Ambiente e Sustentabilidade / Environment and Sustainability
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Ambiente e Sustentabilidade / Environment and Sustainability by Title
Now showing 1 - 10 of 598
Results Per Page
Sort Options
- 2002 - Ano internacional das montanhasPublication . Rodrigues, Luísa; Trindade, Jorge; Oliveira, Sérgio
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra : introduçãoPublication . Amador, Filomena; Cardoso, Abel; Antunes, Ana Paula2008 – Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT): como surgiu, quais os objetivos e quais as iniciativas. Com a participação de Maria Helena Henriques, coordenadora da Comissão Executiva Nacional do Ano Internacional do Planeta Terra.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: água subterrânea e megacidadesPublication . Amador, Filomena; Carapeto, Cristina; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaO abastecimento de água e o desenvolvimento da cidade de Lisboa, abordados numa perspetiva histórica a partir da descrição e evolução do Aqueduto das Águas Livres. Visita ao Aqueduto das Águas Livres, à nascente Mãe d’ Água Velha (Belas, Sintra) e ao Reservatório da Mãe d’Água (Amoreiras, Lisboa), com a Professora Cristina Carapeto, docente da Universidade Aberta e Margarida Ruas, Diretora do Museu da Água.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: desastres naturais e interior da TerraPublication . Amador, Filomena; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaAnálise de questões relativas aos desastres naturais: minimizar o risco, maximizar a consciencialização, destacando os riscos naturais associados à geodinâmica interna e à geodinâmica externa. Visita às Ruínas do Convento do Carmo e ao Elevador de Santa Justa, em Lisboa, com a Professora Filomena Amador, docente da Universidade Aberta e Alexandre Tavares, Engenheiro Geólogo da Universidade de Coimbra.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: oceano, Terra e vidaPublication . Amador, Filomena; Caetano, Fernando J. P.; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaA formação de calcários e a génese do calcário de Ançã. A evolução da vida na Terra e nos oceanos, privilegiando aspetos relativos à sustentabilidade dos sistemas de vida. Visita à Pedreira do Boiça-Ançã e ao Museu da Pedra em Cantanhede, com os Professores Fernando Caetano, docente da Universidade Aberta e Maria Helena Henriques, geóloga da Universidade de Coimbra. Participação da Dra. Maria Carlos Pêgo, Diretora do Museu da Pedra de Cantanhede.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: recursos e soloPublication . Amador, Filomena; Caeiro, Sandra; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaA evolução dos ambientes geológicos. O registo geológico, a questão dos solos e paleossolos, o processo de produção de cartas geológicas e a sua importância para o desenvolvimento sustentável. Professor convidado: Miguel Ramalho
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: Terra, saúde e alterações climáticasPublication . Amador, Filomena; Oliveira, Carla Padrel de; Cardoso, Abel; Antunes, Ana PaulaAs causas ambientais de alguns problemas de saúde, relação entre alterações climáticas e saúde e as dinâmicas de algumas doenças emergentes no quadro das relações humanas com o meio ambiente. Visita ao Jardim Tropical de Lisboa, com os Professores Carla Oliveira, docente da Universidade Aberta e Jorge Atouguia, médico especialista em Medicina Tropical.
- A 5Ps approach to teaching and e-learning sustainability: the case of Universidade AbertaPublication . Mapar, Mahsa; Nicolau, Paula Bacelar; Dias, Marco; Ferreira, Célia; Manuelito, Helena; Martins, Rute; Martinho, Ana Paula; Pereira, Pedro; Simão, João; Trindade, Jorge; Fernandes, Paula Vaz; Caeiro, Sandra
- Uma abordagem sustentável: uso da micro-oxigenação conjugada com aduelas de madeira no envelhecimento de aguardente vínicaPublication . Alves, Sheila Cristina Oliveira; Lourenço, Sílvia; Fernandes, Tiago; Anjos, Ofélia; Caldeira, Ilda; Canas, Sara; Catarino, Sofia
- Ação social no ensino superior português : práticas, estratégias e impactos socioeconómicosPublication . Pereira, Raquel Ferreira; Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak; Albuquerque, RosanaA educação e o ensino superior, em particular, constituem elementos chave para o desenvolvimento pessoal e social. Daí a importância de um sistema de apoios sociais que permita a todos os cidadãos, independentemente da sua origem socioeconómica, ter a oportunidade de usufruir dos seus múltiplos benefícios. A ação social constitui, assim, um veículo prioritário de promoção da igualdade de oportunidades e da equidade no ensino superior, especialmente num momento em que as instituições de ensino superior enfrentam novos e complexos desafios, que requerem novas e inovadoras respostas. O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo identificar, caracterizar e analisar a importância da ação social no ensino superior português e os seus impactos socioeconómicos. Pretendeu-se, assim, caracterizar e compreender o sistema de apoios sociais para estudantes oriundos de agregados familiares economicamente desfavorecidos e os mecanismos ao dispor das instituições de ensino superior, no sentido de se procurarem novas respostas e sugestões demelhoria das políticas sociais e educativas, que garantam a melhor ação social possível aos estudantes com reais necessidades de apoio. Sendo a ação social uma realidade complexa, com múltiplos intervenientes e interesses, desde os estudantes bolseiros e respetivas famílias, passando pelos serviços de ação social, instituições de ensino superior, até aos decisores de políticas sociais e educativas, partiuse para esta investigação com uma perspetiva holística, próxima do paradigma interpretativo. Omodelo de investigação privilegiou ométodo indutivo, numa tentativa de abrir portas a novas perspetivas sobre a temática, ainda que combinado com o método dedutivo, o que implicou a adoção de uma pesquisa científica mista, com utilização simultânea de metodologias quantitativas e qualitativas. Os resultados do estudo corroboram a importância decisiva dos apoios sociais, por permitirem o acesso e participação no ensino superior a estudantes de origens socioeconómicas e educativas desfavoráveis, a maioria dos quais, sem estes apoios, ficariam excluídos. Os estudantes demonstraram estar cientes da importância destes apoios e dos seus impactos socioeconómicos, ao permitirem a sua frequência e conclusão. Evidenciaram a perceção clara dos seus potenciais benefícios, individuais e sociais, não apenas financeiros, mas igualmente na formação de uma cidadania mais consciente e participativa. Aspetos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, coesa e sustentável. A análise efetuada permitiu identificar alguns aspetos em que o atual sistema de apoios poderia ser aperfeiçoado, daí que o estudo termine com um conjunto de recomendações e sugestões de melhoria dos apoios disponibilizados aos estudantes carenciados.