LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Sustainable Development Goals (SDG) "05:Igualdade de Género"
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- Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância?: estudo exploratório no contexto portuguêsPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaO estudo centra-se na experiência do estudante a distância e na forma como é experienciado e gerido o tempo, bem como a relação dessa gestão com as tecnologias digitais. O universo dos estudantes maduros universitários é ainda pouco estudado quer nos contextos presenciais quer online. A investigação reveste o carácter de um estudo de caso numa universidade a distância, numa abordagem e metodologia mista tendo como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas semidiretivas com a consequente análise triangulada. Os resultados obtidos ainda são preliminares.
- Desafios do estudante online no ensino superior: estudo das variáveis críticasPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaUma nova geração de educação aberta e a distância (EAD) aponta para uma vivência das fronteiras do espaço e do tempo, diferente. A distância deixa de ser apenas física e o tempo não é apenas cronológico. Com este estudo pretende-se contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo online.
- e-Mentoring: challenges in the development of a modelPublication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, NathalieInitial and continuous support, such as mentoring (among peers), has been a strategy widely adopted by different distance higher education institutions, namely in the European context, in order to support new students in their academic integration, reduce isolation, facilitate collaboration and create a sense of belonging to a community; thus, this support is provided by students at more advanced levels of training. Not being a new practice, it has evolved over time, inspiring various interpretations of its action and implementation. Assuming to be a crucial factor for student success in the context of distance education institutions, this subsystem of student support emerges as a central aspect in social and cognitive presence (Garrison & Anderson, 2003) and in the creation of knowledge and ties in and on the community. It is in this sense that this presentation, based in a pilot e-mentoring project implemented in a department of an european Open University, framed in the paradigm of Virtual Learning Communities and within the framework of the Model of the Community of Inquiry (CoI), aims to present a set of assumptions for the construction of an e-mentoring model adapted to this teaching-learning modality and adapted to the students profile.
- Educacional media in Portugal: the next decade (2011-2020)Publication . Morgado, LinaA discussion on the future developments on educational media in the context of higher education in Portugal will be the focus of this panel. This panel will represent different lines of research and development as well as a variety of experiences on implementing innovation in higher education. The panelists will share their expectations and visions for a next decade of development and innovation in the area of educational media in Portugal.
- Encontro WEIWE(R)BE 2021Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® congratula-se pela coorganização do 2º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 8 de junho, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Pró-Reitora para a Inovação e Gestão Pedagógica da Universidade Aberta, da Sra. Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e da representante da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares. Perante uma vasta audiência, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação considera que o projeto deve ter continuidade, sendo alargado a mais escolas e às suas comunidades educativas. O segundo ano do projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2020/2021, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares); tem como objetivo promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação e literacia digital, enquadrando-as nas práticas curriculares a partir das bibliotecas escolares junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
- Flipgrid as an educational resource: a study with secondary school studentsPublication . Fonseca, Ana Margarida; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroThe Covid-19 pandemic led to an abrupt transition to emergency remote teaching, resulting in three alternating and co-occurring teaching scenarios face-to-face (F2F), hybrid, and distance. Such volatility of teaching modalities compromised the implementation and monitoring of some activities, namely those of language classes. Considering English as a Foreign Language (EFL), we observed constraints in students’ oral production in F2F classes and online classes and during the co-occurrence of teaching regimes. To overcome these constraints, we integrated Flipgrid as an educational resource for teaching English to secondary education students, which is analysed. The main goal was to ensure that English oral communication continued to be mobilized and enhanced in F2F or during distance or blended-learning periods in secondary school. Our theoretical framework considers The European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu), and focuses on core curricular documents such as the Students' Profile by the End of Compulsory Schooling and the English Language Essential Curriculum for 12th Grade (continuation). At a macro level, we also perceive mobile learning through the bring your own device (BYOD) strategy, namely implemented to allow Flipgrid use for EFL learning and teaching. Our research design followed a mixed-approach methodology, collecting qualitative and quantitative data, and we opted for a project methodology. The diagnostic phase informed the planning phase, leading to the design and implementation of activities with Flipgrid as an educational resource for EFL teaching. Observation was critical for research monitoring and adjustments. Evaluation of the study was carried out throughout all phases of the project to supervise and ensure its quality. As a result of our research, we expect to validate and promote Flipgrid as an educational resource for prompting and enhancing EFL speaking skills, specially, but not exclusively, to non-vocational 12th-grade class students in Portuguese Secondary Education.
- Formação de professores para a transformação digital: a oportunidade pós-pandémicaPublication . Rocha, Maria Antonieta; Afonso, Ana Paula; Spilker, Maria João; Morgado, Lina
- IDEAS-botPublication . Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel CristinaIDEAS-Bot: Apresentação do IDEAS-Bot, um sistema de inteligência artificial, desenvolvido no âmbito do projeto ERASMUS+ IDEAS (2021-2023).
- Interação e colaboração num curso online de formação de professoresPublication . Ramos, Katia; Paz, JoãoO presente estudo teve como propósito a investigação do curso online realizado para instrutores do ensino profissionalizante de uma Instituição brasileira do terceiro setor, com o objetivo de identificar, analisar e descrever como ocorre o processo de interação e colaboração no curso.
- Interação social e participação num iMOOC:o papel e contributo do BOOTCAMPPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaOs Cursos Online Massivos Abertos (Massive Open Online Courses, MOOCs) têm vindo a provocar alterações nas instituições de ensino superior, obrigando à definição de novas metas e uma reflexão profunda sobre a forma de ensinar reconhecendo as oportunidades potenciais inerentes a estes cursos. O presente trabalho pretende sublinhar o significado e a importância de um módulo de ambientação/familiarização no âmbito de um MOOC como um elemento diferenciador de qualidade dos MOOCs oferecidos pela Universidade Aberta no âmbito de dois projetos europeus. Este módulo pretende ser uma introdução ao MOOC, promover a interação entre os participantes e fornecer informação sobre a estrutura e objetivos do curso e as características da plataforma social. O objetivo do estudo de caso consistiu na avaliação da importância do módulo de ambientação e o contributo do papel desempenhado pela equipa de facilitação para a experiência de aprendizagem nestes MOOCs.As mensagens disponibilizadas nos diferentes espaços (Curtas, Blogs e Fórum) foram analisadas. os resultados apontam para a importância atribuída a este módulo para o desenvolvimento do sentimento de grupo e da comunidade de aprendizagem. Contudo, será necessário um maior número de investigações na perspetiva do participante contribuindo para o sucesso da aprendizagem no contexto dos mOOCs.