Repository logo
 

REA | Línguas, Literaturas e Culturas

Permanent URI for this collection

Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Língua, Literatura e Cultura Portuguesas", e "Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras" e do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.

News

Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 812
  • Do ensino da literatura espanhola ao ensino das literaturas ibéricas comparadas
    Publication . Sáez Delgado, Antonio; Grünhagen, Sara; Vila Maior, Dionísio; Chenoll, Antonio; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Integrada no Ciclo de Conferências sobre o Ensino da Literatura, esta sessão realizou-se no dia 1 de outubro de 2025, na Delegação Regional de Coimbra da Universidade Aberta. Proferida por Antonio Sáez Delgado (Universidade de Évora) e moderada por António Chenoll (Universidade Aberta), a conferência refletiu sobre o ensino da Literatura Espanhola e apresentou o modelo das Literaturas Ibéricas Comparadas, salientando os vínculos históricos e culturais entre as várias tradições literárias da Península Ibérica. O Ciclo é uma iniciativa do Departamento de Humanidades (DH) da Universidade Aberta e conta com o apoio do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED/UAb), do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D/UAb), do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora e do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Comissão organizadora: Sara Grünhagen (DH/Universidade Aberta e CLP/Universidade de Coimbra) Dionísio Vila Maior (DH/Universidade Aberta) Teresa Cardoso (DEED e LE@D/Universidade Aberta) António Chenoll Mora (DH e LE@D/Universidade Aberta)
  • O ensino da literatura portuguesa: Eça de Queirós em diálogos interartísticos
    Publication . Reis, Carlos; Grünhagen, Sara; Vila Maior, Dionísio; Chenoll, Antonio; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Integrada no Ciclo de Conferências sobre o Ensino da Literatura, esta sessão realizou-se no dia 15 de outubro de 2025, na Delegação Regional de Coimbra da Universidade Aberta. Proferida por Carlos Reis (Universidade de Coimbra) e moderada por Sara Grünhagen (Universidade Aberta), a conferência centrou-se na obra de Eça de Queirós, explorando as suas múltiplas relações com outras artes e as implicações pedagógicas desses diálogos interartísticos. O Ciclo é uma iniciativa do Departamento de Humanidades (DH) da Universidade Aberta e conta com o apoio do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED/UAb), do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D/UAb), do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora e do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Comissão organizadora: Sara Grünhagen (DH/Universidade Aberta e CLP/Universidade de Coimbra) Dionísio Vila Maior (DH/Universidade Aberta) Teresa Cardoso (DEED e LE@D/Universidade Aberta) António Chenoll Mora (DH e LE@D/Universidade Aberta)
  • AI competencies in higher education and foreign languages
    Publication . Oliveira, Susana M.
    An interactive resource designed to support higher education students in developing critical competencies for the use of Artificial Intelligence (AI), with particular focus on the context of Foreign Languages. Building on reference documents such as the Guidance for Generative AI in Education and Research (UNESCO, 2024) and the Digital Competence Framework for Citizens (DigComp, 2022), the content is structured around eight key areas: digital literacy and citizenship; basic understanding of AI; critical thinking and evaluation of AI content; assessment of AI’s impact in teaching and learning; strategic application of AI tools; critical mastery of translation tools and writing assistants; development of pronunciation and fluency; inclusion and accessibility.
  • Competências em inteligência artificial no ensino superior e as línguas estrangeiras
    Publication . Oliveira, Susana M.
    Recurso interativo concebido para apoiar estudantes do ensino superior no desenvolvimento de competências de pensamento crítico no uso de Inteligência Artificial (IA), com especial atenção ao contexto das Línguas Estrangeiras. A partir de documentos de referência como o Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa (UNESCO, 2024) e o Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital dos Cidadãos (DigComp, 2022), o conteúdo organiza-se em oito áreas-chave: literacia e cidadania digital; compreensão básica de IA; pensamento crítico e avaliação de conteúdos de IA; avaliação do impacto e da eficácia da IA no ensino-aprendizagem; aplicação estratégica de ferramentas de IA; domínio crítico de ferramentas de tradução e assistentes de escrita; desenvolvimento da fluência e da pronúncia; inclusão e acessibilidade.
  • Transformar o Real por Saberes e Linguagens: primeira parte
    Publication . Universidade Aberta; Tudela, José Manuel
    Video promocional da Universidade Aberta, para exibição na “Expolangues 89, França”, fevereiro de 1989. Primeira parte: Produções do Instituto de Tecnologia Educativa (ITE) e do Instituto Português de Ensino a Distância (IPED), instituições que antecederam a Universidade Aberta.
  • Transformar o Real por Saberes e Linguagens: segunda parte
    Publication . Universidade Aberta; Tudela, José Manuel
    Video promocional da Universidade Aberta, para exibição na “Expolangues 89, França”, fevereiro de1989. Segunda parte: Produções do Instituto de Tecnologia Educativa (ITE) e do Instituto Português de Ensino a Distância (IPED), instituições que antecederam a Universidade Aberta.
  • Transformar o Real por Saberes e Linguagens: terceira parte
    Publication . Universidade Aberta; Tudela, José Manuel
    Video promocional da Universidade Aberta, para exibição na “Expolangues 89, França”, fevereiro de 1989. Terceira parte: Produções do Instituto de Tecnologia Educativa (ITE), do Instituto Português de Ensino a Distância (IPED), do Projecto Universidade Aberta (PUA) e da Universidade Aberta (UAb).
  • Projeto Pedagógico-Científico Inglês C1
    Publication . Martins, Margarida
    O Projeto Pedagógico-Científico Inglês C1 apresenta um modelo para o ensino das disciplinas de Inglês na Universidade Aberta com o exemplo de Inglês VI. O modelo apresentado neste projeto baseia-se nos princípios do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta para o ensino de língua estrangeira em regime de e-learning. Os objetivos pedagógicos da disciplina são de aprofundar os conhecimentos e estimular a utilização da língua Inglesa em diversos contextos, promover o interesse por temas atuais através do uso comunicativo da língua e desenvolver a capacidade de compreensão e produção escrita e oral em língua inglesa. Estes objetivos são trabalhados ao longo do semestre tendo em conta a importância do trabalho colaborativo, da interação do grupo e da criação de proximidade e empatia no contexto da sala de aula virtual. No modelo proposto para o ensino de Inglês são trabalhados temas da atualidade com qual os estudantes se identifiquem e possam partilhar experiências, com dimensões concretas e abstratas, numa abordagem temática do ensino de língua, onde os pontos de enfoque são a comunicação, a interação social e o trabalho colaborativo, com recurso às dinâmicas do ensino digital e em rede. O modelo pode ser aplicado a outras línguas estrangeiras.
  • Por terras de Aquilino
    Publication . Instituto de Tecnologia Educativa; Vaz, Luís Armando
    Vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro. Participação de Adília de Sousa Lemos, professora do ensino básico, de José Bernardo dos Santos, sapateiro e do engenheiro Aquilino Ribeiro Machado, filho do escritor. Programa realizado pelo Instituto de Tecnologia Educativa, em 1985, ano do centenário do nascimento de Aquilino Ribeiro (1885-1963).
  • Literatura Portuguesa Medieval: boas ciências e boas manhas corporais
    Publication . Buescu, Maria Leonor Carvalhão; Alferes, Natália; Oliveira, Paulo
    O desporto medieval, com destaque para a Montaria e a Arte de Cavalgar. Depoimento de Rui Vieira Nery, da Universidade Nova de Lisboa, sobre o Livro da Montaria de D. João I.
CC BY-NC 4.0