Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Livros / Books
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- 100 FuturismoPublication . Vila Maior, Dionísio; Rita, Annabela; Edições EsgotadasEstudos diversos sobre Literatura Portuguesa,
- 100 OrpheuPublication . Vila Maior, Dionísio; Rita, Annabela; Edições EsgotadasDiversos Estudos centrados no Modernismo português e no centenário da revista "Orpheu"
- Abílio de Mattos e SilvaPublication . Azevedo, Eunice Tudela de; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelAbílio de Mattos e Silva (1908-1985), cujo trabalho artístico se destacou ao longo de um período considerável do século XX, foi a personalidade escolhida para o nono volume da coleção “Biografias do Teatro Português”. Homem de perfil discreto, o seu conhecimento chega-nos sobretudo pela sua obra, que nos é aqui apresentada de forma cuidadosamente contextualizada e impressiva. Através da descrição e da análise feita ao trabalho produzido pelo biografado, enquanto cenógrafo e figurinista, são aqui recuperados e apresentados factos, pessoas, espetáculos, companhias e instituições, todos eles relevantes para a história da estética e da dimensão plástica das artes performativas em Portugal.
- Alfredo CortezPublication . Fadda, Sebastiana; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelNo segundo volume desta coleção dedicada às Biografias do Teatro Português, o nome biografado é Alfredo Cortez (1880-1946), um autor cuja produção literária é constituída exclusivamente por peças de teatro. Ficou sobretudo conhecido como autor de "Zilda", uma peça emblemática que, devido à temática abordada, tanto brado deu na sociedade lisboeta dos anos 20. Este texto marcou o início da sua produção dramática, que compreende estéticas diversas e que é aqui revisitada, sublinhando-se o impacto que teve na época. A análise da sua produção dramática revela do seu talento de dramaturgo, mas outras vertentes da sua atividade são igualmente abordadas de forma contextualizada. Nesta perspetiva, acompanhamos o percurso de uma vida sempre ligada ao teatro e às artes que nele confluem, o que nos proporciona o convívio com outros criadores destacados da cultura portuguesa da primeira metade do século XX.
- António Feliciano de Castilho, tradutor do FaustoPublication . Pais, Carlos CastilhoEste ensaio é enformado por uma concepção de crítica que coloca a análise de determinada tradução ao serviço da obra traduzida. Neste sentido, o leitor encontrará aqui uma crítica da tradução de António Feliciano de Castilho da obra de Goethe, Faust (parte I). Após uma breve introdução, na qual se indicam as tentativas da tradução do Faust de Goethe para português, descreve-se, no primeiro capítulo, a polémica que ficou conhecida, no século XIX, pela ‘questão do Fausto’ e tenta-se uma reconstituição da concepção de tradução de António Feliciano de Castilho. À luz desta concepção, no capítulo seguinte, analisam-se alguns aspectos da tradução do Fausto por António Feliciano de Castilho para, finalmente, se dar conta da recepção daquela tradução, especificando as posições manifestadas na época da publicação da tradução por Antero de Quental e Joaquim de Vasconcellos.
- António PedroPublication . Coelho, Rui Pina; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelEste terceiro volume da coleção oferece uma biografia de António Pedro (1909-1966) olhada através da lupa da sua ação no teatro, em prol da transformação de um campo que tão bem conhecia. Atuou em áreas muito diversas, aqui inventariadas da seguinte forma: «Poeta, novelista, romancista, dramaturgo, tradutor, encenador, teatrólogo, cenógrafo, figurinista, diretor artístico, articulista, ensaísta, editor, pintor, escultor, ceramista, jornalista, locutor, crítico de arte, conferencista, um homem de curiosidade insaciável e perfil heteróclito, de espírito inquiridor e inquieto, que se interessou por muitas áreas e disciplinas, tais como publicidade, luminotecnia, sonoplastia ou as artes gráficas.» Mas surge também como figura de convite ao conhecimento do espaço da encenação em Portugal, onde se destacou e foi destacado pelos seus contemporâneos, mudando o rumo do teatro em Portugal no século XX. Através desta biografia, o leitor descobrirá um complexo território teatral de que António Pedro fez parte e foi ativo promotor, constituído por grupos de amadores e profissionais que tentaram renovar a cena, elevando a qualidade dos espetáculos, e por um dinâmico trabalho editorial de divulgação de teorias e tendências estéticas modernas.
- António PinheiroPublication . Vasques, Eugénia; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelAntónio Pinheiro (1867-1943), considerado um dos atores portugueses mais inteligentes e instruídos da sua geração, foi a personalidade escolhida para o oitavo volume da coleção “Biografias do Teatro Português”. Com base em provas documentais, algumas das quais inéditas, é-nos apresentado o longo e riquíssimo percurso artístico de Pinheiro, são recordados aspetos marcantes da sua vida pessoal, sublinhado o seu empenho na luta associativa em defesa da classe teatral, tudo isto inserido num contexto social e profissional que nos permite avaliar a relação de Pinheiro com os seus pares bem como o seu posicionamento relativamente às tendências estéticas da época. Competências múltiplas, espírito versátil e trabalho afincado fizeram com que a sua presença no teatro fosse além da representação, tendo desempenhado as funções de diretor de cena, ensaiador, marcador de peças e «metteur-en-place». Ainda ligado à atividade teatral, foi professor do Conservatório, onde deu a sua última aula aos 70 anos. Para a posteridade, António Pinheiro publicou várias obras que testemunham toda uma época e que constitui «o mais relevante conjunto memorialístico do teatro em Portugal».
- Apuntes de historia de la traducción portuguesaPublication . Pais, Carlos Castilho
- Bernardo Santareno | 100 anos: percursos e documentosPublication . Brilhante, Maria João; Fadda, Sebastiana; Vasconcelos, Ana IsabelEntre as várias iniciativas que a celebração em 2020 do centenário do nascimento de António Martinho do Rosário (1920-1980) – escritor que a história da literatura e do teatro conhece como Bernardo Santareno – promoveu, conta-se este livro nascido da vontade da actriz e encenadora Fernanda Lapa (1943-2020) e do desafio que lançou ao CET-Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para que o realizasse. Os tempos difíceis que vivemos por via da pandemia de Covid 19 e, sobretudo, o desaparecimento de Fernanda Lapa trouxeram ao trabalho das organizadoras alguma incerteza. Mas o projecto desenrolou-se e dois anos depois cumpre o que fora prometido, acrescentando à bibliografia produzida em Portugal e noutros países um conjunto de ensaios, artigos e depoimentos que prosseguem a nem sempre fácil reivindicação de um lugar central para a obra de Bernardo Santareno no teatro do século XX.
- A cor dos cabelos de Deus: a oficina de escrita de José SaramagoPublication . Grünhagen, SaraOs romances de José Saramago destacam-se pelo modo como revisitam narrativas e cânones variados: é o caso de "O ano da morte de Ricardo Reis" (1984) e de "O evangelho segundo Jesus Cristo" (1991), que estão entre os mais significativos do autor e que são analisados neste ensaio. Trata-se de entrar na oficina de Saramago para investigar o modo como a sua escrita se constrói a partir de outras criações e para compreender parte daquilo que constitui a sua assinatura literária, o seu estilo. Se é certo que a obra de Saramago configura um testemunho notável de um momento da História e da Literatura portuguesas, a sua escrita também chama a atenção porque se insere em uma conversa crítica e literária que é contínua, que não começa nem termina com ele e que não se fecha em si mesma.