REA | Línguas, Literaturas e Culturas
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Língua, Literatura e Cultura Portuguesas", e "Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras" e do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Línguas, Literaturas e Culturas by Title
Now showing 1 - 10 of 804
Results Per Page
Sort Options
- 1º Congresso Internacional "A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”. Primeira parte: RealidadePublication . Teixeira, Rui de Azevedo; Leão, Helena; Vaz, Luís ArmandoMomentos da reportagem do 1º Congresso Internacional “ A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”, organizado pela Universidade Aberta, em Lisboa, no Instituto da Defesa Nacional, de 13 a 15 de abril de 2000. Sessão de abertura: discursos de Rui de Azevedo Teixeira e de Maria José Ferro Tavares, da Universidade Aberta. Primeira parte: Realidade: comunicações de Carlos Matos Gomes/Carlos Vale Ferraz, de Almeida Bruno, de Rui Carita, de Garcia Leandro, de Pezarat Correia, de Fernando Rosas, de Salvato Trigo, de David Martelo, de A. Costa Pinto, de John Cann, de Alpoim Calvão, de Manuel dos Santos Lima, de Tomé Pinto, de Luís Rosa, de Guilherme de Melo, de Mário Pádua e de José Manuel Barroso.
- 1º Congresso Internacional "A Guerra Colonial: Realidade e Ficção". Segunda parte: FicçãoPublication . Teixeira, Rui de Azevedo; Leão, Helena; Vaz, Luís ArmandoMomentos da reportagem do 1º Congresso Internacional “A Guerra Colonial: Realidade e Ficção”, organizado pela Universidade Aberta, em Lisboa, no Instituto da Defesa Nacional, de 13 a 15 de abril de 2000. Segunda parte: Ficcão: comunicações de Joana Ruas, de Barão da Cunha, de Álvaro Guerra, de Leonel Cosme, de Armandina Maia, de Maria Antónia Fiadeiro (leitura de texto de António S. Viana), de Nelly Novaes Coelho, de Carmo Reis, de Pires Laranjeira e de Rui de Azevedo Teixeira. Encerramento: discurso de Hermano Carmo.
- Almeida Faria: romancePublication . Ribeiro, Teresa; Antunes, Elisa; Oliveira, Paulo; Caixeiro, VandaPrograma realizado a partir de entrevistas de Rosa Maria Sequeira, professora da Universidade Aberta ao escritor Almeida Faria, em 2007, com depoimentos de Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta, de Eduardo Lourenço, ensaísta, de Lídia Jorge, escritora, de Marcello Sacco, tradutor e de Anamaria Filisola, professora universitária.
- Almeida Faria: Teatro e outras FicçõesPublication . Sequeira, Rosa Maria; Ribeiro, Teresa; Antunes, Elisa; Oliveira, Paulo; Caixeiro, VandaPrograma realizado a partir de entrevistas de Rosa Maria Sequeira, professora da Universidade Aberta ao escritor Almeida Faria, em 2007. Participação de Anamaria Filisola, professora universitária, de Jorge Braga, editor e tradutor, de Marcello Sacco, tradutor, de Jorge Silva Melo, ator e encenador e de Beatriz Batarda, atriz.
- Almeida Garrett e o teatro do seu tempo: apresentaçãoPublication . Vasconcelos, Ana IsabelO estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a personalidade de Garrett e o seu perfil enquanto homem com uma visão estratégica invulgar, apoiar-nos-emos na correspondência que trocou com Portugal no período em que ocupou um cargo diplomático em Bruxelas. No que respeita ao conhecimento do autor, o conteúdo destas cartas encerra dados biográficos e políticos importantes, confirmando a visão moderna e avançada que Garrett tinha e que se veio a revelar, nomeadamente no papel desempenhado na restruturação do teatro em Portugal.
- Almeida Garrett e o teatro do seu tempo: o homem e o políticoPublication . Vasconcelos, Ana IsabelO estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a personalidade de Garrett e o seu perfil enquanto homem com uma visão estratégica invulgar, apoiar-nos-emos na correspondência que trocou com Portugal no período em que ocupou um cargo diplomático em Bruxelas. No que respeita ao conhecimento do autor, o conteúdo destas cartas encerra dados biográficos e políticos importantes, confirmando a visão moderna e avançada que Garrett tinha e que se veio a revelar, nomeadamente no papel desempenhado na restruturação do teatro em Portugal.
- Álvaro de Campos: triunfalismo e desencanto com a modernidadePublication . Vila Maior, DionísioRecurso Educacional que foi realizado primacialmente para os alunos da Unidade Curricular Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea II, da minha responsabilidade, e que integra o plano de estudos do 3º Ciclo em Estudos Portugueses da Universidade Aberta. Com base em textos considerados vertebrais deste heterónimo pessoano (“Opiário”, “Ode Triunfal”, “Ode Marítima” e “Tabacaria”), aborda-se um conjunto de informações importantes relativas a Álvaro de Campos: o Sensacionismo subjetivo e objetivo e as suas diferentes facetas: decadente, sensacionista/triunfalista e desencantada.
- Bocage: o homem, o poetaPublication . Sardinha, Ana Isabel; Tudela, José Manuel; Santos, Manuela NovaisPrograma sobre a vida e obra do poeta Bocage, realizado pela Universidade Aberta, em 1988.
- Cesário Verde: 1. Contexto, a vida e a obraPublication . Vila Maior, DionísioRecurso Educativo que integrou a emissão de 13 de março de 2010 da Universidade Aberta, apresentada na RTP 2. Aborda-se um conjunto de informações importantes relativas a Cesário Verde: alguns factos biográficos; influências literárias que constituíram o seu horizonte poético de referências; contexto cultural, científico e tecnológico que o envolveu (final do século XIX); marcas realistas e impressionistas na sua poesia; presença dos motivos da “cidade” e do “campo” em poemas vertebrais
- Cesário Verde: 2. Cesário Verde e o ModernismoPublication . Vila Maior, DionísioRecurso Educativo que integrou a emissão de 13 de março de 2010 da Universidade Aberta, apresentada na RTP 2. Aborda-se essencialmente a ligação de Cesário (“grau zero da nossa modernidade”) aos Modernistas portugueses