Ciências e Tecnologia Web | Web Science and Tecnology
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Ciências e Tecnologia Web | Web Science and Tecnology by Title
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade dos conteúdos educacionais online na perspectiva da experiência do aluno cegoPublication . Lisboa, Isolda Veronese Moniz Vianna; Rocha, Tânia; Barroso, JoãoA educação a distância proporciona acesso a conteúdos educativos de forma assíncrona, síncrona e livre de barreiras geográficas, permitindo que um grande número de pessoas, que de outra forma não poderiam estudar, deem continuidade à sua vida acadêmica. O acesso, no entanto, deve ser oferecido a todas as pessoas de forma igualitária – independentemente das suas capacidades e habilidades - e não limitado ao nível instrumental, proporcionando um modelo de qualidade dinâmico que atenda as necessidades do aluno usuário. As plataformas de e-Learning têm o potencial para melhorar a qualidade do aprendizado e aumentar o acesso à educação desde que estejam atentas às necessidades dos diversos tipos de usuários. Perceber a possibilidade de contribuir investigando a experiência do usuário cego na sua interação com conteúdos educacionais online foi um dos motivos que motivou esta pesquisa. Este estudo pretendeu pesquisar o perfil de acessibilidade dos conteúdos dos sites educacionais à distância – eLearning - das instituições de ensino a distânciabrasileiras na perspectiva da experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais online. A experiência do usuário aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais nas plataformas de e-Learning é positiva? Há limitações que se apresentam para que ele atinja seus objetivos e tenha suas necessidades preenchidas? Usamos para a obtenção dos dados questionários qualitativos e quantitativos online. Efetuamos uma avaliação UX global de forma a apresentar uma perspectiva, a mais completa que nos seja possível dentro desse universo, sobre a real experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais - e-Learning - nas instituições avaliadas. Identificamos dificuldades vivenciadas pelo aluno cego na sua interação e propusemos linhas de orientação caminhos para proporcionar uma experiência positiva e de qualidade. Ainda, identificamos a necessidade de uma maior conscientização daqueles envolvidos na educação a distância sobre tais dificuldades e desenvolvemos uma ferramenta, no formato de quiz, para este fim, a ser amplamente divulgada para este público.
- Aspectos do rastreamento do glaucoma auxiliados por técnicas automatizadas em imagens com menor qualidade do disco ópticoPublication . Camara, José Carlos Raposo da; Cunha, António Manuel Trigueiros da Silva; Pires, Ivan Miguel SerranoO glaucoma é uma neuropatia óptica cuja progressão pode levar a cegueira. Representa a principal causa de perda visual de caráter irreversível em todo o mundo para homens e mulheres. A detecção precoce através de programas de rastreamento feita por especialistas é baseada nas características do nervo óptico, em biomarcadores oftalmológicos (destacando-se a pressão ocular) e exames subsidiários, com destaque ao campo visual e OCT. Após o reconhecimento dos casos é feito o tratamento com finalidade de estacionar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Contudo, estes programas têm limitações, principalmente em locais mais distantes dos grandes centros de tratamento especializado, insuficiência de equipamentos básicos e pessoal especializado para oferecer o rastreamento a toda a população, faltam meios para locomoção a estes centros, desinformação e desconhecimento da doença, além de características de progressão assintomática da doença. Esta tese aborda soluções inovadoras que podem contribuir para a automação do rastreamento do glaucoma utilizando aparelhos portáteis e mais baratos, considerando as necessidades reais dos clínicos durante o rastreamento. Para isso foram realizadas revisões sistemáticas sobre os métodos e equipamentos para apoio à triagem automática do glaucoma e os métodos de aprendizado profundo para a segmentação e classificação aplicáveis. Também foi feito um levantamento de questões médicas relativas à triagem do glaucoma e associá-las ao campo da inteligência artificial, para dar mais sentido as metodologias automatizadas. Além disso, foi criado um banco de dados privado, com vídeos e imagens de retina adquiridos por um smartphone acoplado a lente de baixo custo para o rastreamento do glaucoma e avaliado com métodos do estado da arte. Foram avaliados e analisados métodos de detecção automática de glaucoma utilizando métodos de aprendizado profundo de segmentação do disco e do copo óptico em banco de dados públicos de imagens de retina. Finalmente, foram avaliadas técnicas de mosaico e de detecção da cabeça do nervo óptico em imagens de baixa qualidade obtidas para pré-processamento de imagens adquiridas por smartphones acoplados a lente de baixo custo.
- Facial analysis with depth maps and deep learningPublication . Brito, Paulo; Carvalho, ElizabethA recolha e análise sequencial de dados multimodais do rosto humano é um problema importante em visão por computador, com aplicações variadas na análise e monitorização médica, entretenimento e segurança. No entanto, devido à natureza do problema, há uma falta de sistemas acessíveis e fáceis de usar, em tempo real, com capacidade de anotações, análise 3d, capacidade de reanalisar e com uma velocidade capaz de detetar padrões faciais em ambientes de trabalho. No âmbito de um esforço contínuo, para desenvolver ferramentas de apoio à monitorização e avaliação de emoções/sinais em ambiente de trabalho, será realizada uma investigação relativa à aplicabilidade de uma abordagem de análise facial para mapear e avaliar os padrões faciais humanos. O objetivo consiste em investigar um conjunto de sistemas e técnicas que possibilitem responder à questão de como usar dados de sensores multimodais para obter um sistema de classificação para identificar padrões faciais. Com isso em mente, foi planeado desenvolver ferramentas para implementar um sistema em tempo real de forma a reconhecer padrões faciais. O desafio é interpretar esses dados de sensores multimodais para classificá-los com algoritmos de aprendizagem profunda e cumprir os seguintes requisitos: capacidade de anotações, análise 3d e capacidade de reanalisar. Além disso, o sistema tem que ser capaze de melhorar continuamente o resultado do modelo de classificação para melhorar e avaliar diferentes padrões do rosto humano. A FACE ANALYSYS, uma ferramenta desenvolvida no contexto desta tese de doutoramento, será complementada por várias aplicações para investigar as relações de vários dados de sensores com estados emocionais/sinais. Este trabalho é útil para desenvolver um sistema de análise adequado para a perceção de grandes quantidades de dados comportamentais.
- HyperCube: as novas metáforas e algoritmos para conceção de interfaces, leitura imersiva e visualização da informaçãoPublication . Lima, Alessandro Rego de; Rocha, Tânia de Jesus Vilela daA Tecnologia da Informação cria recursos de hardware e software cada vez mais avançados, no entanto, a maioria dos aplicativos permanecem restritos aos paradigmas da metáfora do desktop. Esta tese propõe o modelo HyperCube como um conjunto de metáforas e algoritmos focada na Computação Centrada na Pessoa, baseada em hardware e software avançados, independente de dispositivo que explora as capacidades cognitivas-espaciais do utilizador e as propriedades geométricas do tesserato (hipercubo-4D), como possível novo paradigma de interface digital. Nesta tese, o hipercubo-4D e o tempo compõem o espaço de interação penta dimensional onde cada lado do tesserato é a viewport-3D de uma aplicação, chamada WorkScene. Além de gerenciar WorkScenes, o modelo possui um “DataAxis” para intercomunicação, que permite a edição simultânea de um mesmo arquivo por várias aplicações sem violar as regras do sistema operativo. Os elementos visuais são dispostos em três níveis de profundidade 1) A “BackCourtain”, imagem e cor semitransparente que auxiliam na imersão, presença e contexto espacial; 2) A viewport-3D, onde estão as faces agrupadas pelo bindery, e a câmara virtual; 3) A ShopWindow, que se assemelha a um desktop tradicional. HyperCube4X é o protótipo que implementa este conceito. Possui três WorkScenes que tratam diferentes visualizações a) HyperBook, gerenciador de imagens e leitor de e-books; b) HyperRelational, visualização de dados relacionais; c) HyperAnalyzer, visualizador de dados analíticos. Portanto, o modelo propõe uma experiência aprimorada combinando tecnologia, metáforas e algoritmos com a cognição humana para reduzir a curva de aprendizado e melhorar engajamento e produtividade.
- A jornada dos híbridos: acompanhamento dos percursos de aprendizagem em movimento no contexto da Internet das CoisasPublication . Lima, Claudio Cleverson de; Schlemmer, Eliane; Morgado, LeonelAs atividades de aprendizagem em movimento desenvolvem os aspectos físico, cognitivo e habilidades interpessoais dos estudantes, mas orquestrar pedagogicamente essas atividades posiciona desafios ao professor, já que estas ocorrem fora do seu campo visual e com os estudantes movimentando-se espacialmente. Nesse sentido, esta tese é orientada pela seguinte questão: como promover a consciência do professor na orquestração pedagógica de atividades de aprendizagem em movimento? O objetivo da tese é projetar e avaliar uma prática pedagógica inventiva gamificada móvel e compreender, no âmbito da IoT, como esta prática contribui para a promoção da consciência do professor na orquestração pedagógica de tais atividades. Esta tese apoia-se no paradigma metodológico da Design Science Research (DSR), especificamente no modelo de processo Design Science Research Methodology. Os dados foram construídos no próprio processo de invenção da prática, em dois momentos: uma atividade de demonstração, valendo-se de observação direta, entrevistas, questionários, mesa redonda, blogs e registros em imagem, áudio e vídeo digitais e, em um segundo momento, na construção e avaliação do design da atividade por meio de três cenários distintos, informados e avaliados por meio de procedimento metodológico específico. A análise dos dados demonstrou que, sem a utilização de TD, a promoção da consciência docente em relação a aspectos relevantes da atividade em movimento é insuficiente para possibilitar a orquestração. O design da prática pedagógica MOBinvent, pela incorporação de sensores IoT (Internet das Coisas) na coleta, processamento e transmissão de dados consolidados via dashboard em tempo real ao professor, possibilita o acompanhamento e orquestração da atividade. Os resultados da avaliação por cenários apontam incremento na promoção da consciência docente em comparação com a atividade demonstração, que não incorporou sensores IoT. O contributo fundamental desta tese é representado pelo design final da prática MOBinvent, enquanto demonstração rigorosa e relevante de como os sensores IoT, ao automatizar aspectos burocráticos de coleta, processamento e transmissão de dados consolidados em tempo real, podem oferecer ao professor informações e liberdade para focar na orquestração pedagógica de atividades em movimento. Estudos futuros podem ser direcionados na melhoria do design aqui proposto por equipes interdisciplinares, ampliando e aprofundando o escopo da prática, bem como conduzir novas avaliações em campo, assim que as restrições impostas pela pandemia COVID-19 possibilitarem. Essas contribuições podem aperfeiçoar e gerar práticas que ofereçam ao professor maior liberdade na orquestração de processos de aprendizagem em movimento, promovendo a aprendizagem, objetivo último dos processos educativos.
- Modelo de smart places confiávelPublication . Brandão, António José Morim; São Mamede, Henrique; Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos MoreiraOs smart places, como a desmaterialização dos diversos ecossistemas naturais, envolvem diversos ecossistemas autónomos que se interligam e promovem a integração da informação e a convergência de funções e atividades, necessariamente seguras, que dependem de dados confiáveis e fontes confiáveis. O problema da gestão de dados, da sua qualidade e da sua governação agrava-se com a quantidade de dados gerados, a multiplicidade de dispositivos, espaços, infraestruturas, utilizadores e entidades ligados, sendo um desafio tecnológico e de gestão. Os diversos riscos cibernéticos podem provocar o comprometimento dos dados, a exploração das fragilidades, a infeção dos sistemas, condicionando o funcionamento da cidade e, no limite, desligar ou mesmo destruir a infraestrutura física ao ponto de os cidadãos terem as suas vidas ameaçadas. A metodologia de investigação escolhida para este trabalho é a metodologia Design Science Research (DSR), na abordagem centrada no problema, onde se pretende construir um artefacto, que permita avaliar alternativas viáveis de utilização da tecnologia confiável, baseada em blockchain. A proposta centra-se num modelo genérico de dados a aplicar aos smart places, no contexto das smart cities, focando a sua revisão e estruturação nos aspetos de gestão de dados e da sua governação. O modelo proposto adota as tecnologias blockchain e aplica às diferentes características da cidade, na governança eletrónica, na contratação de produtos e serviços e na recolha de dados. Os múltiplos objetos IoT e as múltiplas redes, juntamente com a tecnologia blockchain, podem resultar em espaços e cidades mais seguras e eficientes. Este trabalho aprofunda o conceito de smart cities, no ecossistema de mobilidade e transportes, utilizando a tecnologia blockchain como plataforma de segurança e confiabilidade dos dados, aplicado no artefacto do subsistema de bilhética e de tráfego, para a confiabilidade e controlo dos logs gerados pelos inúmeros dispositivos. Com este artefacto pretende-se a generalização do modelo a aplicar a diferentes subsistemas permitido que os modelos de dados genéricos, sejam integrados e automatizados, com dados de qualidade e informações confiáveis. O controlo dos fluxos dos dados, a gestão do ciclo de vida dos dados e da informação permitirá um processo de gestão de dados e de gestão da informação e da sua governança, mais confiável.
- Um modelo de valor de entrega de informação aplicado ao governo eletrónicoPublication . Monteiro, J. A.; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Rocha, TâniaO governo eletrónico como uma área de estudos da ciência e tecnologia Web, explora o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para aproximar os cidadãos das áreas da governação. O crescimento da sua utilização, a par das constantes transformações tecnológicas, justifica a importância do seu estudo, nomeadamente, nas componentes mais visíveis para o utilizador, os sítios e as aplicações Web. Assim, importa perceber de que modo um modelo de valor de entrega de informação poderá conduzir a um aumento substancial na perceção da acessibilidade e na perceção da qualidade da informação disponibilizada, no contexto do governo eletrónico. A presente investigação caracteriza-se como um estudo exploratório, onde foi adotado o paradigma interpretativo/construtivista. A abordagem metodológica da investigação enquadra-se em quatro partes: (i) revisão da literatura; (ii) realização de entrevistas semiestruturadas através do método de grupos de conveniência; (iii) análise dos contributos dos participantes através do método de análise temática; (iv) concetualização de um Modelo de Valor de entrega de informação. Os resultados obtidos através dos instrumentos de recolha e análise de dados sugerem que o utilizador é um ativo na avaliação dos sítios de governo eletrónico. O contributo do utilizador estabelece-se através dos atributos centrados nos domínios da acessibilidade, usabilidade, experiência do utilizador para avaliar a qualidade dos sítios Web de governo eletrónico. A avaliação do utilizador parte da sua referência de valor. Como síntese desta investigação, considera-se que um modelo de valor de entrega de informação poderá influenciar o processo de desenvolvimento de aplicações e de sítios Web, aumentando a qualidade na perceção e na acessibilidade da informação a entregar ao utilizador.
- Uma proposta de escalonamento de tarefas sensível ao contexto de aplicações móveis no paradigma fog computingPublication . Barros, Celestino Lopes de; Silva, Hugo Alexandre Paredes Guedes da; Rocio, Vitor; Sousa, André Filipe Esteves deOs pedidos de execução de aplicações na arquitetura cloud e no paradigma fog são geralmente heterogéneos em termos de contextos ao nível dos dispositivos e das aplicações. O escalonamento dos pedidos nessas arquiteturas é um problema de otimização com múltiplas restrições. Apesar dos inúmeros esforços, o escalonamento de tarefas nessas arquiteturas e paradigmas continua a apresentar alguns desafios aliciantes que nos levam a questionar a forma como as tarefas são encaminhadas entre os diferentes dispositivos físicos, nós da fog e cloud. A fog é definida como uma extensão da cloud, que disponibiliza serviços de processamento, armazenamento e rede próximo da edge network, e devido à densidade e heterogeneidade de dispositivos, o escalonamento é muito complexo e, na literatura, encontramos ainda poucos estudos. Contrariamente, o escalonamento na cloud é amplamente estudado. Diversos trabalhos de investigação abordam, no entanto, essa questão na perspetiva de provedores de serviço ou otimizam os níveis da qualidade de serviço (QoS) da aplicação. Ignoram, porém, informações contextuais ao nível do dispositivo e dos utilizadores finais e as suas experiências de utilização (QoE). Procurando trazer contributos inovadores nas áreas de escalonamento de tarefas e computação distribuída, nesta tese, é proposta uma solução para o problema de escalonamento de pedidos sensível ao contexto para o paradigma fog que minimiza os tempos de execução da aplicação e maximiza as suas prioridades. Os diferentes parâmetros de contexto são normalizados através da normalização Min-Max. A prioridade de cada pedido é definida através da aplicação da técnica de análise Multiple Linear Regression (MLR) e o seu escalonamento com vista a otimizar a QoE dos utilizadores, é feito recorrendo a técnica de Otimização Multi-Objective Non-Linear Programming1 (MONLP). Os resultados experimentais, encontrados a partir de simulações no kit de ferramentas iFogSim, demonstram que a nossa proposta de escalonamento apresenta um melhor desempenho em comparação com as propostas não sensível ao contexto (First Come First Served, Shortest Job First e QoS-based), relativamente às métricas: percentagem de execução dos pedidos com sucesso, tempo de espera e QoE dos utilizadores.
- Sistema multiagente de recomendação de percursos de evacuação de edifícios em caso de incêndio, baseado em contexto e na IoTPublication . Neto, Joaquim Augusto Queirós Frazão; Morais, A. Jorge; Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Coelho, António LeçaPara além de ser uma matéria sensível para a sociedade civil, a evacuação de edifícios em caso de incêndio tem também motivado a comunidade académica para o desenvolvimento e estudo de soluções para melhorar a eficiência na evacuação desses espaços. O estudo do comportamento humano tem sido uma das áreas que tem merecido a atenção dos investigadores na área da evacuação de incêndios. No entanto, trata-se de um comportamento difícil de modelar, pois depende de fatores difíceis de conhecer e que variam de país para país. Face a essa dificuldade, propõe-se uma mudança de paradigma que, ao invés de se centrar em modelar o comportamento dos ocupantes, tem como foco condicionar esse comportamento, através da disponibilização em tempo real de informação relativa aos percursos de evacuação mais eficientes. A disponibilização dessa informação aos ocupantes, é possível com uma solução que aproveite os benefícios da crescente utilização da IoT (Internet Of Things) em edifícios, para ajudar os ocupantes a adaptarem-se ao ambiente. Os sistemas de recomendação multiagente são usados para ajudar os utilizadores a adaptarem-se ao ambiente em que se inserem, designadamente no âmbito da IoT, pelo que podem ser usados para providenciar aos ocupantes os percursos de evacuação mais eficientes. Seguindo a metodologia de investigação design science, propõe-se um sistema de recomendação multiagente, que a partir de dados contextuais obtidos através de dispositivos IoT, recomenda os percursos de evacuação mais eficientes a cada momento. Os resultados do estudo sugerem que a solução proposta pode contribuir para melhorar a eficiência na evacuação de edifícios em caso de incêndio.