Ciências da Informação | Recursos educacionais / Educational resources
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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
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Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
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- Writing a quality manuscript: before starting to writePublication . Caeiro, Sandra; Silva, Helder Matta e; Guerreiro, Maria João
- Writing a quality manuscript : article struturePublication . Caeiro, Sandra; Silva, Helder Matta e; Guerreiro, Maria João
- Writing a quality manuscript : language, technical details, submission, revision and response to the reviewersPublication . Caeiro, Sandra; Silva, Helder Matta e; Guerreiro, Maria João; Huisingh, Donald
- Writing a quality manuscript : accepting rejection, ethics, peer reviewPublication . Caeiro, Sandra; Silva, Helder Matta e; Guerreiro, Maria João
- Tratamento técnico de monografias antigasPublication . Marcos, Isabel MarquesO conceito de livro antigo aplica-se a toda a produção livreira editada antes de 1801. No entanto, é comum estender o conceito de livro antigo às publicações editadas até 1820. A ISBD consolidada e ISBD (A) são documentos da IFLA que apresentam os princípios normativos que permitem a descrição deste tipo de recursos. As regras catalográficas existentes para este tipo de recursos não se destinam apenas ao tratamento das monografias, mas também a outras tipologias de recursos produzidos durante o período da imprensa manual. Neste documento são enunciados os princípios que presidem à estruturação dos dados expressos nas zonas e elementos da ISBD para o tratamento técnico de monografias antigas.
- Análise e linguagens documentais IPublication . Marcos, Isabel MarquesUma das funções primordiais de uma biblioteca, independente da sua tipologia, é facultar o acesso à informação. Para que esta missão possa ser cumprida, as bibliotecas têm que organizar os seus recursos de forma a torná-los identificáveis e acessíveis aos seus utilizadores. Esta organização requer o conhecimento de um conjunto de procedimentos técnicos inerentes ao tratamento documental dos diferentes recursos de uma biblioteca. Em Análise e Linguagens Documentais I são abordados os seguintes aspetos: os princípios fundamentais da área da ciência da informação; as etapas do circuito do documento; os conceitos básicos da linguagem documental; os princípios normativos que regem a prática catalográfica dos recursos monográficos. Pretende-se a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitem à descrição bibliográfica de recursos impressos (monografias num só volume)
- Análise e linguagens documentais IIPublication . Marcos, Isabel MarquesA descrição bibliográfica de recursos é um procedimento fundamental na gestão da informação em bibliotecas, pois permite a clara identificação dos recursos que são disponibilizados aos utilizadores. A catalogação está relacionada com a organização, o acesso e a recuperação da informação, conceitos fundamentais em ciência da informação. Em Análise e Linguagens Documentais II são apresentados os princípios normativos que permitem a aquisição de capacidades técnico-organizativas que possibilitam proceder ao tratamento documental de diferentes tipologias documentais (recursos impressos, vídeo, sonoro, gráfico, eletrónico e contínuos), de acordo com as Regras Portuguesas de catalogação e com as ISBDs (International Standard Bibliographic Description). São também enunciados os princípios que presidem à estruturação dos dados expressos nas zonas e elementos da ISBD e a sua correlação com a utilização do formato UNIMARC.
- Normalização das referências bibliográficas de acordo com as NP 405-1, NP 405-2, NP 405-3 e NP 405-4Publication . Marcos, Isabel MarquesA informação adquiriu nas últimas três décadas um lugar de primazia, existindo uma grande preocupação na elaboração de normas em vista à sua recuperação e disseminação. É neste contexto que cada vez mais se justifica a utilização de critérios uniformes na apresentação de documentos, recorrendo à aplicação de normas nacionais. As Normas portuguesas, NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 são normas na área da informação e documentação que definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos. Estas normas nacionais estão harmonizadas com a norma internacional ISO 690, elaborada pela International Standardization Organization (ISO) e aprovada pelos países membros desta organização.
- Citar e referenciar: o uso ético da informaçãoPublication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios éticos que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Citar e referenciar são uma das formas mais eficazes para combater o plágio. Atualmente na comunidade científica existem variadíssimas normas e estilos de citações e de referenciação bibliográfica. Foram privilegiadas as Normas Portuguesas NP 405 e o Estilo APA 6ª ed. da American Psychological Association.
- Citar e referenciar : APA 6ª ed.Publication . Marcos, Isabel MarquesA elaboração correta dos trabalhos científicos pressupõe o respeito por um conjunto de princípios normativos de citação e referenciação bibliográfica que salvaguardam os autores das criações intelectuais do uso indevido das mesmas. Partindo de três conceitos: citação, referência bibliográfica e lista de referências apresentam-se as normas da APA 6ª ed. nos seus elementos essenciais. Estas normas, da área da informação e documentação, definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.