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Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos

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A pronúncia constitui uma habilidade importante para todos os aprendentes de língua estrangeira, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade (cf. componentes da pronúncia apresentadas em Derwing e Munro, 2005). No entanto, podem existir alguns obstáculos à concretização do ensino da pronúncia, tais como limitações quanto à formação dos professores nesta área e ao tempo de aula disponível para essa finalidade. Esta conferência visa dar um pequeno contributo para responder a tais dificuldades. Para o efeito, incluirá quatro partes principais: (1) apresentação de razões para promover a melhoria da pronúncia, de acordo com a literatura (por exemplo, Yates, 2002; Moyer, 2014; Kissling, 2018); (2) identificação de alguns princípios relevantes para alcançar esse objetivo (por exemplo, Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Castelo, 2022); (3) comparação dos sistemas fonéticos segmentais das variedades padrão do português europeu e do francês de França; (4) exploração de exemplos de atividades didáticas para promover um desenvolvimento da pronúncia do francês junto de aprendentes portugueses.

Description

Keywords

Ensino da pronúncia Francês como língua estrangeira Fonética Aprendentes portugueses

Citation

Castelo, A. (2023). Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos. 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês) (Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, Nova FCSH, 27-28/01/2023, conferência plenária por convite).

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