Ambiente e Sustentabilidade | Livros / Books
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- Água e território: um tributo a Catarina RamosPublication . Pereira, Ana Ramos; Leal, Miguel; Bergonse, Rafaello; Trindade, Jorge; Reis, EusébioO Grupo de Investigação em Sistemas Litorais e Fluviais – SLIF, do Centro de Estudos Geográficos, decidiu promover uma homenagem a Catarina Ramos, sob a forma de livro. Lançámos então o desafio a todos os que quisessem participar. As contribuições chegaram de colegas e amigos que se quiseram associar a esta forma de homenagem. O livro é, por isso, variado, contendo artigos, evocações e uma tábua laudatória. Os artigos visam especialmente temáticas relacionadas com a água, tema de investigação que a Catarina desenvolveu no seio da Geografia, mas também de Geomorfologia, Clima e Biogeografia, domínios em que a Catarina investigou e lecionou. As evocações têm um cariz diferente e evidenciam o respeito, a camaradagem e a amizade que ela cultivou. O Grupo de Investigação SLIF, a que a Catarina pertencia e a quem coube a organização deste livro, deseja deixar expresso um agradecimento à Direção do Centro de Estudos Geográficos/IGOT/ULisboa por todo o apoio que sempre dispensou.
- Breve guia de implementação do sistema PAYT nos municípios portuguesesPublication . Vaz, João; Ferreira, Célia; PAYT
- Os conhecimentos ecológicos tradicionais sobre a pesca do guaiamum em áreas protegidas do rio São JoãoPublication . Fonseca, Marília; Alves, Fátima; Mota, Luciana; Macedo, MárcioEste livro resulta do Projeto Guaiamum - Bioecologia e Etnoconhecimento para a Conservação, que tem por objetivo contribuir para a proteção do Guaiamum e para a sustentabilidade da atividade de pesca artesanal dessa espécie. Neste livro enfatiza-se a importância do diálogo entre os conhecimentos tradicional e académico mobilizando a participação dos pescadores artesanais ao longo de todo o processo, dando assim voz a estes atores locais na definição de politicas de conservação e protecção.
- Contribuições para a dinâmica geomorfológicaPublication . Ramos, Catarina; Trindade, Jorge; Neves, Mário; Rocha, GonçaloO Seminário procurou reunir investigadores que, em vários domínios científicos (Geografia Física, Geologia, Engenharia, Arquitectura e Arqueologia), se dedicam ou utilizam a Geomorfologia, no estudo do funcionamento dos sistemas físicos do território (litorais, fluviais, de vertente...), bem como das suas aplicações no domínio do ambiente (estado do ambiente e sua evolução) e do ordenamento do território (recursos e riscos). Os dois primeiros dias (14 e 15 de Março), que decorreram na Faculdade de Letras de Lisboa, foram dedicados à apresentação de conferências e comunicações (orais e em poster), bem como à discussão das mesmas no espaço dedicado ao debate; o terceiro dia foi ocupado com uma saída de campo, cujo objectivo foi o de mostrar e discutir in loco os processos da dinâmica geomorfológica das vertentes na região de Lisboa e os riscos naturais daí decorrentes. A realização do I Seminário de Geomorfologia saldou-se por um grande sucesso, como comprovam: o número de inscrições (146) que ultrapassou, em mais de um terço, as inicialmente previstas; a grande adesão de estudantes do ensino superior, os quais representaram cerca de metade (75) dos inscritos; a diversidade e interesse das 32 comunicações apresentadas; o reconhecimento por parte dos participantes da boa organização do Seminário, bem como dos contactos entre investigadores de várias instituições que foram possíveis de estabelecer devido à realização deste encontro científico. Os participantes no Seminário pertencem a 11 Universidades, 4 Institutos de Investigação, 2 Escolas Superiores, 11 Escolas Secundárias e 8 organismos vários (Ministério da Educação, Centro Nacional de Informação Geográfica, GEOTA, Direcção-Geral do Território e Desenvolvimento Urbano, Junta da Área Metropolitana de Lisboa e 3 Câmaras Municipais). O Seminário foi dividido em 4 temas, cada um dos quais foi aberto por uma conferência, proferida por um reconhecido especialista, à qual se seguiram as comunicações. Foram apresentadas 32 comunicações, das quais 27 orais e 5 em poster. Conferencistas e comunicantes foram convidados a participar no Volume I das Publicações da Associação Portuguesa de Geomorfólogos. À Comissão Redatorial chegaram 16 contribuições escritas (3 conferências e 13 comunicações). As comunicações foram apreciadas por revisores científicos, aos quais a Comissão Redatorial agradece a sua disponibilidade: António de Brum Ferreira, Suzanne Daveau, Ana Ramos Pereira, Maria Assunção Araújo, Catarina Ramos, José Luís Zêzere e Maria Luísa Rodrigues. É o resultado de todo esse trabalho que constitui o I Volume das Publicações da Associação Portuguesa de Geomorfólogos.
- Dinâmicas geomorfológicas. Metodologias. AplicaçãoPublication . Pereira, Ana Ramos; Trindade, Jorge; Garcia, Ricardo; Oliveira, Sérgio
- E-learning and education for sustainabilityPublication . Azeiteiro, Ulisses; Leal Filho, Walter; Caeiro, SandraThis book discusses the use of e-learning in the progresses towards Sustainable Development (SD) or Education for Sustainable Development (ESD). Almost three decades after the concept of sustainable development appeared, 2014 is the year where historical goals should be reached, since it is the last year of the United Nations Decade on ESD. Within this decade, research, projects and educational initiatives were developed and deliverables were achieved. Using e-learning is becoming widely accepted in formal and non-formal education proving to have the potential to be effective in expanding Education for Sustainability (EfS). Lifelong learning, adults’ education and the huge increase in the use of the Information and Communication Technologies (ICT) lead to e-learning’s significant role within the learning and education processes.
- Ecological footprint reduction recommendations for higher education IistitutionsPublication . Pires, Sara Moreno; Dias, Marta Ferreira; Onofretti, Giulia; Madeira, Catarina; Nicolau, Mariana; Galli, Alessandro; Mancini, Maria Serena; Patrizi, Nicoletta; Mapar, Mahsa; Malandrakis, George; Lopes, Myriam; Pulselli, Federico Maria; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Gomes, Ana Paula; Nadais, Maria Helena; Gigliotti, Massimo; Papadopoulou, Athanasia; Niccolucci, Valentina; Theodosiou, Nikolaos; Zachos, Dimitrios
- O Guaiamum no Rio São João e a gestão das áreas protegidas: da diversidade de atores aos conflitos sociaisPublication . Fonseca, Marília; Alves, Fátima; Mota, Luciana; Macedo, MárcioEste livro “O guaiamum no rio São João e a gestão das áreas protegidas: da diversidade de atores aos conflitos locais” faz parte de uma trilogia1 resultante do Projeto Guaiamum - Bioecologia e Etnoconhecimento para a Conservação², cujo objetivo é promover estratégias que compatibilizem a conservação e proteção do guaiamum com os modos de vida local, dando ênfase aos saberes tradicionais e voz aos atores locais, em particular os pescadores. O projeto decorreu na área que abrange os municípios de Cabo Frio e Casimiro de Abreu, ambos no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O foco é o rio São João e seu entorno, onde as suas áreas estão protegidas por duas Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado e o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. Contudo, por ser uma área relativamente extensa, localizada próxima a bairros residenciais, rica em vegetação e ainda com um dos principais rios da região, naturalmente atrai atores com seus múltiplos interesses. É justamente essa diversidade que, muitas vezes, acaba gerando conflitos, seja pela disputa relacionada ao uso do território ou até mesmo devido ao impacto causado por atividades exercidas de forma desordenada. No contexto dessa variedade de demandas de uso e apropriação do espaço, temos os pescadores artesanais locais ou oriundos de outras cidades ou estados que fazem da captura de guaiamum (Cardisoma guanhumi) uma das suas atividades e fonte de sustento.Todavia, desde 20143 a pesca de guaiamum está proibida em todo o território nacional porque essa espécie foi inserida na “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos” como “criticamente em perigo”4. Apenas mais tarde, em 20185, a legislação ofereceu uma oportunidade de retorno dessa atividade em áreas protegidas desde que fosse elaborado - e implementado - um Plano de Gestão Local (PGL) para a espécie em questão. Entende-se que esta seria uma oportunidade de harmonizar a conservação do guaiamum com a continuidade da atividade pesqueira tradicionalmente exercida. Diante dessas diretrizes legais, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro- Fiperj realizaram entre dezembro de 2019 e março de 2020 uma série de reuniões participativas visando a elaboração do PGL. Nestes encontros, os pescadores artesanais da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/ Mico-Leão-Dourado compartilharam informações sobre a pesca do guaiamum, por meio de ferramentas de diálogo como mapeamento participativo e calendários sazonais. O Projeto Guaiamum - Bioecologia e Etnoconhecimento para a Conservação surge na intenção de contribuir para o fortalecimento do PGL por meio da geração de um robusto conjunto de dados. É justamente neste contexto que a caracterização dos usos e dos conflitos existentes nesta região se faz necessária e pode contribuir consideravelmente no entendimento sobre quais atividades se contrapõem com a pesca artesanal ou mesmo com a conservação do ambiente ou do guaiamum, ameaçando-os. Todavia, a perspectiva aqui abordada é de um desses atores: os pescadores artesanais das comunidades do Arroz (Casimiro de Abreu) e do Chavão (Cabo Frio).
- Handbook of theory and practice of sustainable development in higher educationPublication . Leal Filho, Walter; Azeiteiro, Ulisses; Alves, Fátima; Molthan-Hill, PetraThis Handbook approaches sustainable development in higher education from an integrated perspective, addressing the dearth of publications on the subject. It offers a unique overview of what universities around the world are doing to implement sustainable development (i.e. via curriculum innovation, research, activities, or practical projects) and how their efforts relate to education for sustainable development at the university level. The Handbook gathers a wealth of information, ideas, best practices and lessons learned in the context of executing concrete projects, and assesses methodological approaches to integrating the topic of sustainable development in university curricula. Lastly, it documents and disseminates the veritable treasure trove of practical experience currently available on sustainability in higher education.
- How to integrate sustainability teaching and learning in higher education Institutions?: from context to action for transformation towards SDGs implementation: a literature reviewPublication . Pires, Sara Moreno; Nicolau, Mariana; Mapar, Mahsa; Dias, Marta Ferreira; Horta, Dina; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, Sandra; Patrizi, Nicoletta; Pulselli, Federico M.; Galli, Alessandro; Malandrakis, Georgios