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- A cooperação para o desenvolvimento na vida da mulher Moçambicana em meios rurais: estudo de mudanças no contexto da educação para o desenvolvimento sustentávelPublication . Coelho, Ana Paula da Silva Oliveira Saldanha; Jacquinet, Marc; Bussotti, LucaEsta investigação ancora-se na ligação da Cooperação para o Desenvolvimento à condição de vida da mulher rural a partir da identificação das mudanças que se verificam na sua vida após experiências educativas promovidas pelos doadores. A mulher rural vive por longos períodos de tempo os efeitos das crises e dos conflitos e vive num meio cujas características, sociais e culturais, condicionam o exercício completo dos seus direitos. O trabalho constrói-se a partir de um estudo de caso que contempla o contacto direto com atores da Cooperação Sueca e com a mulher rural examinando a perceção que ela tem da intervenção dos parceiros de Cooperação assim como as mudanças reais com impato na sua vida. O estudo empírico recorre à entrevista semiestruturada e privilegia, numa fase posterior, a técnica do grupo de discussão que bem se insere na investigação qualitativa e proporciona a produção de discursos da mulher rural favorecendo a representação dinâmica da realidade. Os resultados constroem-se no período 2015 a 2020 a partir de duas categorias, a atuação da Cooperação para o Desenvolvimento em Moçambique e as Mudanças que Educação para o Desenvolvimento Sustentável proporcionou na vida da mulher rural dos distritos de Buzi e de Zavala, províncias de Sofala e de Inhambane, respetivamente. A análise aos dados direciona-nos para as limitações e para uma narrativa de atuação da Cooperação para o Desenvolvimento que precisa ser reformulada, renovada na sua complexidade e no seu impato no espaço e vida rural em Moçambique.
- Língua gestual portuguesa e processos de criação de uma subcultura específica: o caso da comunidade surda portuguesaPublication . Lopes, Paula Maria da Costa; Caetano, João Relvão; Vidal, NunoIntrodução: Esta tese, intitulada “Língua Gestual Portuguesa e Processos de Criação de uma Subcultura Específica: O caso da comunidade surda portuguesa”, realizou-se no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta. O seu objetivo geral é estudar o pensamento e o sentimento da comunidade surda portuguesa, que se considera detentora de uma subcultura específica resultante de uma língua gestual própria. A perseguição às pessoas surdas, caso comunicassem na sua língua natural, condicionou o seu acesso ao ensino – em particular ao ensino superior – implicando resultados desastrosos no acesso à informação e na integração social. Apesar disso, foi possível a construção de uma língua gestual própria reconhecida politicamente. Esse foi um marco importante, pois o desenvolvimento de um sistema linguístico reflete as relações sociais e políticas dos seus utilizadores, fortificando os laços de identificação do grupo, a autoestima e o sentimento de comunidade. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso, com uma amostra de conveniência enquadrada nos critérios de inclusão. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma escala validada para português. Resultados e Discussão: Este estudo, com suporte na revisão da literatura e nos resultados obtidos, permitiu verificar que os indivíduos surdos se reconhecem como pessoas diferenciadas e consideram a sua comunidade como produtora de uma cultura própria. Conclusão: Constatou-se a existência de um processo histórico de luta dos surdos em Portugal, contra a sua exclusão social e pela afirmação da língua gestual portuguesa. Concluiu-se ainda que os estudos surdos não estão explorados em Portugal, sendo pertinente investigar neste campo.