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Arte | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

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  • The importance of adapting plays: Stuart Burge’s film on Oscar Wilde’s The Importance of Being Earnest”
    Publication . Bello, Maria do Rosário Lupi
    Este artigo consiste numa tentativa de tratar algumas das questões fundamentais relacionadas com a diferença ontológica entre o teatro e o cinema, nomeadamente no que diz respeito à capacidade do primeiro de representar a acção e o objetivo do segundo de relatar a sequencialidade dos eventos. Através de alguns exemplos colhidos das adaptações cinematográficas da peça de Oscar Wilde The Importance of Being Earnest procura-se confrontar alguns tópicos que distinguem as duas formas de arte: a característica de passado versus a dimensão de presente, a colisão dramática versus a sequencialidade, a mimesis versus a narratividade, a dimensão de representação versus a de “mostração”.
  • O detalhe fora da vista: as torres da Catedral de Ruão
    Publication . Gonçalves, Carla Alexandra
    O detalhe pode assumir várias dimensões, entre o pormenor, uma parte num todo, um fragmento, elemento mínimo, marginal, liminar, passando pelo carácter de elemento autónomo, simbólico, significante, dispositivo modificador, até de um acaso, ou insignificância ou, pelo contrário, de um exagero formal. O nome detalhe reveste-se de uma extraordinária polissemia, aplicando-se a um vasto conjunto de situações, pelo que os detalhes, no contexto da história da arte e da estética, não serão todos iguais, no que cumpre ao discurso, intenção, significação e carácter, não surgirão pelos mesmos motivos, não possuem a mesma força expressiva, nem devem ler-se segundo modelos de interpretação generalistas. A compleição do detalhe dificulta a objectividade e a fluidez da análise, e, sobretudo, a construção de narrativas limpas e acabadas. Estudar o detalhe pode, por tudo, constituir-se como uma tarefa que origina discursos fragmentários. Depois de uma introdução teórica ao detalhe, na espessura das suas dimensões, traz-se à discussão o caso das encomendas das três torres da Catedral de Ruão (Normandia, França): a torre de Saint-Romain, a torre da Manteiga, e a idealização da agulha sobre a torre do cruzeiro. Estas edificações foram criticadas pela encomenda devido ao detalhe excessivo e ao talhe demorado e minucioso da pedra para obras fora da vista. O último trabalho, tido como o apogeu do detalhe, não chegaria a edificar-se. A questão por resolver relaciona-se com os justos motivos que levaram às duras críticas dos comitentes e com a resistência empreendida pelos artistas, defendendo o detalhe mesmo perigando os seus trabalhos.
  • Rediscovering the great panorama of Lisbon in tiles
    Publication . Flor, Pedro; Coutinho, Maria João Pereira; Ferreira, Sílvia; Flor, Susana Varela
  • Assim reza a encomenda: representações de Santiago na escultura portuguesa na Época Moderna
    Publication . Gonçalves, Carla Alexandra; Saldanha, Sandra Costa
    Com este artigo pretendemos revelar um conjunto de imagens escultóricas portuguesas dedicadas a Santiago e concebidas durante a Época Moderna. Com a certeza de que as práticas artísticas de determinado momento histórico estão visceralmente relacionadas com os contextos, presentes e anteriores, começamos esta viagem anos antes, desenvolvendo o que se conhece sobre a evolução da veneração e das peregrinações portuguesas desde a Idade Média ao ocaso da Idade Moderna. A produção escultórica dedicada a Santiago, ou a outras invocações, descobre-se na paisagem humana e devocional, mas também social, cultural, política e económica. Esboçado este cenário ambital, examinam-se, sempre comparativamente, algumas imagens de Santiago (Peregrino e Apóstolo, e Cavaleiro e Mata Mouros), realizadas entre os séculos XV e XVIII, com o intuito de observar as influências materiais, as evoluções formais, as preferências e as matrizes iconográficas de um Santo da maior expressividade europeia e, particularmente, ibérica. Este trabalho permitiu concluir que, durante o período em questão, a clientela preferia as representações de Santiago peregrino, apesar de verificar-se uma elevada ambiguidade iconográfica que, por sua vez, traduz o valor simbólico e piedoso destas figurações.
  • Della Robbia en Portugal: lujo, fe y tradición
    Publication . Flor, Pedro
    En un país marcado por la larga duración del Gótico tanto a nivel de gusto y consumo artístico, como en términos de formación cultural e intelectual de los artistas y mecenas, la llegada temprana de obras de arte italianas marca gradualmente el paisaje portugués desde mediados del siglo XV. Siempre en el entorno de la corona portuguesa, el orden de las piezas de terracota del taller de los Della Robbia (y también de Buglioni) se hace más frecuente. La piedad y el fervor religioso de esa época encuentran respuesta material e iconográfica en el brillo de los esmaltes vidriados y en la expresividad de las esculturas cerámicas. La posesión de estas piezas y su exhibición son marcas de ostentación y de lujo, en un contexto marcado por valores eruditos de la austeridad y sencillez, igual de las clarisas como de los monjes de San Jerónimo.
  • Chronological assessment of della Robbia sculptures by using PIXE, neutrons and luminescence techniques
    Publication . Dias, M. I.; Rodrigues, A. L.; Kovács, Imre; Szőkefalvi-Nagy, Zoltán; Prudêncio, M. I.; Kasztovszky, Zsolt; Maróti, Boglárka; Marques, R.; Flor, Pedro; Cardoso, G.
    Portuguese museums and private collectors gather a variety of Italian glazed terracotta sculptures attributed to the della Robbia workshop, particularly active between the 15th and 16th centuries. Compositional studies of the paste using INAA, PGAA and XRD and enamel using PIXE, and luminescence protocols, were used as a tool to ascertain the attribution of the sculptures to della Robbia workshop. Geochemical and mineralogical patterns were defined enabling to express the production recipe. The luminescence ages were found to be between 1380 and 1640 in some cases with high uncertainties. The compositions of the blue glazes were proved to be similar to other measured on della Robbia sculptures from French and Italian collections based on cobalt pigments. Arsenic behaviour, which is associated to cobalt in most cobalt-minerals, is rather peculiar, as it was already found in other della Robbia sculptures enabling a chronological framework, pointing to a production after 1520. Based on the results, most of the analysed sculptures implies a della Robbia production, and only a few point to a composition and chronology not related with that workshop.
  • FeelOpo: an interactive installation to explore the “beat of Oporto”
    Publication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Porto, Carla
    FeelOpo is an interactive art installation that allows contact with fragments of the immaterial heritage of the Oporto City in the North of Portugal. Through location-based storytelling of the living city, this interactive installation allows visitors to explore, at different levels, several typical characteristics of this city, addressing aspects of cultural identity based on contrasting images and videos. The visitors feel and explore visual stories of the live city, through a process of appropriation and articulation of these narratives, generating an expansion of this intangible heritage.
  • Vídeo e storytelling num mundo digital: interações e narrativas em videoclipes
    Publication . Oliva, Rodrigo; Bidarra, José; Araujo, Denize
    Este artigo apresenta um estudo sobre as narrativas em videoclipes. Discute-se os ar- ranjos das linguagens audiovisuais a partir de configurações estabelecidas por características dos meios de comunicação, enfatizando o papel das plataformas de difusão de informação e entretenimento como o YouTube. Sublinha-se ainda um diálogo com a linguagem do cinema e evidencia-se que, nos cenários contemporâneos, os videoclipes contam histórias. Discute-se que os videoclipes contemporâneos, em grande maioria, prolongam o tempo da música, com pausas, atuações de personagens, inserção de diálogos e outros elementos estruturantes que descaracterizam os paradigmas clássicos e convencionais da linguagem. Para a análise, o objeto do estudo são os videoclipes do cineasta canadense Xavier Dolan. A fundamentação teórica é estabelecida a partir de autores inseridos nos debates da cultura da convergência, de transmídia storytelling e das interações entre linguagens audiovisuais.
  • Topologia, anamorfose, e o bestiário das perspectivas curvilíneas
    Publication . Araújo, António
    Faz-se uma breve digressão pelo catálogo das perspectivas curvilíneas centrais, descrevendo algumas das suas propriedades topológicas, geométricas, e ópticas, enfatizando a sua ligação com o conceito fundamental de anamorfose com vista a esclarecer alguns equívocos clássicos relativos à posição fundamental ocupada pela perspectiva clássica.