Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras | Recursos educacionais / Educational resources by Title
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- O duploPublication . Bär, Gerald; Silva, Helder Matta e; Guerreiro, Maria João
- Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplosPublication . Castelo, AdelinaA pronúncia constitui uma habilidade importante para todos os aprendentes de língua estrangeira, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade (cf. componentes da pronúncia apresentadas em Derwing e Munro, 2005). No entanto, podem existir alguns obstáculos à concretização do ensino da pronúncia, tais como limitações quanto à formação dos professores nesta área e ao tempo de aula disponível para essa finalidade. Esta conferência visa dar um pequeno contributo para responder a tais dificuldades. Para o efeito, incluirá quatro partes principais: (1) apresentação de razões para promover a melhoria da pronúncia, de acordo com a literatura (por exemplo, Yates, 2002; Moyer, 2014; Kissling, 2018); (2) identificação de alguns princípios relevantes para alcançar esse objetivo (por exemplo, Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Castelo, 2022); (3) comparação dos sistemas fonéticos segmentais das variedades padrão do português europeu e do francês de França; (4) exploração de exemplos de atividades didáticas para promover um desenvolvimento da pronúncia do francês junto de aprendentes portugueses.
- Evitando o plágio: uso de fontes e referenciação bibliográfica segundo as normas MLA (9th Edition)Publication . Oliveira, SusanaA Universidade Aberta possui, há vários anos, instrumentos antiplágio como forma de desincentivar uma prática infelizmente comum e disseminada no círculo académico. A nível legal, o plágio, ou a apropriação da autoria do trabalho intelectual de outrem, constitui-se como crime, punível por lei. A nível institucional, a prática de plágio fragiliza o vínculo de confiança Professor—Estudante, além de impedir o progresso e a consolidação das competências de exposição, argumentação e pensamento crítico. Contudo, a prática de plágio resulta, por vezes, inintencional. Ou seja, por falta de conhecimento sobre como abordar as fontes consultadas no trabalho a avaliar pelos Professores, o Estudante pode incorrer de modo involuntário em alguma forma de plágio. Assim, para evitar qualquer situação de plágio que penalize a classificação de trabalhos, fragilize o elo de confiança com os Professores e comprometa a aquisição e a consolidação de competências académicas, importa respeitar um critério rigoroso de apresentação das fontes consultadas. Existem vários critérios que podem ser seguidos na citação e referenciação de fontes, cujas normas se encontram disponíveis online. Esta sessão incidirá sobre os critérios MLA [Modern Language Association] não só por razões de rigor e de clareza de exposição, mas também por serem aqueles usualmente seguidos na área das Humanidades. Com este recurso, pretende-se que os estudantes se sintam familiarizados em relação aos critérios MLA e esclarecidos sobre as competências associadas à citação e referenciação de fontes, reforçando o desenvolvimento da motivação intrínseca, no contexto de uma aprendizagem moralmente responsável, ética e construtiva.
- Francês III : découvrir : arrivéePublication . Nobre, Ana; Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Firmino, Joaquim; Silva, Fátima Ferreira da
- Francês III : découvrir : arrivéePublication . Nobre, Ana; Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Firmino, Joaquim; Silva, Fátima Ferreira da
- Sociedade e cultura norte americanas : a terra dos sonhos dos emigrantesPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Almeida, VítorEste videograma apresenta os Estados Unidos da América como um País de atração para os emigrantes de todas as partes do Mundo.
- Sociedade e cultura norte americanas : como evoluiu o sonho americano?Publication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Almeida, VítorDebate entre a diplomata americana Kathleen Stephens, o professor universitário António Feijó e o jornalista Leonídio Ferreira, moderado pela autora, sobre a evolução do sonho americano.
- Sociedade e cultura norte americanas : o sonho americanoPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Almeida, VítorEste videograma apresenta uma panorâmica histórica, geográfica e económica sobre os E.U.A. e de que forma esta se reflete no sonho americano.
- Sociedade e cultura norte americanas : o sonho da cultura para todosPublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Almeida, VítorEste videograma apresenta alguns aspetos relacionados com a Cultura Norte-Americana: museus, compositores musicais, ensino, pintura, etc. Inclui uma entrevista com o professor Haskell Thomson sobre a obra do compositor Charles Ives.
- Sociedade e cultura norte americanas : o sonho da liberdade e da igualdadePublication . Pires, Maria Laura Bettencourt; Jardim, Pedro; Almeida, VítorEste videograma traça uma panorâmica evolutiva sobre as lutas dos negros e mulheres pelos seus direitos cívicos.