Sustentabilidade Social e Desenvolvimento | Social Sustainability and Development
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Browsing Sustentabilidade Social e Desenvolvimento | Social Sustainability and Development by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Ação social no ensino superior português : práticas, estratégias e impactos socioeconómicosPublication . Pereira, Raquel Ferreira; Sardinha, Boguslawa Maria Barszczak; Albuquerque, RosanaA educação e o ensino superior, em particular, constituem elementos chave para o desenvolvimento pessoal e social. Daí a importância de um sistema de apoios sociais que permita a todos os cidadãos, independentemente da sua origem socioeconómica, ter a oportunidade de usufruir dos seus múltiplos benefícios. A ação social constitui, assim, um veículo prioritário de promoção da igualdade de oportunidades e da equidade no ensino superior, especialmente num momento em que as instituições de ensino superior enfrentam novos e complexos desafios, que requerem novas e inovadoras respostas. O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo identificar, caracterizar e analisar a importância da ação social no ensino superior português e os seus impactos socioeconómicos. Pretendeu-se, assim, caracterizar e compreender o sistema de apoios sociais para estudantes oriundos de agregados familiares economicamente desfavorecidos e os mecanismos ao dispor das instituições de ensino superior, no sentido de se procurarem novas respostas e sugestões demelhoria das políticas sociais e educativas, que garantam a melhor ação social possível aos estudantes com reais necessidades de apoio. Sendo a ação social uma realidade complexa, com múltiplos intervenientes e interesses, desde os estudantes bolseiros e respetivas famílias, passando pelos serviços de ação social, instituições de ensino superior, até aos decisores de políticas sociais e educativas, partiuse para esta investigação com uma perspetiva holística, próxima do paradigma interpretativo. Omodelo de investigação privilegiou ométodo indutivo, numa tentativa de abrir portas a novas perspetivas sobre a temática, ainda que combinado com o método dedutivo, o que implicou a adoção de uma pesquisa científica mista, com utilização simultânea de metodologias quantitativas e qualitativas. Os resultados do estudo corroboram a importância decisiva dos apoios sociais, por permitirem o acesso e participação no ensino superior a estudantes de origens socioeconómicas e educativas desfavoráveis, a maioria dos quais, sem estes apoios, ficariam excluídos. Os estudantes demonstraram estar cientes da importância destes apoios e dos seus impactos socioeconómicos, ao permitirem a sua frequência e conclusão. Evidenciaram a perceção clara dos seus potenciais benefícios, individuais e sociais, não apenas financeiros, mas igualmente na formação de uma cidadania mais consciente e participativa. Aspetos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, coesa e sustentável. A análise efetuada permitiu identificar alguns aspetos em que o atual sistema de apoios poderia ser aperfeiçoado, daí que o estudo termine com um conjunto de recomendações e sugestões de melhoria dos apoios disponibilizados aos estudantes carenciados.
- Contributos da aprendizagem ao longo da vida através do modelo pedagógico b-learning no processo de envelhecimento ativoPublication . Jorge, Sandro; Vieira, Cristina Pereira; Martins, Maria ManuelaNo atual quadro de alterações demográficas várias entidades preconizam o envelhecimento ativo, enquanto estratégia mitigadora de impactos multidimensionais e como garantia de resposta, sobretudo, a três grandes desafios: à magnitude do envelhecimento demográfico, à complexidade da sua heterogeneidade, e à urgência da mobilização de respostas integradas e qualificadas. No quadro do desenvolvimento massivo e acelerado da mobilidade digital, verifica-se significativas alterações no modo como pensamos, agimos e vivemos, ocupando um espaço cada vez mais quotidiano entre as pessoas idosas, coexistindo evidentes impactos socioculturais, educativos e económicos. O objetivo desta investigação é compreender de que modo a aprendizagem ao longo da vida através do modelo pedagógico b-learning, pode contribuir para a promoção do envelhecimento ativo. Foram avaliados impactos em alunos das Universidades Seniores da Região Autónoma dos Açores, que participaram no curso ALV B’SÉNIOR. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, combinando várias fontes de dados, com recurso à entrevista semiestruturada, observação participante, inquérito por questionário e inquérito de satisfação. Os resultados demonstram que o curso, ALV B’SÉNIOR, contribuiu para o desenvolvimento intrapessoal, potenciou competências pessoais e digitais, promoveu multiliteracias e favoreceu múltiplas estratégias de autopromoção de envelhecimento ativo, conferindo uma potencial via inovadora de sustentabilidade social. O cenário de aprendizagem em ambiente presencial foi o que reuniu maiores níveis de satisfação, quando comparado com o ambiente a distância (e-learning). Destacam-se potencialidades da integração de alunos séniores em processos de aprendizagem em ambientes híbridos, constituindo um importante preditor de envelhecimento ativo. Emerge assim, a necessidade da mobilização de entidades públicas e privadas na implementação de medidas integradas e sustentáveis, que promovam a coconstrução de uma sociedade mais plural, solidária e inclusiva.
- A cooperação para o desenvolvimento na vida da mulher Moçambicana em meios rurais: estudo de mudanças no contexto da educação para o desenvolvimento sustentávelPublication . Coelho, Ana Paula da Silva Oliveira Saldanha; Jacquinet, Marc; Bussotti, LucaEsta investigação ancora-se na ligação da Cooperação para o Desenvolvimento à condição de vida da mulher rural a partir da identificação das mudanças que se verificam na sua vida após experiências educativas promovidas pelos doadores. A mulher rural vive por longos períodos de tempo os efeitos das crises e dos conflitos e vive num meio cujas características, sociais e culturais, condicionam o exercício completo dos seus direitos. O trabalho constrói-se a partir de um estudo de caso que contempla o contacto direto com atores da Cooperação Sueca e com a mulher rural examinando a perceção que ela tem da intervenção dos parceiros de Cooperação assim como as mudanças reais com impato na sua vida. O estudo empírico recorre à entrevista semiestruturada e privilegia, numa fase posterior, a técnica do grupo de discussão que bem se insere na investigação qualitativa e proporciona a produção de discursos da mulher rural favorecendo a representação dinâmica da realidade. Os resultados constroem-se no período 2015 a 2020 a partir de duas categorias, a atuação da Cooperação para o Desenvolvimento em Moçambique e as Mudanças que Educação para o Desenvolvimento Sustentável proporcionou na vida da mulher rural dos distritos de Buzi e de Zavala, províncias de Sofala e de Inhambane, respetivamente. A análise aos dados direciona-nos para as limitações e para uma narrativa de atuação da Cooperação para o Desenvolvimento que precisa ser reformulada, renovada na sua complexidade e no seu impato no espaço e vida rural em Moçambique.
- Diminuição da dependência energética de edifícios pela integração de materiais de mudança de fase: contributo para a sustentabilidadePublication . Flambó, Tiago Miguel Albano; Caetano, Fernando J. P.O desenvolvimento sustentável, como conceito fulcral para a sobrevivência do nosso planeta, engloba um conjunto de fatores dos quais a energia constitui uma parte vital. Esta ideia aparece inclusivamente vertida em diversos Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável (ODS), tais como os Objetivos N.º 9, 11, 12 e 13. Os edifícios representam cerca de 50% do fenómeno de poluição ambiental, fruto do consumo energético inerente à sua utilização, que ascende a 41% de toda a energia primária produzida. Estes dados podem ser explicados pelo aumento da população mundial, a pouca reabilitação de edifícios a nível global e o exponencial aumento do consumo energético para suprir necessidades de aquecimento e arrefecimento de edifícios. Neste âmbito, considerou-se importante verificar a viabilidade de novas soluções que permitam criar estabilidade térmica dentro dos edifícios, como é o caso da aplicação de Materiais de Mudança de Fase (Phase Change Materials – PCM) em soluções construtivas. Os PCM apresentam uma comprovada capacidade de armazenamento térmico em comparação com as soluções tradicionais. Contudo, uma das grandes vantagens destes materiais reside na não necessidade de armazenamento de energia elétrica, mas sim o armazenamento da energia térmica do ambiente envolvente. A modelação da aplicação dos materiais num edifício-tipo e num edifício real, permitiu obter diferenças nas temperaturas de pico interiores de até 1 °C, bem como uma redução global de consumos energéticos entre 12% e 23%, para a espessura mínima dos PCM comerciais analisados. A introdução dos PCM permitiu, de igual forma, a redução da amplitude térmica interior, observando-se reduções até 83%. A adoção deste tipo de soluções leva a que seja possível obter reduções de emissões entre os 3,3% e os 33%, no edifício de mais baixa eficiência energética e entre os 2% e os 8%, para o caso de um edifício de maior eficiência energética. O período de retorno do investimento nestes materiais mostrou-se elevando, sendo um desafio ao vetor social da sustentabilidade.