REA | Ciências da Informação
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências da Informação" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Ciências da Informação by Title
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Análise e linguagens documentais IPublication . Marcos, Isabel MarquesUma das funções primordiais de uma biblioteca, independente da sua tipologia, é facultar o acesso à informação. Para que esta missão possa ser cumprida, as bibliotecas têm que organizar os seus recursos de forma a torná-los identificáveis e acessíveis aos seus utilizadores. Esta organização requer o conhecimento de um conjunto de procedimentos técnicos inerentes ao tratamento documental dos diferentes recursos de uma biblioteca. Em Análise e Linguagens Documentais I são abordados os seguintes aspetos: os princípios fundamentais da área da ciência da informação; as etapas do circuito do documento; os conceitos básicos da linguagem documental; os princípios normativos que regem a prática catalográfica dos recursos monográficos. Pretende-se a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitem à descrição bibliográfica de recursos impressos (monografias num só volume)
- Análise e linguagens documentais IIPublication . Marcos, Isabel MarquesA descrição bibliográfica de recursos é um procedimento fundamental na gestão da informação em bibliotecas, pois permite a clara identificação dos recursos que são disponibilizados aos utilizadores. A catalogação está relacionada com a organização, o acesso e a recuperação da informação, conceitos fundamentais em ciência da informação. Em Análise e Linguagens Documentais II são apresentados os princípios normativos que permitem a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitam proceder ao tratamento documental de diferentes tipologias documentais (recursos impressos, vídeo, sonoro, gráfico, eletrónico e contínuos), de acordo com as Regras Portuguesas de catalogação e com as ISBDs (International Standard Bibliographic Description). São também enunciados os princípios que presidem à estruturação dos dados expressos nas zonas e elementos da ISBD e a sua correlação com a utilização do formato UNIMARC.
- Aprendizagens e literacias para o século XXIPublication . Bastos, Glória; Novo, Ana; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eQual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer o valor de novos modos de aprendizagem e de integração curricular associados à formação para as literacias.
- Arquivo.pt: a memória da InternetPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Arieira, RuiNeste programa convidámos o Diretor dos Serviços Avançados da FCCN/FCT, João Gomes, para nos falar do Arquivo.pt, especificamente criado para preservar milhões de ficheiros recolhidos da web desde 1996, este arquivo digital disponibiliza um serviço público de pesquisa.
- Ciência na escola: o desafio das humanidadesPublication . Vila Maior, DionísioVídeo que corresponde à Conferência que proferi num Evento Científico, intitulado “Educação Horizontes XXI”, organizado pela Universidade da Madeira e CLEPUL, e realizado online no dia 15 de julho de 2020. Abordo os termos e conceitos “Ciência”, “Conhecimento” e “Saber”. Desenvolvo algumas breves reflexões sobre o Homem (enquanto ser verbal, social e homo faber) e sobre uma forma de a problemática da Ciência na Escola poder ser equacionada, acentuando a necessidade do exercício interdisciplinar e a essência humanista da Educação
- Citar e referenciar : APA 6ª ed.Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e lista de referências apresentam-se as normas da APA 6ª ed. nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.
- Citar e referênciar : gestores de referências bibliográficasPublication . Marcos, Isabel MarquesSaber utilizar a informação de forma ética pressupõe citar e referenciar corretamente as obras de outros autores. Os gestores de referências bibliográficas são softwares, que entre outras funcionalidades, permitem criar, organizar e estruturar as referências bibliográficas, de acordo com diferentes estilos de citação, sendo preciosos instrumentos de auxílio na elaboração dos trabalhos académicos. Neste trabalho são apresentadas de forma genérica as funcionalidades de três softwares: Mendeley, Zotero e EndNote.
- Citar e referenciar : Norma Portuguesa 405Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e bibliografia apresentam-se as Normas Portuguesas NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos. Estas normas nacionais estão harmonizadas com a norma internacional ISO 690, elaborada pela International Standardization Organization (ISO) e aprovada pelos países membros desta organização.
- Citar e referenciar: o uso ético da informaçãoPublication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios éticos que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Citar e referenciar são uma das formas mais eficazes para combater o plágio. Atualmente na comunidade científica existem variadíssimas normas e estilos de citações e de referenciação bibliográfica. Foram privilegiadas as Normas Portuguesas NP 405 e o Estilo APA 6ª ed. da American Psychological Association.
- Como avaliar informação na Internet?Publication . Carvalho, Madalena; Bastos, Glória; Manuelito, HelenaEste Rep@ (Recurso Pedagógico Aberto), sob a forma de apresentação interativa, destina-se a todos aqueles que precisam de desenvolver competências para pesquisar, avaliar e selecionar as fontes de informação, presentes na internet, obtendo assim as mais credíveis e adequadas aos objetivos da investigação a desenvolver ou do trabalho a empreender.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »