Publication
Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T11:53:53Z | |
dc.date.available | 2023-01-31T11:53:53Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.description.abstract | A pronúncia constitui uma habilidade importante para todos os aprendentes de língua estrangeira, sobretudo nas suas componentes de inteligibilidade e compreensibilidade (cf. componentes da pronúncia apresentadas em Derwing e Munro, 2005). No entanto, podem existir alguns obstáculos à concretização do ensino da pronúncia, tais como limitações quanto à formação dos professores nesta área e ao tempo de aula disponível para essa finalidade. Esta conferência visa dar um pequeno contributo para responder a tais dificuldades. Para o efeito, incluirá quatro partes principais: (1) apresentação de razões para promover a melhoria da pronúncia, de acordo com a literatura (por exemplo, Yates, 2002; Moyer, 2014; Kissling, 2018); (2) identificação de alguns princípios relevantes para alcançar esse objetivo (por exemplo, Celce-Murcia et al., 2010; Grant, 2014; Castelo, 2022); (3) comparação dos sistemas fonéticos segmentais das variedades padrão do português europeu e do francês de França; (4) exploração de exemplos de atividades didáticas para promover um desenvolvimento da pronúncia do francês junto de aprendentes portugueses. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, Nova FCSH, Lisboa, 27-28/01/2023 [conferência plenária por convite] | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castelo, A. (2023). Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos. 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês) (Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, Nova FCSH, 27-28/01/2023, conferência plenária por convite). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13271 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Ensino da pronúncia | pt_PT |
dc.subject | Francês como língua estrangeira | pt_PT |
dc.subject | Fonética | pt_PT |
dc.subject | Aprendentes portugueses | pt_PT |
dc.title | Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos | pt_PT |
dc.type | learning object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Colégio Almada Negreiros, Nova FCSH, Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês) | pt_PT |
person.familyName | Castelo | |
person.givenName | Adelina | |
person.identifier.ciencia-id | 821E-ABA2-80B9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9079-1066 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | pedagogicalPublication | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cf9b707c-a2e3-4163-8436-1e218b77fb5d |