Língua, Literatura e Cultura Portuguesas / Portuguese Language, Literature and Cultures
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Língua, Literatura e Cultura Portuguesas / Portuguese Language, Literature and Cultures by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Em diálogo com ‘O Timorense’: Um Cancioneiro para Timor, ponte poética entre o oriente e o ocidentePublication . Dias, Isabel de BarrosAs páginas iniciais de Um Cancioneiro para Timor incluem um diálogo entre um “Eu” e um “Ele” que questiona diversas opções tomadas na composição desta obra. A um outro nível, a “Introdução” também nos dá conta da importância da poesia trovadoresca galego-portuguesa no processo de aproximação entre os dísticos dos “cancioneiros” timorenses e a poesia ocidental, diálogo de que emerge o livro de Cinatti. O presente estudo aborda estes vetores dialógicos, tendo ainda em consideração as recolhas de dísticos em bunak, identificadas na Biblioteca João Paulo II da UCP, no quadro do Projeto “Ruy Cinatti, etnógrafo e poeta”. Alguns destes dísticos terão inspirado poemas de Um Cancioneiro para Timor, o que permite perspetivar o diálogo poético que o autor estabeleceu com as suas fontes.
- Enhancing social presence and socialisation in distance education using virtual environmentsPublication . Macedo, Angelina; Morgado, LinaIn this paper, we describe some of the findings of a case study, which examines the potential and drawbacks of Moodle and Second life in fostering socialisation and social presence for collaboration and learning outcomes in distance education courses. This study focuses on the introductory module of the Masters course “Pedagogy of eLearning” which was designed to provide students with insights into some online tools and the pedagogy for learning online adopted at the institution. The data was retrieved from the online discussion forums in Moodle and from the chatlogs in Second Life. Interviews were used to collect further information. Discourse analysis techniques were used to examine the resulting transcript of texts for evidence of data according to several researchers. We present some conclusions and questions for further research concerning distance education courses in virtual environments.
- Good practices on specific learning disorders by Universidade AbertaPublication . Dias, Isabel de Barros
- Médiévalisme et apocalypse dans le roman brésilien romantique: O Guarani de José de AlencarPublication . Sequeira, Rosa MariaEn 1965, O Guarani de José d'Alencar était considéré le roman le plus lu au Brésil. Dès sa parution sous forme de feuilleton en 1857, il a connu une énorme popularité et a inspiré un opéra, une pièce de théâtre et plus tard un film. L'oeuvre montre le goût des thèmes et des motifs médiévaux, ce qui est d'accord avec le modèle romantique. Au médiévalisme s'ajoute le tropicalisme, autrement dit, le goût de la nature brésilienne (qui traduit l'importance attribuée à la description de l'exubérance du paysage, notamment des couleurs de la flore et de la faune de la forêt brésilienne) et l'indianisme, bien évident dans le poids donné au personnage central. Ces trois aspects, le médiavalisme, le tropicalisme et l'indianisme, se trouvent profondément liés, présentent un intéressant croisement de différentes traditions relatives à la Fin du Monde. L´artcle met en rapport la question de l'amour courtois avec l'Apocalypse. Dans Le Guarani, l'Apocalypse et l'amour courtois sont des aspects de la même vision d'un monde purifié dans un décor mythique et rituel de renouveau périodique du Monde.
- Narrativas de experiência de vida sobre «a guerra do Ultramar»: práticas discursivas de construção da memória e da representação do corpoPublication . Coelho, Maria Inês; Almeida, Carla Aurélia dePartindo-se da análise de um corpus oral de narrativas de vida de soldados portugueses mobilizados para as campanhas militares do “Ultramar” durante os anos de 1969 e de 1974, o presente artigo visa constituir-se como um exercício reflexivo sobre a experiência de guerra, encarada como uma construção coletivamente partilhada. Procura-se perceber, mais em detalhe, não só o lugar do corpo na forma como se apropriou a experiência militar e de guerra, como também verificar quais os efeitos das tensões e deslocações de tais experiências nos antigos combatentes da Guerra Colonial Portuguesa. O presente trabalho irá incidir, mais especificamente, na objetivação das disposições e das práticas discursivas de construção da memória e da representação do corpo dos locutores destas narrativas, reconstituindo-se linguisticamente os processos de acumulação ativa das suas experiências em matéria de domesticação e as marcas linguísticas que denotam o “envolvimento conversacional” (Gumperz, 1982) através da análise linguístico-discursiva dos intensificadores e mitigadores do discurso e do uso de lexemas que expressam a emoção na interação.
- O potencial da telecolaboração para o desenvolvimento da competência intercultural no contexto da internacionalização em casaPublication . Heemann, Cristiane; Schaefer, Rodrigo; Sequeira, Rosa MariaEste capítulo incide numa experiência de apoio em linha (online) à mobilidade estudantil que intenta propiciar uma alternativa de mobilidade virtual para estudantes que não podem ou não pretendem participar de programas de mobilidade física. Tentámos averiguar em que medida esta experiência propiciou a aquisição de competências interculturais. Por um lado, a comunicação mediada por tecnologias favorece a comunicação e a troca de informações entre pessoas de vários lugares do mundo e, por outro, o desenvolvimento de competências interculturais pode ser facilitado não apenas por este tipo de comunicação mas também pela discussão de questões que afetam as sociedades, tais como o preconceito, a discriminação e a diversidade cultural.