Ciências da Informação | Recursos educacionais / Educational resources
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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
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Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
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- Análise e linguagens documentais IPublication . Marcos, Isabel MarquesUma das funções primordiais de uma biblioteca, independente da sua tipologia, é facultar o acesso à informação. Para que esta missão possa ser cumprida, as bibliotecas têm que organizar os seus recursos de forma a torná-los identificáveis e acessíveis aos seus utilizadores. Esta organização requer o conhecimento de um conjunto de procedimentos técnicos inerentes ao tratamento documental dos diferentes recursos de uma biblioteca. Em Análise e Linguagens Documentais I são abordados os seguintes aspetos: os princípios fundamentais da área da ciência da informação; as etapas do circuito do documento; os conceitos básicos da linguagem documental; os princípios normativos que regem a prática catalográfica dos recursos monográficos. Pretende-se a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitem à descrição bibliográfica de recursos impressos (monografias num só volume)
- Análise e linguagens documentais IIPublication . Marcos, Isabel MarquesA descrição bibliográfica de recursos é um procedimento fundamental na gestão da informação em bibliotecas, pois permite a clara identificação dos recursos que são disponibilizados aos utilizadores. A catalogação está relacionada com a organização, o acesso e a recuperação da informação, conceitos fundamentais em ciência da informação. Em Análise e Linguagens Documentais II são apresentados os princípios normativos que permitem a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitam proceder ao tratamento documental de diferentes tipologias documentais (recursos impressos, vídeo, sonoro, gráfico, eletrónico e contínuos), de acordo com as Regras Portuguesas de catalogação e com as ISBDs (International Standard Bibliographic Description). São também enunciados os princípios que presidem à estruturação dos dados expressos nas zonas e elementos da ISBD e a sua correlação com a utilização do formato UNIMARC.
- Ciência na escola: o desafio das humanidadesPublication . Vila Maior, DionísioVídeo que corresponde à Conferência que proferi num Evento Científico, intitulado “Educação Horizontes XXI”, organizado pela Universidade da Madeira e CLEPUL, e realizado online no dia 15 de julho de 2020. Abordo os termos e conceitos “Ciência”, “Conhecimento” e “Saber”. Desenvolvo algumas breves reflexões sobre o Homem (enquanto ser verbal, social e homo faber) e sobre uma forma de a problemática da Ciência na Escola poder ser equacionada, acentuando a necessidade do exercício interdisciplinar e a essência humanista da Educação
- Citar e referenciar : APA 6ª ed.Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e lista de referências apresentam-se as normas da APA 6ª ed. nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.
- Citar e referênciar : gestores de referências bibliográficasPublication . Marcos, Isabel MarquesSaber utilizar a informação de forma ética pressupõe citar e referenciar corretamente as obras de outros autores. Os gestores de referências bibliográficas são softwares, que entre outras funcionalidades, permitem criar, organizar e estruturar as referências bibliográficas, de acordo com diferentes estilos de citação, sendo preciosos instrumentos de auxílio na elaboração dos trabalhos académicos. Neste trabalho são apresentadas de forma genérica as funcionalidades de três softwares: Mendeley, Zotero e EndNote.
- Citar e referenciar : Norma Portuguesa 405Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e bibliografia apresentam-se as Normas Portuguesas NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos. Estas normas nacionais estão harmonizadas com a norma internacional ISO 690, elaborada pela International Standardization Organization (ISO) e aprovada pelos países membros desta organização.
- Citar e referenciar: o uso ético da informaçãoPublication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios éticos que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Citar e referenciar são uma das formas mais eficazes para combater o plágio. Atualmente na comunidade científica existem variadíssimas normas e estilos de citações e de referenciação bibliográfica. Foram privilegiadas as Normas Portuguesas NP 405 e o Estilo APA 6ª ed. da American Psychological Association.
- O ensino da literatura e as renovadas interfaces de GutenbergPublication . Vila Maior, DionísioVídeo onde reflito, de um modo geral, sobre o espaço cibercultural e o ensino da literatura. No cenário civilizacional contemporâneo, que muito assenta na cultura do imediato, tantas vezes em detrimento da dimensão humana e humanista, torna-se imprescindível proporcionar hábitos e leituras que de algum modo possam contribuir para a preservação, esclarecimento, divulgação e estruturação de uma outra memória, marcada esta por hábitos de leitura e de escrita, por uma consciência do livro como “fonte da vitalidade do espírito” (como disse George Steiner), mesmo que à custa do recurso ao multivocalismo hipertextual. Sabendo-se que nem a Literatura, nem as condutas sociais são fenómenos estáticos — e a Língua, como disse Mikhaïl Bakhtine «vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs» —, procurarei abordar, entre outras questões anexas: a necessidade de se outorgar a confiança às Humanidades (e, no caso concreto, à Literatura); a (absoluta) necessidade do hábito da escrita e da leitura do texto literário, num universo cada vez mais marcado pelas novas tecnologias da informação e comunicação que vão cromatizando polifonicamente uma cultura digital com uma interface dominada pelo poder cibercultural e hipertextual da webwriting e da weblecture
- Ensino online: as ferramentas de comunicação reduzem a distância entre professores e formandosPublication . Vila Maior, DionísioVídeo que corresponde a uma entrevista realizada por Teresa Botelheiro para o programa “Ser docente UAb”, realizada em 21 de julho de 2020, onde abordo algumas metodologias de trabalho por mim levadas a cabo com os alunos dos diversos Ciclos.
- Normalização das referências bibliográficas de acordo com as NP 405-1, NP 405-2, NP 405-3 e NP 405-4Publication . Marcos, Isabel MarquesA informação adquiriu nas últimas três décadas um lugar de primazia, existindo uma grande preocupação na elaboração de normas em vista à sua recuperação e disseminação. É neste contexto que cada vez mais se justifica a utilização de critérios uniformes na apresentação de documentos, recorrendo à aplicação de normas nacionais. As Normas portuguesas, NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 são normas na área da informação e documentação que definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos. Estas normas nacionais estão harmonizadas com a norma internacional ISO 690, elaborada pela International Standardization Organization (ISO) e aprovada pelos países membros desta organização.