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- Perceções sobre as vulnerabilidades socioambientais atuais e futuras face às alterações climáticas no sector agrícola: estudo exploratório no município do Cadaval, PortugalPublication . Alves, João Teixeira; Alves, Fátima; Nicolau, Paula BacelarAs alterações climáticas, enquanto fenómeno multidimensional e complexo, desafiam as sociedades a conhecer e antecipar os seus impactes atuais e futuros, de modo a identificar as medidas e estratégias capazes de as enfrentar, seja pela mitigação, seja pela adaptação. A presente dissertação, centrando-se no domínio das perceções dos agentes locais ligados ao sector agrícola, pretendeu identificar e compreender, a partir da sua posição e perspetivas, quais os impactes das alterações climáticas no sector agrícola e, consequentemente, quais as estratégias de adaptação a essas alterações na região delimitada pelo município do Cadaval, território rural marcadamente agrícola, e, por isso, vulnerável aos efeitos das alterações climáticas. Recorrendo a um inquérito por questionário aplicado a agricultores locais, procuramos caracterizar as suas perceções relativamente às alterações climáticas, seus impactes e vulnerabilidades atuais e futuras na atividade agrícola. Recorremos ainda, em 25 de outubro de 2019, à realização de um grupo focal com nove stakeholders locais, que incluiu representantes das organizações de produtores agrícolas e florestais, das adegas cooperativas, do ordenamento florestal e do território, de grupos de apoio ao financiamento e de associações cívicas e ambientais, com o objetivo de conhecer as suas perceções sobre as alterações climáticas, quais os impactes locais, bem como as suas posições face à adaptação e mitigação. Em termos gerais, as informações recolhidas permitem-nos constatar que as alterações climáticas são percebidas essencialmente como resultado da ação humana e os nossos respondentes estão cientes dos efeitos dessas alterações na agricultura, que referem já se fazem sentir. Desconhecem, no entanto, o processo de emissão de gases de efeito estufa (GEE) da atividade agrícola, o que os impede de identificar os processos de mitigação dessas emissões. Em relação ao futuro, os agricultores inquiridos temem sobretudo a quebra da produtividade nos pomares, a falta de disponibilidade de água e a falta de frio no Inverno, necessário a uma floração regular. Por outro lado, referem que com as alterações climáticas a produção vitivinícola poderá beneficiar de um incremento de produção. Em suma, os agricultores e stakeholders envolvidos na pesquisa, estão cientes dos efeitos das alterações climáticas, manifestam-se disponíveis para a mudança de práticas agrícolas e entendem ter uma palavra a dizer nas tomadas de decisão sobre a adaptação às alterações climáticas no sector agrícola.
- Contributos da aprendizagem ao longo da vida através do modelo pedagógico b-learning no processo de envelhecimento ativoPublication . Jorge, Sandro Miguel; Vieira, Cristina Pereira; Martins, Maria ManuelaNo atual quadro de alterações demográficas várias entidades preconizam o envelhecimento ativo, enquanto estratégia mitigadora de impactos multidimensionais e como garantia de resposta, sobretudo, a três grandes desafios: à magnitude do envelhecimento demográfico, à complexidade da sua heterogeneidade, e à urgência da mobilização de respostas integradas e qualificadas. No quadro do desenvolvimento massivo e acelerado da mobilidade digital, verifica-se significativas alterações no modo como pensamos, agimos e vivemos, ocupando um espaço cada vez mais quotidiano entre as pessoas idosas, coexistindo evidentes impactos socioculturais, educativos e económicos. O objetivo desta investigação é compreender de que modo a aprendizagem ao longo da vida através do modelo pedagógico b-learning, pode contribuir para a promoção do envelhecimento ativo. Foram avaliados impactos em alunos das Universidades Seniores da Região Autónoma dos Açores, que participaram no curso ALV B’SÉNIOR. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, combinando várias fontes de dados, com recurso à entrevista semiestruturada, observação participante, inquérito por questionário e inquérito de satisfação. Os resultados demonstram que o curso, ALV B’SÉNIOR, contribuiu para o desenvolvimento intrapessoal, potenciou competências pessoais e digitais, promoveu multiliteracias e favoreceu múltiplas estratégias de autopromoção de envelhecimento ativo, conferindo uma potencial via inovadora de sustentabilidade social. O cenário de aprendizagem em ambiente presencial foi o que reuniu maiores níveis de satisfação, quando comparado com o ambiente a distância (e-learning). Destacam-se potencialidades da integração de alunos séniores em processos de aprendizagem em ambientes híbridos, constituindo um importante preditor de envelhecimento ativo. Emerge assim, a necessidade da mobilização de entidades públicas e privadas na implementação de medidas integradas e sustentáveis, que promovam a coconstrução de uma sociedade mais plural, solidária e inclusiva.