interdisciplinar e a essência humanista da Educação
- Ensino online: as ferramentas de comunicação reduzem a distância entre professores e formandosPublication . Vila Maior, DionísioVídeo que corresponde a uma entrevista realizada por Teresa Botelheiro para o programa “Ser docente UAb”, realizada em 21 de julho de 2020, onde abordo algumas metodologias de trabalho por mim levadas a cabo com os alunos dos diversos Ciclos.
- O ensino da literatura e as renovadas interfaces de GutenbergPublication . Vila Maior, DionísioVídeo onde reflito, de um modo geral, sobre o espaço cibercultural e o ensino da literatura. No cenário civilizacional contemporâneo, que muito assenta na cultura do imediato, tantas vezes em detrimento da dimensão humana e humanista, torna-se imprescindível proporcionar hábitos e leituras que de algum modo possam contribuir para a preservação, esclarecimento, divulgação e estruturação de uma outra memória, marcada esta por hábitos de leitura e de escrita, por uma consciência do livro como “fonte da vitalidade do espírito” (como disse George Steiner), mesmo que à custa do recurso ao multivocalismo hipertextual. Sabendo-se que nem a Literatura, nem as condutas sociais são fenómenos estáticos — e a Língua, como disse Mikhaïl Bakhtine «vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs» —, procurarei abordar, entre outras questões anexas: a necessidade de se outorgar a confiança às Humanidades (e, no caso concreto, à Literatura); a (absoluta) necessidade do hábito da escrita e da leitura do texto literário, num universo cada vez mais marcado pelas novas tecnologias da informação e comunicação que vão cromatizando polifonicamente uma cultura digital com uma interface dominada pelo poder cibercultural e hipertextual da webwriting e da weblecture
- Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolarPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.
- Literacia da leitura: atividades, recursos e ferramentasPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Problematizar as questões relacionadas com a leitura nas suas várias vertentes.
- Arquivo.pt: a memória da InternetPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiNeste programa convidámos o Diretor dos Serviços Avançados da FCCN/FCT, João Gomes, para nos falar do Arquivo.pt, especificamente criado para preservar milhões de ficheiros recolhidos da web desde 1996, este arquivo digital disponibiliza um serviço público de pesquisa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »